Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

danilodumba

DataSet VS Generics

Recommended Posts

Boa tarde Pessoal;

Estou com uma duvida sobre O. O.

Estou criando um projeto e na minha camada de dados tenho um metodo que retorna os dados da busca. Ex GetDados()

Ai vai a duvida, qual o melhor, usar DataSet GetDados() ou List<model*> GetDados()

* Model é minha camada de modelo. (Onde coloco as propriedades e atributos)

Estou com duvida na melhor forma, estou vendo e com o List eu consigo trabalhar fortemente tipado, mas qual o custo disso?

Qual a melhor forma de trabalhar O.O com camadas? Model --> Dados --> Negocio??

Espero que tenham intendido.

Muito obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pessoal;

Estou com uma duvida sobre O. O.

Estou criando um projeto e na minha camada de dados tenho um metodo que retorna os dados da busca. Ex GetDados()

Ai vai a duvida, qual o melhor, usar DataSet GetDados() ou List<model*> GetDados()

* Model é minha camada de modelo. (Onde coloco as propriedades e atributos)

Estou com duvida na melhor forma, estou vendo e com o List eu consigo trabalhar fortemente tipado, mas qual o custo disso?

Qual a melhor forma de trabalhar O.O com camadas? Model --> Dados --> Negocio??

Espero que tenham intendido.

Muito obrigado.

Cara se utilizar LINQ to SQL com certeza é melhor utilizar uma lista genérica (List<>) ou uma coleção (Collection<> ---- System.Collections.ObjectModel) agora se utiliza ADO.NET use um Dataset, a arquitetura 3 camadas é bem simples, Model, View e Controller.

Model -> Aqui estarão suas classes que irão fazer a persistencia no banco de dados, ou seja, você terá métodos para executar e receber resultados do Banco de Dados (Select, Insert, Delete, Update), o LINQ to SQL faz essa parte totalmente para você é uma mão na roda!

Controller -> Na Controller você terá sua regra de negócio e irá interagir com sua camada de dados exemplo: você tem um método que verifica se um número é maior que 10, se for maior salva no Banco de Dados (executa o método de Insert da camada Model) caso contrário envia uma mensagem de erro ao usuário ou seja, também interage com a View.

View -> A View é simplismente a parte visual do sistema, pode ser para WEB (Web Applications), para Windows (Windows Application), para dispositivos móveis (Mobile Applications) dentre outros. A View interage com a Controller.

Sobre MVC você encontra muito conteudo na internet beleza, espero ter ajudado!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.