Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

marcia09

Controle de acesso

Recommended Posts

Boa noite pessoal,

Devo fazer um controle de acesso nos dados para emitir relatórios, e o controle seria por linha.

Uma das alternativas foi usar view. Porém a consulta para saber se um usuário tem ou não permissão é um pouco complexa, envolve algumas tabelas. E não sei se ficaria lento o uso de views... :blink:

Alguém tem alguma sugestão para um controle de acesso assim?

Obrigada pela atenção..

Márcia

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se a consulta é complexa a regra de comissão eu a colocaria numa function que retornaria (0 ou 1) se o user tem acesso a linha.

Ficaria fácil colocar a function no select.

Algo assim

SELECT *

FROM ...

WHERE ...

AND F_VALIDA_USER(USER,CHAVE) = 1

Ajudou ?

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Motta,

Obrigada pelo retorno.

As vews teriam esse check de permissão, porque depende do perfil do usuário.

Exemplo: Um usuário A pode acessar todos os documentos de uma pasta X. Outro usuário B, não tem acesso a pasta X, então não podem aparecer os documentos dessa pasta no relatório. Além desse check de permissão, existem documentos confidenciais que nunca devem aparecer em relatórios.

E por que views?

A ferramenta que se vai construir dá a possibilidade para o usuário fazer seus próprios relatórios em um sistema. Porém, o usuário não pode ter acesso as tabelas do sistema por questão de segurança. Por isso se pensou em views, para dizer quais informações e de quais tabelas ele pode ler.

O usuário de conexão com o banco, que é único, teria grant de leitura apenas nessas views.

O problema é a lentidão.

Bom, não sei se tem outra alternativa..

[]'s

Márcia

Se a consulta é complexa a regra de comissão eu a colocaria numa function que retornaria (0 ou 1) se o user tem acesso a linha.

Ficaria fácil colocar a function no select.

Algo assim

SELECT *

FROM ...

WHERE ...

AND F_VALIDA_USER(USER,CHAVE) = 1

Ajudou ?

Compartilhar este post

Link para o post

O usuário de conexão é único ? Isto dificulta um pouco o uso de views pois elas não recebem parametros.

Como se controla o usuario , se tem uma tabela de usuários e a aplicação controla isto ?

Todos os controles de acesso do Oracle são baseados no user/owner , quando se usa usuário único o controle via Oracle "baba".

Está usando o que para gerar os rel. Crystal ou algo assim ?

Compartilhar este post

Link para o post

Quando se usa usuário único fica difícil usar as permissões do Oracle pois elas são baseadas em grant de user.

Vai usar o que para estes relatório , Crystal ?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.