Jump to content

Archived

This topic is now archived and is closed to further replies.

rashi

Problema ao compilar .java

Recommended Posts

Iniciante é fogo neh, só pergunta.

Só que pra mim tah mais fácil e rápido perguntar do que ler umlivro inteiro

Seguinte, criei um site usando servlet, beans e páginas jsp com base em um tutorial que catei por aí (Apostila Servlet/JSP - Alcione de Paiva Oliveira - Universidade Federal de Viçosa). Digitei todo o código, e consegui entender a maior parte do negócio, pelo menos.

O problema foi na hora de compilar os servlets e beans. O primeiro compilou beleza (depois que aprendi finalmente a usar o javac). Mas nos outros o problema é:

LoginBean.java:20: cannot resolve symbol symbol  : variable ConnectionBean location: class agenda.LoginBean                         con = ConnectionBean.getInstance().getConnection();

Esse ConnectionBean é um .java que já foi compilado (já existe o .class no diretório). Precisa referenciá-lo de alguma outra forma? Estou meio perdida ainda

Lá vai o código todo:

package agenda; import java.sql.*; import java.lang.*; import java.util.*; public class LoginBean {    protected String nome = null;    protected String login = null;    protected boolean status = false;        public LoginBean(String login, String senha)    {       this.login = login;       Connection con = null;       Statement stmt = null;       String consulta = "SELECT nome FROM pessoa, usuario WHERE usuario.id = pessoa.id "+       "AND usuario.senha = '"+senha+"' AND usuario.login = '"+login+"'";       try {          con = ConnectionBean.getInstance().getConnection();          stmt = con.createStatement();          ResultSet rs = stmt.executeQuery(consulta);          if (rs.next()){    status = true;    nome = rs.getString("nome");          }       } catch (Exception e) {System.out.println(e.getMessage());}       finally {    ConnectionBean.getInstance().devolveConnection(con);    try {stmt.close();}catch(Exception ee){};       }    }        public String getLogin(){return login;}    public String getNome(){return nome;}    public boolean getStatus(){return status;} }

Desculpem pelas perguntas, mas é que to começando mesmo no java, do zero.

a classe ConnectionBean está dentro do pacote agenda, e está compilada na pasta, e o método getInstance existe e é estático.

Aí vai parte do ConnectionBean:

package agenda; import java.sql.*; import java.lang.*; import java.util.*; public class ConnectionBean{    private Connection con=null;    private static int clients=0;    static private ConnectionBean instance=null;        private ConnectionBean(){ init(); }        static synchronized public ConnectionBean getInstance()    {       if (instance == null){          instance = new ConnectionBean();       }       return instance;    }     ...

O duro é que não consegui nenhum livro ainda que explique esse lance direito. Alguém teria algum pra me indicar?

cara sinceramente você deve começar a aprender programação orientada a objeto com java depois aprender a trabalhar com Servlet/JSP , livros os do Deitel e os do Fernando Anselmo .Enquanto ao codigo não testei ele aqui ainda quando testar posto aqui.

Eu sei programação orientada a objeto, só porque estou iniciando no java não quer dizer que estou começando a programar agora.Que mania que o povo tem de rebaixar os iniciantes numa linguagem dessa forma :/ Java é só mais uma linguagem no meu currículo, que já tá meio lotado.Mas o problema não tem nada a ver com a programação em si. Descobri depois que o problema estava no classpath usado na compilação.Já resolvi. Nada a ver com objetos ou packages.

Important Information

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Terms of Use.