Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

flavioavilela

consulta sql complicada

Recommended Posts

boa noite a todos galera...

estou querendo fazer uma consulta... até agora funcionou beleza, só que, aconteceu um problema:

select Itens_Venda_Balcao.Nome_Produto, sum (Quantidade) as QTDE from itens_venda_balcao group by Nome_Produto
union
select Itens_Venda_Servico.Nome_Produto, sum (Quantidade) as QTDE from itens_venda_servico group by Nome_Produto
estou somando todas as quantidades vendidas de todos os produtos e agrupando pelo Nome do Produto... isso pra saber quais produtos venderam mais... eu tenho duas janelas de vendas, que é uma de Vendas só de Peças e outra de Peças com serviços... e aqui está meu problema. Quando os produtos forem listados no dbgrid, aparecer outra coluna, falando se ele é Vendas Peças ou Vendas Peças e Serviços(OS)... pensei em cada um dos selects, inserir um texto fixo, tipo 'Vendas... Tipo Venda', mas nao sei se tem jeito... pensei também em colocar na tabela Itens_Venda_Balcao e Itens_Venda_Servico, um campo Tipo_Venda pra identificar né, ai no select eu mandava chamar esse campo, mas, pra mim, agora, vai dar mto trabalho e então queria fazer, direto na consulta, chamar um texto fixo no select....

tem como fazer isso? ou alguem me da uma luz pra fazer isso de outra forma ou oq????

desde já, agradeço a ajuda de todos....

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

voce esta sofrendo agora por nao ter feito uma analise correta de seu sistema

pois o ideial neste caso era mesmo como citou o uso de um campo e nao de outra tabela

mesmo tendo trabalho seria melhor corrigir isso senao terá que fazer gambiarras via codigo para tentar corrigir isso

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode fazer o seguinte... colocar um valor "fixo" em ambos os selects e renomear depois... tidpo

Select <...> , 'Balcao' as Tp_Servico

union

Seçect <...>, 'Serviço' as Tp_Servico

o resultado do campo Tp_servico será sempre uma das duas constantes!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.