Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

André Mailho

Controle de estoque em C# (iniciante)

Recommended Posts

Ola pessoal, preciso da ajuda de voces com a criação de um projeto! Tenho que criar um programa de controle de estoque em c#. Procurei no forum e pela internet mas nao achei nada especifico em c# e que tenha o projeto desde o começo (sou iniciante). Bom, como disse preciso fazer o programa em c#, uso o SQL manager 2008 para o banco de dados e pretendo fazer o aplicativo para desktop e posteriormente implementa-lo para .net!

 

Estou fazendo este programa para aprender mesmo, por isso a finalidade dele nao tem tanta importancia. Pode ser o controle de uma loja de informatica, que venda peças em geral. Seria muito bom se a explicação fosse mais detalhada.

 

Agradeço desde ja pela ajuda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, eu criei o bando de dados no SQL manager 2008 (criei duas tabelas! Uma tabela "fornencedores" aonde existem os campos: "Nome_do_Fornecedor" e "Código_do_Fornecedor"; e a tabela Mercadorias, aonde existem os campos: "nome_da_mercadora", "codigo_da_mercadoria", "codigo_do_fornecedor", "valor_da_compra" e "valor_da_venda").

 

Agora, estou fazendo o projeto pelo visual c# - windows Form.

Aonde existe uma janela com as opções da tabela "Mercadorias" (produto, codigo, valor, etc); nestes campos sera possivel inserir os dados no banco ao preencher todas as opçoes!

 

Agora vem a primeira parte que eu emperrei!

 

Criei um comboBox para mostrar o nome do produto, e ao ser selecionado ele devera excluir este produto do banco de dados.

Bom, existe um comboBox, um botao preencher (que ao precionado carrega o combo) e um label que mostra a opção selecionada! o código que devera fazer isso esta abaixo:

 

private void btnPreencheDDL_Click(object sender, EventArgs e)
		{
			preencheDDl();
		}

		private void preencheDDl()
		{
			SqlConnection DropConn = null;
			SqlCommand DropComm;
			SqlDataReader DropReader;
			string sSQL;

			sSQL = "SELECT  nome_da_mercadoria from Mercadorias";
			string connStr = "Data Source=COLDWELL08;Initial Catalog=controleEstok_db;Persist Security Info=True;User ID=sa;Password=coldwell";
			try
			{
				DropConn = new SqlConnection(connStr);
				DropConn.Open();

				DropComm = new SqlCommand(sSQL, DropConn);
				DropReader = DropComm.ExecuteReader();

				comboBox1.DataSource = DropReader;
				comboBox1.DataBind();

			}

			catch (SqlException oledbex)
			{
				throw oledbex;
			}
			finally
			{
				if (DropConn.State == ConnectionState.Open)
					DropConn.Close();
			}
		}

		private void comboBox1_SelectedIndexChanged(object sender, EventArgs e)
		{
			lblComboBox.Text = " Você selecionou:" + " (" + comboBox1.SelectedItem.Value + ")";
		}

o problema é que o "DataBind" e o "Value" estao com erro", (acho que falta a referencia desles) e quando eu mando debuga ele mostra o seguite erro na linha " comboBox1.DataSource = DropReader;":

 

 

Complex DataBinding accepts as a data source either an IList or an IListSource.

 

Bom, eu preciso resolver este problema, para que o combBox carregue os produtos no bd e em seguida preciso do codigo que ira deletar do bd o produto selecionado no combo (que eu nao sei como faz).

 

 

Brigadao de novo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Movido Plataforma .NET http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/seta.gif Plataforma .NET » Windows Applications

 

Sua primeira dúvida é como preencher um combobox certo? Se for isso, tem um exemplo de um código simples aqui: http://www.codigofonte.net/dicas/dotnet/24...-banco-de-dados

 

Abraços...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ok, mas quintelab, eu preciso preencher o comboBox da maneira que havia descrito! utilizando um botao preencher e um label para mostrar o que foi selecionado.

O problema é que quando eu clico no botao "Preencher" do bomcoBox, ele mostra o seguinte erro no Program.cs:

 

Complex DataBinding accepts as a data source either an IList or an IListSource.

 

que acontece na linha em vermelho

 

using System;
using System.Collections.Generic;
using System.Linq;
using System.Windows.Forms;

namespace controleEstok
{
	static class Program
	{
		/// <summary>
		/// The main entry point for the application.
		/// </summary>
		[STAThread]
		static void Main()
		{
			Application.EnableVisualStyles();
			Application.SetCompatibleTextRenderingDefault(false);
			[color="#FF0000"]Application.Run(new Form1());[/color]
		}
	}
}

eu tentei configurar o comboBox pelo COmboBox task (na aba Design), porem dessa maneira o combo é prenchido automaticamente e nao ao clicar no botao preencher! alem disso, o mesmo erro persiste:

 

lblComboBox.Text = "Voce selecionou" + " (" + comboBox1.SelectedItem.Value + ").";

 

dai aparece o erro no Value:

 

 

object do not contain a definition for "Value" and no extension method "Value" a first argument of type "object" could be found (are you missing a using directive or a assembly reference?)

 

 

 

se puderem me ajudar a resolver esse problema sera um grande passo! obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.