shark22h 0 Denunciar post Postado Fevereiro 6, 2009 Ola a todos! Desde já agradeço de coração a todos aqueles que por ventura percam um tempinho dos seus dias a fim de ajudar ou orientar alguém que sequer conhecem. Obrigado mesmo. Tentarei ser o mais breve possível: Tenho 29 anos, tenho 2 cursos tecnicos em informatica um em Processamento de Dados e outro em Redes (este último no SENAI). Possuo nível superior, porém devido a diversas circunstãncias impostas pela vida, nâo na área de informática. Estou DECIDIDO a regressar à área de informática por ser realmente o que gosto (decidi tarde é verdade!). Atualmente trabalho com vídeos digitais, trabalho com o qual me sustento. Estou estudando Java em casa, ingles e espanhol. Gostaria de ingressar como programador java em alguma empresa, porém tenho algumas dúvidas: 1) Até que ponto uma faculdade na área de informática é realmente imprescindível para que eu entre no mercado de trabalho e consiga crescer profissionalmente?? Será que um curso específico tem mais valor? PAra começar o que eu deveria fazer? Uma faculdade, um curso específico e mais curto, ou estudar por si em casa é razoável? Uma certificação sem faculdade na área realmente abriria portas? 2) Até que ponto minha idade e falta de experiência com programação (conheço programação, ja utilizei Clipper, Pascal e até Basic no passado, conheço VB.NET mas não tenho experiência em uma empresa, algo com carteira assinada, apenas sei algo) seriam obstáculos para eu ingressar na área? 3) Caso seja interessante realmente fazer uma faculdade, onde fazer? uma pública? uma particular? ou uma fora do país? Qual? 4) Se alguém tiver casos para compartilhar, sugestões de cursos interessantes, oportunidades favor me informar. O fato é que, TO DECIDIDO que quero trabalhar com isso, tenho vontade de aprender, porém esbarro na falta de nível superior NA ÁREA, falta de experiência e na idade, afinal estarei começando algo com 29 anos.....................será que vale a pena? ou seria loucura? Mais uma vez, Muito Obrigado a todos aqueles que colaborarem! Grande Abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Fevereiro 6, 2009 veja: Marketing Pessoal http://www.youtube.com/watch?v=nS5m8MCm9SY Entrevista http://www.youtube.com/watch?v=8_4yzvx1Mj4...feature=related Formação http://www.youtube.com/watch?v=IAHQwbRTf1U...feature=related Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
hinom 5 Denunciar post Postado Fevereiro 6, 2009 1) Depende da região e também do entrevistador e interesses da empresa que está recrutando, entretanto, é sempre bom ter alguma bagagem curricular de valor. Empresas dão mais valor para pessoas que se manteem atualizadas e procuram se especializar. O fato de possuir um diploma coloca o candidato acima de outros que não possuam, porém, um diploma não mantem um emprego. 2) Assim como a primeira resposta, depende do interesse da empresa na contratação de novo funcionário. Se o candidato possui experiência, receberá prioridade aos demais. A experiência também ajuda a manter o emprego, pois em situações de emergência ou prazos curtos, uma pessoa inexperiente falha. Falhas com prazos, podem parecer irrelevantes para o empregado, mas para o empregador pode significar perda de negócios. O que gera perda financeira, que gera corte de pessoal. A sua idade será um empecilho. 29 anos de idade está praticamente fora do mercado de trabalho. As empresas preferem gente nova, pois possuem mais vigor, salários baixos e menos suscetíveis a adoecer, além de aprender com mais facilidade assuntos novos e ter mente aberta. Isso não é relativo a idade (vide o apresentador de TV Jô Soares, por exemplo), mas no quadro geral, é entendido dessa forma. 3) Procure por indicações de amigos. Muitas vezes uma pessoa teve má experiência num determinado local e por causa disso fala mal para todos que encontra. Mas não quer dizer que o local seja ruim. Um faculdade fora do Brasil, obviamente dará mais valor ao seu currículo, porém, depende do país onde for cursar. Estados Unidos, Europa ou Ásia são bons locais e além de obter uma formação, automaticamente aprenderá novas culturas e idiomas. 4) Caso tenha tempo e disposição para dedicar-se aos estudos em tempo integral, poderá obter experiência por conta própria em menos de um ano e inclusive ter sua cartela de clientes. Se está realmente convicto do que quer, trace um objetivo e siga em frente na sua conquista dedicando-se 100%. Os resultados do seu esforço serão recompensados. Caso opte por cursos ou faculdade, leve em consideração os custos com os estudos e o tempo gasto. Em 4 anos você terminará um curso superior mas pode sairá do curso despreparado pois duranto os 4 anos dificilmente se dedicará à prática. Suponde-se que você consiga se formar em 2013, você estará com 33 anos de idade e sairá a procura de um emprego. O tempo que passou estudando poderá não garantir experiência profissional, mas apenas um nível acadêmico. Portanto estará concorrendo com pessoas 10 anos mais novas que você com a mesma formação acadêmica. As necessidades do dia-a-dia o fará buscar um emprego, mesmo que seja fora da sua área. Supondo-se que você fique nesse emprego durante 2 ou 3 anos, já estará com 36 anos de idade. Perdeu mais 3 anos sem adquirir experiência naquilo que almejava e inclusive ficou defasado com tudo o que aprendeu nos 4 anos de faculdade. Se tiver verbas financeiras suficientes para aguentar 4 anos apenas estudando é uma boa opção, senão, procure estudar por conta própria. A internet é rica em conteúdo, principalmente relacionado à tecnologia. obs: cursar faculdade é recomendável. Nesse caso em questão, expus o lado negativo. Avalie o lado positvo e os comentários de outras pessoas também. Faça um balanço e estude bem o que quer para sua vida. obs: Mantenha-se atualizado com o idioma português também. Não sei se reparou mas não usei acentuações em algumas paraxítonas. A palavra "mantêem" por exemplo recebia acento circunflexo, mas o novo decreto de 1 de Janeiro de 2009 impôs novas regras para as paroxítonas. Detalhes pequenos como esse também são levados em consideração em entrevistas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
shark22h 0 Denunciar post Postado Fevereiro 6, 2009 Ola Hinom! Pois é a realidade nua e crua é esta mesmo.............era mais ou menos isso que eu pensava mas precisava ouvir de quem já estava no mercado, até porque muita gente com quem conversei, relata situações de gente que entrou no mercado de programação com mais idade e até mesmo com nível superior em outras áreas como Direito, Administração e até Publicidade. Mas isso realmente é raridade, eu teria que fazer parte desse seleto grupo. Obrigado Hinom, você não faz idéia de como cada palavra aqui é importante para mim e me fará refletir muito. Se alguém quiser acrescentar algo, eu agradeceria. PS.: Idiomas to estudando 2 além do português...........heheheh é o jeito né? Grande abraço Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites