Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Estudante Corrupto

DBLookupCombobox desabilitado... mas Enable := true!

Recommended Posts

Galera, tô começando com Delphi daê as duvidas ficam aparecendo a cada minuto... a maioria eu resolvo sozinho, mas tem umas que não consigo resolver.

Neste caso, acho que estou errando na ligação com o banco de dados, pois ainda não consegui entender pra que serve cada componente (clientdataset,datasetprovider,datasource) daê misturo tudo e não consigo fazer nenhum componente TDB funcionar.

Bom, o que tá acontecendo é que meu componente fica desabilitado... Não aparece nenhum campo que mandei trazer do BD.

Gostaria que me falassem o que eestou fazendo e errado e se possível me indicar uma documentação onde detalhe pra que serve cada um daqueles componentes que citei ali em cima.

Aqui é o que estou fazendo. Em ordem, criei:

1. Componente de conexão zCon;

2. Componente tabela zTbl;

3. Componente datasource dtSource;

4. DBLookup...

a) No componente 2 (zTbl) configurei para a tabela "usuarios" e conexão com o componente 1 (zCon).

b ) No componente 3 (dtSource) coloquei em "Data Set" o componente 2 (zTbl).

No componente 4 (DBlookupcombobox), em ListSource coloquei dtSource e em ListField coloquei o campo "nome".

O que estou fazendo errado?

Agradeço desde já!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

As conexões foram setadas corretamente? A table está trazendo algum dado ao abrir a mesma em runtime? O combobox não está dentro de algum painel da vida que está com seu enabled = false?

Compartilhar este post

Link para o post

As conexões foram setadas corretamente?

Eu configurei da forma que citei no primeiro post... e não recebi erro nenhum. Nem exceção do delphi nem erro de SQL... componente de conexão conectado e componente de tabela já está ativo...

A table está trazendo algum dado ao abrir a mesma em runtime?

Não tá trazendo, e o que eu queria é que o DBLookup fosse preenchido com um campo da tabela, mas ele fica como se estivesse desabilitado...

Imagem Postada

O combobox não está dentro de algum painel da vida que está com seu enabled = false?

Não não...

Ele está fora de qualquer painel, tá em um form cru..

Abs

Compartilhar este post

Link para o post

Veja se este artigo o ajuda a começar com o mysql + delphi.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Chrnos, este tutorial me ajudou sim, mas cada vez que leio mais material de delphi mais me confundo...

Tem tutorial que eu leio, que ensina colocando um ClienteDataSet, outro DataSet outro DataSetProvider, depois outro explica que precisa colocar um TTable, outro fala que um TQuery...

Eu não encontrei na internet algo que me responda O QUE É cada um desses componentes, para que eu possa ter uma noção do que eu to fazendo, porque ficar adicionando componente e tentando faer a parada funcionar no chute nào rola..

Eu consegui fazer o DBlookupcombobox funcionar, mas agora se eu tento criar um DBGrid, a parada volta a nao funcionar... complicado..

Você pode me indicar um link que explique cada função desses componentes?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu voltei a ter a mesma dúvida, só que agora é o seguinte...

E se eu tiver 2 tabelas:

DEPARTAMENTO

id_departamento (chave primária)

nome_do_departamento

USUÁRIO

id_usuario (chave primária)

id_departamento (chave estrangeira, que é ligada à chave homônima que está na tabela DEPARTAMENTO)

nome_do_usuario

E no DBLookupCombobox, eu quero imprimir na dropdown o 'nome_do_departamento' (ListField) com 'id_departamento' como KeyField.

Eu já tentei de tudo aqui e fica desabilitado (mesmo problema que citei no início) SOCORRO!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.