kobutiii 0 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2009 Me deparo com vários tutorias sobre PHP com OO... Porém uma coisa eu fiquei intrigado pra que usar: class Tempo { var $ano = 0; function mostraAno() { echo $this->ano = Date(y); } } Se simplesmente : class Tempo { var $ano = Date(y); function mostraAno() { echo $ano; } }Funcionaria da mesma forma. A dúvida é pra que sempre usar o $this :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_php 0 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2009 nesse seu caso você esta usando oop em php4, prefira o php5, o this serve para avessar esta variavel de qq lugar da classe, você pode criar uma variavel dentro de um metodo, mas essa variavel so este metodo q podera usa-la, agora com this qq metodo podera usa-la, dependendo tb da visibilidade da variavel, procure oop em php5, no manual tem, e veja visibilidade... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kobutiii 0 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2009 Não, acabei de testar... Com $this->var ele tem uso em qq método... Sem o $this->var ele funciona no primeiro método, porém se eu utilizar ele no segundo método da classe ele retorna null ou dá erro... Não sei se o OO tem a ver, mas meu php é o (PHP Version 5.2.8) que já vem no pacote do XAMPP Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
visitante_php 0 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2009 experimenta isso class Tempo { public $ano = Date('Y'); public function mostraAno() { echo $this->ano; } public function dia() { $dia = date('d'); echo $dia; } public function q_dia() { echo $dia; } } Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Renato Siroma 2 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2009 $this serve para setar que a variável é a mesma usada dentro da classe. Você tem variáveis de Classes e de funções; Você utiliza desta forma. class Tempo { var $ano = 0; function mostraAno() { echo $this->ano = Date(y); } }Porque neste exemplo você só tem uma function.Existem classes com mais de vinte funções; Para dar suporte em sites desta magnitude é muito dificil se o cara criou 200 variáveis diferentes dentro do script; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Alan M. Diniz 1 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2009 Olá, o 'this' é usando na programação OO para indicar que está se referindo a variável do escopo global da classe, e não a interna do método (mostraAno no caso). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kobutiii 0 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2009 Valeu galera, deu pra entender :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Marcio Leandro 0 Denunciar post Postado Fevereiro 9, 2009 Não se esqueça de sempre consultar a referência, ela é muito importante tanto para desenvolvedores iniciantes quanto desenvolvedores avançados: http://br.php.net/manual/pt_BR/language.oop5.php Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites