Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Rodrigo Ferri

Uma Linguagem em Português :)

Recommended Posts

Gostaria de propor aos dedicados programadores de PHP da Imasters a construção de um novo jeito para programar. :D

Dilema

Eu amo meu país, idolatro o Brasil. Porém, nós somos relativamente fracos quanto a produção de novas tecnologias.

E eu cansei de recorrer ao inglês e tecnologia americana para programar...

Sugestão

Sugiro que nós, como bons brasileiros, programássemos uma nova linguagem a qual viesse a facilitar nossa programação do dia-a-dia. Uma linguagem em Português-Brasil.

Meu objetivo é que esta linguagem viesse a ser simples, ou seja, fácil de aprender, fácil de usar e cheia de recursos!

Mas não é muito complicado fazer uma nova linguagem?

É complexo!

Poréem... não precisamos criar uma nova linguagem do ZERO.

Andei pesquisando/estudando muito algumas técnicas para a facilitação do nosso desenvolvimento.

Então se torna F Á C I L! :D

Algumas Notas

Eu não quero deter o poder sobre essa linguagem. De modo algum! Esta linguagem merece ser de poder público! Cada um baixa, lê o código, modifica como achar necessário, contribui, etc...

Não vou escrever tuuuudo o que eu acho que deve ser e como vai funcionar pelo fato de que este texto é uma introduçãozinha. Não quero que a leitura do mesmo seja chata. hahahah

A ideia é que todo mundo colabore com alguma coisa que saiba fazer bem. Assim, a linguagem se tornará forte e C O M P L E T A .

Como poderia funcionar esta linguagem?

Eu gostaria de que reuníssemos nesta linguagem toooodo o conhecimento possível de programação!

Cada um colabora com o que sabe de melhor! Sem extresss!

Eu já comecei a fazer alguma coisa como experimento.

Tentei reunir PHP/MySQL/Ajax/JavaScript/Prototype/HTML/Css numa só linguagem! :D

Vai ficar claro se vocês observarem este pequeno exemplo: http://www.mountreal.com.br/vienna/animepe...x.vienna:exibir

E a página original é: http://www.mountreal.com.br/vienna/animeperfect/index.vienna

Ali não exemplifiquei o total poder da linguagem. :)

Mas vai facilitar o entendimento sim ;)

Vienna?

Eu gosto deste nome. Só que ainda não sei se é o ideal para o nosso projeto. Como o projeto é de todos, vocês também podem sugerir um nome bacana. ;)

Como ela é programada?

Usando .htaccess, damos vida a extensão .vienna. ;)

E eu implementei a ideia com a função :exibir, para que possa exibir o código-fonte de um modo organizado.

E todas as funções são escritas em PHP que podem ser complementadas com o auxílio de outra linguagem.

Sobre o código-fonte do Vienna

Os arquivinhos estão pulando de vontade de cair em poder público! hahahah

Só falta vocês manifestarem interesse neles :]

Detalhe

Progamo por hobbie. Não sou muito bom, as vezes peco em muitas coisas por não ter tempo de estudar. Estou cursando Direito, algo que não tem nada a ver com Programação! hahahaha Mas meu objetivo é que a programação em português se torne um Direito para o povo brasileiro :D

Então! Agora é com vocês! Se estiverem interessados comentem aqui e/ou me adicionem no msn: sur.rodrigo@hotmail.com.

Abração :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

você pretende criar um framework brasileiro ou uma linguagem de programação normalizada em português ?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu ao contrário de você, odeio o brasil, tenho vergonha de ser brasileiro, aprendi inglês, resolveu meu problema !

Compartilhar este post

Link para o post

sua ideia nao eh ruim nao,mas primeiro, se você amasse o brasil como diz, nao daria o nome de uma cidade estrangeira, segundo o codigo original dakela pagina ali esta em ingles, como explica isso...?

Compartilhar este post

Link para o post

hahahaha

Tem sim, partes em inglês naquele código para facilitar a leitura.

É! Poderia ser um FrameWork tb.

