wilsonJR 0 Denunciar post Postado Março 20, 2009 Amigos, td bem ? Estou começando neste ramo de .net e estou com uma certa dificuldade. Utilizo hoje o Visual Studio 2005 e estou trabalhando em um Web Site. Pois bem, neste site existe bando de dados e tal, sendo q estou meio perdido na área de por exemplo, verificar um cpf. Eu utilizava no vb6 uma funcao que ficava num módulo e chamava ela sempre que precisava. Como fazer tal exemplo citado no asp.net ? Vocês poderiam por acaso fazer um exemplo simples, tipo uma funcao para verificar se o nome em determinando "textbox" é igual a "nomeX" e se caso for enviar um response.write, coisa desse tipo. Agora eu gostaria de um passo-a-passo... Criar classe e depois saber chama-la em uma pagina.aspx. Obrigado! Wilson Junior Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
wilsonJR 0 Denunciar post Postado Março 21, 2009 Ae turma consegui e vou informar aqui pra quem tem ou teve o mesmo problema que eu quanto a Classes e/ou Funções, segue: O exemplo a seguir foi feito em um website.net utilizando vb.net Em seu projeto crie uma classe, da seguinte forma: Add New Item --> Class Informe um nome para o arquivo e dê dois cliques para digitar a tal função. Vamos fazer uma função pra pegar o valor de textbox e informar se é igual ou diferente ao que queremos: portanto, segue a função: Public Class NomeIgual Public Function FuncaoNomeIgual(ByVal nome As String) As String Dim temp As String temp = "teste" If temp = nome Then Return "Nome igual" Else Return "Nome diferente" End If End Function End Class Pronto. fizemos a função. Tudo certo, agora vamos testar. Crie uma pagina: Add New Item --> Web Form (default.aspx) mesmo. nesta página adicione 1 TextBox e 1 Button Dê dois cliques em Button digite o seguinte: Dim stgNome As New NomeIgual Response.Write(stgNome.FuncaoNomeIgual(TextBox1.Text)) Pronto! Resolvido. Valeu turma! Agora vou tentar fazer um controle textbox para validação de CPF. Caso consiga, disponibizo aqui. Abs a tds! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Oenning 0 Denunciar post Postado Março 21, 2009 Veja se é algo assim: Validator.cs public class Validator() { public static bool IsValidCPF(string cpf) { Aqui vai seu código de validação, e retorna true ou false. } } Default.aspx.cs public void btnSubmit_Click(object sender, EventArgs e) { if (Validator.IsValidCPF(this.txtCPF.Text)) { Label1.Text = "O CPF informado é valido!"; } else { Label1.Text = "CPF Inválido, tente outro!"; } } Qualquer dúvida, volte a postar! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
wilsonJR 0 Denunciar post Postado Março 21, 2009 Segue código para Validação de CPF onde ele retorna TRUE ou FALSE (Boolean) em VB.Net A função: Public Class ValidaCPF2 Function ValidaCPF(ByVal CPF As String) As Boolean Dim i, a, n1, n2 As Integer CPF = CPF.Replace(".", "").Replace(",", "").Replace("/", "").Replace("-", "") CPF = CPF.Trim If CPF = "" OrElse _ CPF.Trim.Length <> 11 OrElse _ CPF = "11111111111" OrElse _ CPF = "22222222222" OrElse _ CPF = "33333333333" OrElse _ CPF = "44444444444" OrElse _ CPF = "55555555555" OrElse _ CPF = "66666666666" OrElse _ CPF = "77777777777" OrElse _ CPF = "88888888888" OrElse _ CPF = "99999999999" Then Return False End If For a = 0 To 1 n1 = 0 For i = 1 To 9 + a n1 = n1 + Val(Mid(CPF, i, 1)) * (11 + a - i) Next n2 = 11 - (n1 - (Int(n1 / 11) * 11)) If n2 = 10 Or n2 = 11 Then n2 = 0 If n2 <> Val(Mid(CPF, 10 + a, 1)) Then Return False End If Next Return True End Function End Class, Agora adicione na pagina aspx 1 TextBox e 1 Button e acrescente o código abaixo no Button para verficar o CPF: "013.006.000-01" digitado no TextBox1 por exemplo: Dim valida As New ValidaCPF Response.Write(valida.CPFValido(TextBox1.Text)) Isto irá retornar um valor. Lógico que estou colocando este valor para ser escrito na tela. Ai você pode utilizar o If valida.CPFValido(TextBox1.Text)) then ...Faça isso... senao ...isso... end if Só lembrando que o Text pode tem que conter os . . . e o - que o cpf tem. Pronto! Abs a tds! Wilson Junior wjr1@hotlink.com.br Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites