Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jerfs

[Resolvido] ADO Table + RAVE Reports

Recommended Posts

Ae,

 

Eu uso Delphi 7 e queria fazer um relatório usando o Rave, mas quando adiciono um TADOQuery, o RvQueryConnection não aceita o ADOQuery, só um Query (palheta BDE).

 

Alguém sabe se tem como usar ADO com Rave?

 

Muito obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

 

Tente, em vez de usar RvQueryConnection usar um componente RvDataSetConnection, e este conectado ao seu componente ADOQuery.

 

Com RvDataSetConnection funciona perfeito, acabei de testar aqui....

 

Att

 

Maikel

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza!!! funcionou perfeitamente.

 

Agora tenho um "problema", quero colocar a data da impressão dentro de um campo no relatório, e partir dessa data contar +7 e colocar em outro campo, como se fosse um prazo de resposta para quem receber o relatório.

 

Tem jeito de eu fazer isso dentro do RAVE? como eu faço?

 

Valeu a ajuda galera!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso de incrementar mais 7 dias, pode fazer da seguinte maneira:

 

Coloque um campo text no Rave, acesse o EventEditor... adicone no evento OnBeforePrint o seguinte código:

Text1.Text:=DateToStr(Date+7);

Pronto.... a data será incrementada em 7 dias

 

Att

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, complicou mesmo.... fiz uma boa varredura pelo google e não encontrei solução que se aplique ao uso da incrementação de data desta forma....

 

Você não tem como passar essa data como parametro a partir do Delphi? No delphi usa o FormatDateTime e IncDay e deixa ela no formato que você quiser, e depois, passa como sendo uma prametro String para o relatório....

 

Talvez seja necessário adicionar as uses DateUtils e SysUtils

 

No relatório, você exibe o valor do parametro através de um DataText1, consegue utilizar assim?

 

Att

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tive essa idéia também, mas fiz o seguinte. Dentro do Query que está ligado ao relatório, eu inseri um campo na mão mesmo do tipo string e utilizei ele para colocar um valor de data no formato que eu quero usando o FormatDateTime, mas não funfou!!!

 

Sua idéia de passar parâmetro com certeza tem que funcionar, mas o lance é saber onde colocar esse parâmetro para o RAVE conseguir ler, uma vez que ele só consegue ler valores que estão dentro do Query (até onde eu sei)

 

Tenho outro problema (esse deve ser o último), quero imprimir em PDF esse relatório, tenho a impressora de pdf instalada, mas quando mando imprimir dá erro de DLL... o que fazer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Referente as suas dúvidas, sobre como exportar relatórios do Rave Reports para PDF deixei um post no meu blog explicando passo a passo o procedimento e componente a serem utilizados, acesse

 

http://maikelscheid.blogspot.com

 

Sobre passagem de parametros, simples, seleciona a página no Rave e na propriedade params adicione um parametro por linha, no seu caso, Data.

Adicione entao um DataText e na propriedade DataField clique nos "...", veja que tem uma opção Params, onde será listado o parametro Data criado. Selecione e cliqe em Insert....

 

No Delphi, para atribuir valor ao parametro faça da seguinte maneira:

RvProject1.SetParams('NomeParametro',Valor);

Pronto.... você irá enviar a data formatada pelo Delphi e exportará o relatório direto para PDF, deixando seu cliente livre da instalação de impressoras PDF no PC.

 

Att

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara muitíssimo obrigado pelas dicas, ainda não testei mas dei uma boa olhada e percebi que as dicas são perfeitamente possíveis de serem feitas, e também parabéns pela pro atividade em ajudar! Te devo essa... Logo postarei o resultado do teste! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiro a respeito do parâmetro para o RAVE, deu certinho, tratei a data e passei ela no formato necessário. Valeu!!!

 

Em segundo lugar na hora que eu vou exportar o relatório em PDF direto (peguei a matéria no seu blog como referência), pelo que vi ele direciona para um arquivo XML, mas eu direcionei para a minha Query, só isso que eu mudei e infelizmente não está dando certo. Tenho duas perguntas:

 

1 - RvSystem1.SystemSetups := RvSystem1.SystemSetups - [ssAllowSetup]; O que significa essa linha!? ela tem um erro no [ssAllowSetup]

2 - RvSystem1.DefaultDest := rdFile; Aqui ele "diz" que rdFile não está declarado.

 

Espero resposta, só falta isso para finalizar !

 

 

Mais uma vez obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja se a uses RpDefine está declarada... deve ser problema de uses... qualquer coisa, selecione a palavra qual o erro aponta e use as teclas Ctrl + Shift + A, para que o Delphi tente localizar a uses necessária.

 

Você tem um componente RvSystem adicionado neste mesmo diretório?

 

RvSystem1.SystemSetups := RvSystem1.SystemSetups - [ssAllowSetup]; O que significa essa linha!? ela tem um erro no [ssAllowSetup]

R: Esta linha desabilita que uma tela de preview com opçoes do Rave seja exibida quando solicita a geraçao do relatório....

 

2 - RvSystem1.DefaultDest := rdFile; Aqui ele "diz" que rdFile não está declarado.

R: Está linha define que por default, o relatório seja salvo em arquivo ao invés de impresso ou exibido em tela.

 

Estas configurações você pode fazer direto no componente RvSystem1.... localize as propriedade de defina de acordo com o código.

 

Att

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.