Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jumper

Delphi/VB

Recommended Posts

Por favor,gostaria de saber, como começar a fazer um sistema de banco de dados, bem simples, alguem pode me ajudar ? soh pra terum como exemplo... Tenhu conhecimento em Delphi e em VB, mais meu objetivo mesmo eh C++ Builder, más como axar respostas, artigos, tutoriais, etc de DELPHI e VB são mais fáceis, resolvi aprende primeiro nessas linguagens, depois eu me viro no C++.. pesso a ajuda de vcs,qualquer empurraunzinhu serve... :P

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

assiste a webaula do iped.com.br... de delphi.. você vai aprender a acessar um banco... um sistema só é um monte destes programas acessando o mesmo banco.......

Compartilhar este post

Link para o post

proteus, valew a dica...eu comecei dah uma lida nos curso do IPED, mais lah ensina desde o começo, “oq é Delphi...” e isso demora, ateh chegar na parte do meu interesse... fica dificil... eu li também em um site nao lembro qual, ensinando a fazer um programinha q acessa um BD, mais não vi nada de “códigos”, preciso de apenas um exemplo, tipo, um programinha que “procure” em uma tabela com dois ow três campos (Ex. ID, NOME, EMAIL) e insira alguns valores, através de comando SQL, conheço bem SQL, mais não sei juntar as duas coisas! Poderia me ajudar?

Compartilhar este post

Link para o post

bom kra,......comandos sql você vai ter que aprender a usar o tquery...................ta na paleta data access.......primeiro você tem que criar um alias......... no bde.... que aponte para o seu banco de dados...................depois insere um tquery na tela...........ele é que vai se conectar com o banco........coloque as propriedadesdatabasename: nomedoaliasdoseubanco;name: nomedaquere;depois você coloca um.....data........ datasource.....coloca na propriedade dataset a query......caso você queira salvar.... coloque um updatesql.....vá na query e na propriedade updateobject coloque o nome do updatesql....depois..... da maneira mais simples.....clicke com o botão direito na query e escolha sqlbuilder...lá você escolhe as tabelas os joins... os campos....feche esta janela....... ele vai pedir pra salvar e tal..... você salva......depois....... você clicka no updatesql duas vezes.... clicka em ordem no primeiro , terceiro e quarto boTao.....dá um duplo crik na query e escolhe add allfields.....depois é só definir a query active=true........coloca um dbgrid......... e no campo dataset coloca o nome do datasource......este dbdrid vai te mostrar os campos da tabela....depois sem rodeio....coloca um dbnavegator e no datasource coloca o nome do datasource......prontinho................na verdade tá meio compricado...... você tambem pode usar o ttable.... só que ele não permite joins......e nem sql.......pra você usar o sql.....with nomedaquery do begin close; sql.clear; sql.add('aqui fica o seu sql'); sql.add('aqui caso queira continua o sql'); open; end;tem claro outras manhas......se não entender ou quiser algo adiante....só falar...meu email é proteus_adi@yahoo.com.br eu não sei muita coisa não mas....... o que sei eu te ajudo........

Compartilhar este post

Link para o post

valew proteus...

agora deu pra eu começa a fuça... tipo...

eu fiz uma tabela lah nakele "Database Desktop", do tipo Paradox 7, coloquei alguns campos e talz...

demoro mais eu consegui fazer a parecer a tabela num form... com o DBGrid...

coloquei tb o DBNavigator... ai vai...

eu inseri, alterei edeletei os registro pelo DBNavigator, mais...

os comando SQL nem quis sabe de funciona... na verade, naum entendi...

tipo... lah no TQuery, eu coloco os comando SQL, mai i dai ? por exemplo....

a tabela tem os campos ID,NOME,CODIGO

e quero faser a seguinte consulta...

Select * From tabela.db Where CODIGO = 99

o resultado desta consulta vai pra onde ? como eu manipulo ele ?

em php + MySQL eu faço assim

$resultado = mysql_query ("Select * From tabela.db Where CODIGO = 99",$conexao); mais ow menos isso...

daih eh soh manipular a variavel $resultado...

em Delphi posso fazer algo do tipo?

valew aih pela força...

Compartilhar este post

Link para o post

query1.sql.add('select * from dsevop where nome=''proteus''');query1.open;ai... você pode navegar normalmente....usando o datasource você pode conectar esta query a um.... outro componente tipo um dbgrid...............para acessar um campo e assim query1.fieldByName('nome').asstring;tipo..mostrar num editedit1.text:= query1.fieldbyname('nome').asstring;pra navegar.. first, next, prior, last.....pra inserir insert;pra salvar apllyupdates e o commitupdates;pra cancelar cancel;pra alterar edit;pra deletar delete;sacou???

Compartilhar este post

Link para o post

ah...cuidado pra não repetir chaves.... é muito chato o tal do keyviolation

Compartilhar este post

Link para o post

agora sim....

eu tava setando o DataSet do DataSource com um Table, aih naum funcionava memo...

mais agora tah beleza... quando eu faço a consulta aparce a tabela com os campos determidos na consulta... mas...

a parte lah do edit1.text:= query1.fieldbyname('nome').asstring; naum entendi...

tipo... qual resultado ficaria em Edit1 se o SELECT retornasse mais que um valor ?

Compartilhar este post

Link para o post

ei... dexa queto... jah entendi... fiz uns teste loco aki daih eu consegui o que eu tava querendo...agora tah beleza... valew pela ajuda aew...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.