kklj 0 Denunciar post Postado Fevereiro 13, 2009 amigos to com uma duvida que deve ser ridicula pra vcs. é o seguinte, tenho as seguintes tabelas preco_produtos idpreco idproduto preco_venda preco_compra item_compra iditem idproduto valor_unitario etc etc e a tabela produtos idproduto nome_produto minha duvida é na minha unit (preco_produto), dou um clique no botao inserir para habilitar meus campos, e onde tenho ocampo idproduto coloquei um botao de pesquisa na frente e faco uma pesquisa sql, para pesquisar o produto, so q da erro falando q o idpreco nao pode ficar em branco. eu nao to entendendo, pq. sera q é pq eu dei um insert na tabela e estou fazendo uma busca nela?? ha eu faco a mesma pesquisa no bd e nao da erro. obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Estudante Corrupto 0 Denunciar post Postado Fevereiro 14, 2009 Quando você dá INSERT e omite um campo NOTNULL, ele não aceita que você o omita. Exemplo: Tem os campos google (not null), script (null) e apple (not null). INSERT INTO tabela (google, script) VALUES (1,2); Vai dar erro pois não tem informação adicionada pro campo apple (que não pode ser deixado em branco por não ser nulo). Uma solução seria (google, script, apple) VALUES (1,2,'') ou setar um valor default no campo direto pelo SGBD ou tirar o Not Null.. Se falei m***** me perdoem :) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Fevereiro 16, 2009 Como está o código que você usa para fazer a consulta? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kklj 0 Denunciar post Postado Fevereiro 18, 2009 Como está o código que você usa para fazer a consulta?amigo meu codigo esta assim sql := ' select * from produto'; sql := sql + ' where nome like ' + #39 + edit1.text + '%' + #39 + ' '; precoProdutos.IBQuery1.close; precoProdutos.IBQuery1.SQL.Clear; precoProdutos.IBQuery1.SQL.Add(sql); precoProdutos.IBQuery1.Open; if (precoProdutos.IBQuery1.RecordCount = 0) then begin mensagen := 'Não foi encontrado nenhum registro que ' + #13 + 'satisfaça a sua pesquisa. '; application.MessageBox(pchar(mensagen), 'Informação', MB_OK+MB_ICONINFORMATION); end; lembrando q, dou um clike no botao inserir para habilitar meus campos e no campo nome do produto eu coloquei um botao q faço uma pesquisa, e depois eu salvo no botao salvar. obrigado Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Fevereiro 20, 2009 Já debugou o código passo a passo? Poste o código completo do botão para analise pois, aparentemente, o sql está correto para fazer a pesquisa. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites