Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Danv

Verificação de caracteres especiais

Recommended Posts

Ola Pessoal,

Estou tentando fazer um verificador de caracteres especiais.... é para o login, não pode haver simbolos....

function checkForm() {	formErrors = false;    	if ( document.post.login.value.search(ç,õ,ã,á,à,é,è,í,ì,ò,ó,ú,ùü) == -1 ) {   formErrors = "Você não pode digitar caracteres especiais no Login (ç, á, à ...) Acentos e "Ç" não são válidos";	}//	if (document.post.login.value.length < 2) {//  formErrors = "O Login deve ser escrito.";//	}		if (document.post.nome.value.length < 2) {  formErrors = "O Nome deve ser escrita.";	}		if (formErrors) {  alert(formErrors);  return false;	} else {  return true;	}}

Tentei fazer assim mas não esta dando certo, não entendo muito de Java Script (infelizmente) mas vou aprendendo ehehehe....

Se alguem puder me dar uma mão....

O problema é aqui:

if ( document.post.login.value.search(ç,õ,ã,á,à,é,è,í,ì,ò,ó,ú,ùü) == -1 ) {   formErrors = "Você não pode digitar caracteres especiais no Login (ç, á, à ...) Acentos e "Ç" não são válidos";	}

Valeu pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é...

eu encontrei esse exemplo:

<input type="text" name="textfield" onKeypress="if (event.keyCode < 48 || event.keyCode > 58) event.returnValue = false;">

Mas .... ahahah

Eu preciso descobrir quais as teclas do teclado bloquear (não sei todas)....

Outra coisa, fazendo desta forma, não pode ocorrer problemas quanto a configuranção do teclado, tipo, um ABNT outro não ..... isso não muda?

Compartilhar este post

Link para o post

Encontrei uma solução "simples" e, pelo menos no meu caso, boa, vejam só o script que encontrei..

Ele aceita apenas as letras especificadas.... (no meu caso todo o alfabeto e os numeros)

<!DOCTYPE HTML PUBLIC "-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN"><html><head>  <title>HTMLWeb - WebScript - Formularios - Script para autorizar solo caracteres predeterminados en una caja de texto</title>      <script language="JavaScript">    /**    * script para permitir al usuario introducir en una caja de texto solo caracteres predefinidos    *@Autor   Luciano Moreno ( http://www.terra.es/personal6/morenocerro2/ )    */      /**      * var global correctos >> matriz que contiene los caracters permitidos al usuario         */      var correctos = new Array("a","b","c","d","e","f","g","h","i","j","k","l","m","n","o","p","q","r","s","t","u","v","x","z","y","w","_","-","1","2","3","4","5","6","7","8","9","0");      /***      * var global estado     >> variable booleana, true si el caracter introducido es correcto y false en caso contrario      * var global codigoTecla   >>  valor ASCII de la tacla pulsada para cada navegador (son diferentes)      * var global cadenaTecla  >>  cadena que representa a la tecla pulsada (igual para todos los navegadores)      */      var estado=false;      var codigoTecla, cadenaTecla;         /**      * function pulsada >> funcion principal  >> comprueba la tecla pulsada y la escribe o no      * si es correcta      >>  retorna true al manejador de eventos de la caja de texto >> se escribe el caracter      * si es incorrecta   >>  retorna false al manejador de eventos de la caja de texto >> no se escribe el caracter         */      function pulsada(e)       {           estado=false;          if(document.all)          {              codigoTecla = event.keyCode              cadenaTecla = (String.fromCharCode(event.keyCode));          }          else if(document.layers)          {              codigoTecla = e.which              cadenaTecla = String.fromCharCode(e.which);          }          else if(document.getElementById)          {              codigoTecla = (window.Event) ? e.which : e.keyCode;              cadenaTecla=(String.fromCharCode(codigoTecla));          }          for(i=0;i<correctos.length;i++)          {              if(cadenaTecla==correctos[i])                  estado=true;          }          if(estado==false)          {              if(document.all)                  event.returnValue = false;              else                  return false;          }      }         /**    * fin del script    */          </script> </head><body bgcolor="#ffff99"><center>Caja de texto que sslo admite las entradas "a","b","c","d","e","f","g","h","i","j","k","l","m","n","o","p","q","r","s","t","u","v","x","z","y","w","_","-","1","2","3","4","5","6","7","8","9","0".<br><br><form name="formulario">  <input type="text" name="nombre" onkeypress="return pulsada(event)"></form></center></body></html>

Funcionou muito bem aqui, coloquei as letras possiveis para se fazer um login... e pronto....

PS.: O unico porem é que, se alguem copiar uma palavra de algum lugar (contendo simbolos) e colar no input, ela vai.... por isso gostaria de fazer uma verificação por java script mesmo.... e não "bloquear" as outras teclas.

Ainda sim, se alguem tiver alguma dica ou idéia ae, para fazer a verificação do input quanto a caracteres especiais ajudará bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara esse seu codigo caiu como uma luva para o que eu preciso, só estou tendo um problema necessito da ativação do "BACKSPACE" o que devo fazer para habilitar no codigo ?

vlw at+

Ninguem tem uma forma de resolver o problema ?

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.