Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

MIC_DUARTE

[Resolvido] Curso Java - Primeiro Programa

Recommended Posts

Vamos examinar um aplicativo simples, que exibe uma linha de texto:

 

 

 

//Programa de impressão de texto

 

public class Welcome1

{

 

//método principal inicia a execução do aplicativo Java

public static void main( String args[] )

{

 

System.out.println("Welcome to Java Programming!");

 

} // fim do método principal

 

} // fim da classe Welcome1

 

 

Saída: Welcome to Java Programming!

 

 

Explicação passo a passo:

 

//Programa de impressão de texto - É um comentário de fim de linha ( ou de uma única linha ), porque termina no fim da linha que aparece. Um comentário // também pode iniciar no meio de uma linha e continuar até o fim dessa linha, como em }// fim do método principal e }// fim da classe Welcome1;

 

Java também permite a adição de comentários tradicionais ( ou comentários de múltiplas linhas ), como:

 

/* O curso de Java iniciou-se com

Introdução, Introdução à Tecnologia de Objetos e UML

Primeiro Programa é a terceira parte */

 

 

Nas três linhas acima, o comentário foi disposto em três linhas, iniciando-se com /* e terminando com */.

 

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Há também os comentários no estilo Javadoc, que são delimitados por /** e */. Como ocorre com os demais tipos de comentários o texto entre os delimitadores é ignorado pelo compilador. Os comentários no estilo Javadoc permitem que os programadores incorporem a documentação do programa diretamente aos seus programas. Esses comentários Java são os preferidos na indústria.

 

Após a primeira linha com a descrição do programa e no decorrer do mesmo, existem espaços em branco, que também saõ ignorados pelo compilador. Caracteres de espaço e tabulações são conhecidos como caracteres de espaço em branco e são muito úteis para aumentar a legibilidade do programa.

 

public class Welcome1 - declaração de classe. Cada programa Java consiste em pelo menos uma declaração de classe que é definida pelo programador. Essas são conhecidas como classes definidas pelo programador ou classes definidas pelo usuário. A palavra-chave class introduz uma declaração de classe em Java e é imediatamente seguida pelo nome da classe (Welcome1). As palavras-chave ou palavras reservadas são reservadas para uso pelo Java e sempre são escritas com todas as letras minúsculas.

 

Por convenção, todos os nomes de classes em Java iniciam com uma letra maiúscula e apresenta a letra inicial de cada palavra que eles incluem em maiúscula ( por exemplo, SampClassName). O nome de uma classe em Java é um identificador - uma série de caracteres que consiste em letras, digitos, sublinhados ( _ ) e sinais de cifrão ($) que não iniciem com um dígito e não contenham espaços. Alguns identificadores válidos são Welcome1, $value, _value, m_inputfield e button7. O nome 7button não é um identificador válido porque inicia com um dígito; e o nome input field não é um identificador válido porque contém um espaço em branco. Normalmente um identificador que não inicia com uma letra maiúscula não é o nome de uma classe em Java. O Java faz distinção entre maiúsculas e minúsculas, isto é, letras maiúsculas e letras minúsculas são diferentes, assim A1 é diferente de a1.

 

{ - uma chave esquerda inicia o corpo de cada declaração de classe.

} - uma chave direita termina uma declaração de classe.

 

public static void main( String args[] ) - é o ponto de partida de cada aplicativo Java. Os parênteses depois do identificador main indicam que ele é um bloco de construção do programa chamado método. Declarações de classe Java normalmente contêm um ou mais métodos. Para um aplicativo Java, exatamente um dos métodos deve ser chamado main e ser definido como mostrado no código acima; caso contrário, a JVM não executará o aplicativo. Os métodos são capazes de realizar tarefas e retornar informações quando completam suas tarefas. A palavra-chave void indica que esse método realizará uma tarefa, mas não retornará nenhuma informação ao completar sua tarefa.

 

System.out.println("Welcome to Java Programming!"); - instrui o computador a realizar uma ação - a saber, imprimir string de caracteres contida entre as aspas duplas. Uma string às vezes é chamada de string de caracteres, uma mensagem ou uma string literal.

System.out é conhecido como objeto de saída padrão. System.out permite que aplicativos Java exibam conjuntos de caracteres na janela de comando a partir da qual o aplicativo Java é executado. O método System.out.println exibe ou imprime uma linha de texto na janela de comando. A string entre parênteses é o argumento para o método. Quando System.out.println completa sua tarefa, ele posiciona o cursor de saída ( o local em que o próximo caractere será exibido ) no começo da linha seguinte na janela de comando.

 

Toda a linha incluindo System.out.println, o argumento ("Welcome to Java Programming!") e o ; é uma instrução. Cada instrução termina com um ;

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.