Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Shake

Qual linguagem adequada para o projeto?

Recommended Posts

Fala galera!

Estou iniciando um projeto para desenvolvimento de um sistema que realiza controle de produtos, entrada e saída de funcionários, estoque, vendas, cadastro de fornecedores, clientes... enfim vários tipos de cadastro e relatórios.

O sistema irá rodar internamente na empresa, com vários terminais de acesso e vários níveis de usuário.

Iniciei com os requisitos, modelagem, porém quando cheguei para definir qual a linguagem seria adequada para começar... Aí que surgiu a dúvida.

Como ultimamente tenho desenvolvido voltado apenas para web (PHP) me veio logo a cabeça ele, mas para um sistema deste nível acredito que não seria adequado!

Fiz uma pesquisa o que mais vi foi programas do tipo feito em Delphi.

Ai vem as questões.

O que é adequado utilizar para fazer esse projeto?

Java, Delphi, C#, C++...?

Como disse anteriormente, não achei apropriado usar uma linguagem web e estou procurando uma linguagem para desenvolvimento Desktop.

Porém alguém já fez algo do tipo com PHP?

Obrigado

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Linguagem web" é mais flexível e pode ser usada para esse fim sem problemas.

Inclusive, se fizer uma lista de vantagens e desvantagens, poderá ver como "linguagens web" possuem grande vantagem sobre as demais.

PHP não é uma linguagem apenas para "fazer websites".

Há vários fatores que influenciam na escolha da linguagem, os quais, englobam áreas fora da parte técnica.

Compartilhar este post

Link para o post

@hinom, obrigado por sua resposta!

Pois é, a expressão "linguagem web" não foi a mais correta para utilizar!

PHP seria uma boa pedida, até mesmo facilitaria o meu trabalho...

Pois não precisa preocupar com aplicação cliente/servidor.

Não subestimo o poder da linguagem!

Mas pelo que pesquiso, até agora não achei ninguém que teve "as caras" de utilizar uma linguagem para desenvolver um sistema desse.

Bom falando mais um pouco sobre o sistema...

Estão previstos módulos para cada setor distinto, um para rodar no caixa, outro para a administração, outro para consulta do cliente!

Integrados com leitores de código de barras ou cartão magnético e impressoras fiscais.

Hoje estava andando por um Supermercado aqui em minha cidade, e o programa se assemelha bastante!

Minha cabeça vai explodir! hehe

OBS: Malz ai, mas é o primeiro "grande" projeto! kkkkk

Surgem diversas incertezas, e a procura da satisfação de ambas as partes é bem importante!

Compartilhar este post

Link para o post

Conheço diversas empresas que utilizam ASP, coldFusion, PHP, JSP, etc..

A maioria prefere e utiliza PHP.

São sistemas que antigamente eram feitos em Dephi, cobol, C++, outros.

Saí do Brasil há 5 anos atrás, mas naquela época já existiam sistema robustos, inclusive participei de alguns projetos de grande porte com ASP e outros com PHP.

O que acontece ainda é que sistemas desse tipo são muito requisitados, portanto, existem já pacotes prontos em linguagens mais antigas como Delphi, Visual Basic, até mesmo o Cobol.

As empresas querem tudo pra ontem, portanto, pegam o que tiver pronto, desde que atenda seus interesses e seja acessível financeiramente.

Um bom nixo de mercado para desenvolvedores PHP são as empresas que estão em fase de planejamento e desenvolvimento. Pois se tentar competir com empresas que necessitam de algo a pronta entrega, terá que concorrer com esses produtos já desenvolvidos.

Acredito que atualmente já esteja em grande expansão o uso de "linguagens web" para esse tipo de ambiente no Brasil.

Sem desmerecer as ferramentas citadas ou sem querer desvalorizar produtos alheios, mas existe um mito muito difundido de que um "sistema sério", um "sistema profissional", um "sistema seguro" tem que ser feito usando ferramentas robustas, pesadas e caras como JAVA, Mainframes Cisco, Banco de dados Oracle ou MS SQL SERVER, profissionais diplomados e com graduação, e toda uma parafernália de coisas bonitas mas sem importância.

Pare 30 minutos por dia durante uma semana e escreva num papel as vantagens e desvantagens. No final da semana, faça um balanço e comprove por si mesmo.

Utilize essas anotações como argumentos no momento que for apresentar o projeto.

Enfim, procure o que for sensato e conveniente para o seu caso.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.