Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bartolette

maya - modelagem

Recommended Posts

Pessoal, meu primeiro tópico aqui e já vou mandar uma dúvida que tenho. Estou em fase de aprendizado no mundo 3D e estou utilizando a ferramenta MAYA 4.0. Bom, quanto a minha dúvida, é o seguinte: quando se cria por exemplo um muro, uma parede de um cômodo e essa parede é coberta por azulejos como se faz isso? criando vários quadrados e alinhando-os ou cria-se um unico plano? essa dúvida me surge pelo fato da texturização depois. Alguém pode me ajudar?!abraço,Fabiano Bartolette.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não uso o Maya,a maioria da galera que frequenta o forum aqui usa o 3ds max. Mas acredito que uma regra padrão pra pensar nisso seria a seguinte :

- você pode fazer um plano com varios vertices horintais/verticais e aplicar o mapa de azulejo em cada uma das facees do plano ou ;

- na hora de mapear aplicar o mapa do azulejo e ladrilha-lo no editor de materiais ai do Maya .

Não sei como funciona ai no Maya, mas acredito que isso seja uma regra de mapeamento geral para os programas 3D.

Mande uma mensagem particular para o leonardo davi que ele usa o Maya .

Link para o perfil do leonardo davi

Gustavo "thebike"

Compartilhar este post

Link para o post

Entendi... essa é uma curiosidade realmente que eu tenho em relação ao MAYA ou não sei se isso se aplica a todas as ferramentas, de aplicar textura em um mapeamento de vértices ou faces... já vi que tenho muito que aprender... obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

Fala Bartolette !! você me deu inspiração pra criar uma cena com azulejos, então fiz uma e mapeei usando a divisão por faces, cada plane tem 10/10 faces.

Segue a imagem :

Imagem Postada

Gustavo "thebike"

Compartilhar este post

Link para o post

ae the bike fico legalzinha sua cena mas achei esquisito o azulejo pois você deve te usando bump tente usar displace que ficaria melhor se você usou já o displace apenas aumente a profundidade mas isso é questão pessoal pq no geral ta otimo já pra se fazer no maya eu usaria um plane com displace como você está no começo você não deve ter noçoes de como tudo funciona ainda por isso num tem como eu tentar explicar conceitualmente mas ae vai no geral a diferença entre bump e displace displace afeta diretamente a geometria bump faz isso com intermedio a luz por isso se for arquitetura procure usar displace e no geral eu uso displace ateh pra personagens por ele ser mais acentuado que o bump mas bump usaria pra terrenos entre outros (apesar de usar displace pra terreno tb heheh) mesmo assim bump renderiza mais rapido a escolha é sua

Compartilhar este post

Link para o post

ae the bike fico legalzinha sua cena mas achei esquisito o azulejo pois você deve te usando bump tente usar displace que ficaria melhor se você usou já o displace apenas aumente a profundidade mas isso é questão pessoal pq no geral ta otimo já pra se fazer no maya eu usaria um plane com displace como você está no começo você não deve ter noçoes de como tudo funciona ainda por isso num tem como eu tentar explicar conceitualmente mas ae vai no geral a diferença entre bump e displace displace afeta diretamente a geometria bump faz isso com intermedio a luz por isso se for arquitetura procure usar displace e no geral eu uso displace ateh pra personagens por ele ser mais acentuado que o bump mas bump usaria pra terrenos entre outros (apesar de usar displace pra terreno tb heheh) mesmo assim bump renderiza mais rapido a escolha é sua

Fala leo !!!Então mano eu tenei usaro displace e não fgoestei do resultado. Acredito que o bump nesse caso é melhor por me dar um controle melhor na "extrusão" do azulejo que tem que ser mais suave. O displace eu prefiro isar qundo preciso de algo mais acentuado .Abraços !!!Gustavo "thebike"

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.