Entretanto, pode ser chamada de Linguagem pelo fato de:

Conceito de Linguagem

O termo linguagem designa um sistema organizado de símbolos, complexo, extenso e com propriedades particulares que desempenha uma função de codificação, estruturação e consolidação dos dados sensoriais, transmitindo-lhe um determinado sentido ou significado e permitindo ao homem comunicar as suas experiências e transmitir os seus saberes - é, portanto, um sistema de troca de informações. Além desta função de comunicação, a linguagem desempenha ainda outras funções, entre as quais a apelativa, expressiva, descritiva, estética, argumentativa e persuasiva).

Fonte: http://www.knoow.net/ciencsociaishuman/fil...a/linguagem.htm

Não venho criticar se você Splitenzir não gosta do Brasil. :]

A ideia é criar uma linguagem em português-brasil. É dificil organizar sozinho todas as ideias, por isso preciso de opiniões de gente que programa! :D

Vienna

Na realidade, eu comecei o projeto Vienna antes mesmo de ter a ideia de fazer uma linguagem brasileira.

Por isso que ele recebeu este nome! E estou afim de trocar de nome sim.

Acharia legal a gente dar um nome de alguma cidade aqui do Brasil.

;)

E pessoal, desanimem não! Não deixem morrer esta ideia!

Teria orgulho de programar meus sites numa linguagem em português :]

Abração

Compartilhar este post

Link para o post

Você não é o primeiro e nem será o último a propor isso.

Entretanto, aborda os mesmos argumentos que os demais, com diferença em algumas poucas peculiaridades.

Contudo, os argumentos não são convincentes ou coerentes.

Todas as propostas fogem da globalização/internacionalização.

Devido a esses aspectos, de um modo de geral, receberá negação da maioria dos usuários. Dentro ou fora do Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post

Podem fugir da globalização e valorizar a nacionalização! ;)

Vou respeitar sua conclusão.

Mas acho que você deveria ao menos tentar ver a fundo o quão importante seria o projeto para a cultura do nosso país ;)

Uma 'inclusão digital'. Programadores aprendendo a programar sem sair de casa, e o melhor, em sua língua nativa :D

Meu propósito quando postei o tópico não era que vocês seguissem o 'projeto Vienna' e sim fomentar a ideia de um Movimento Social de Programadores Brasileiros para criarem uma linguagem eficiente em Português-Brasil.

Pense nisso ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Primeiramente peço que não entenda as respostas como retaliação ou muito menos uma zombação, apesar de serem negativas.

Não é apenas um ponto de vista pessoal, mas profissional também. Minha opinião também não vale mais do que a de qualqeur outro.

Entretanto, não faz sentido o que está propondo, mesmo estando em fase de rascunhos, não faz sentido. Não tem utilidade.

O tempo mínimo para desenvolver um framework é de 3 à 5 anos, para torná-lo funcional (sem uma documentação completa)

Tempo para desenvolver uma linguagem de programação documentada é de 10 à 20 anos (depende do tamanho da equipe e diversos outros fatores)

Tempo para aprender inglês é de 6 à 12 meses (vivendo num páis cujo idioma nativo seja inglês). Ou de 1 à 2 anos num país que não tenha inglês.

Contraponha às indagações para criar um consenso, independetemente de ser comercial, open-source ou meramente um hobbie.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei da argumentação! Realmente, pelo seu ponto de vista, a história deveria parar por aqui.

Mas faz sentido sim cara, pelo lado cultural e social! ;)

A utilidade seria simplificar a programação.

Simplificar com português? Não! Com uma estrutura legal.

Existem muitas linguagens, que complicam, ao invés de simplificar. Quanto mais complicado, mais recursos se tem. Mas para uma programação WEB, nem sempre precisa-se de milhares de linhas para fazer uma coisa.

;)

Legal iniciarmos uma discussão.

Mas realmente, você tem uma argumentação realista.

Eu, uma idealista. hahahaha

Observação: Meus argumentos acima fugiram do Foco central ( Linguagem em Português ), mas são realistas.

Vou exemplificar o que eu quis dizer:

Exemplo

<?

if($a == 1){

echo "<script> alert('Você vai ser redirecionado pro Google '); window.location = ('http://www.google.com.br');</script>";
}

?>

se tornar

<?

se($a == 1){

alertar('Você está sendo redirecionado pro google');
	  redirecionar('http://www.google.com.br');

}

?>

Eu entendo, que esse segundo método reduziria minhas horas de programação! Economizando meus esforços, e aumentando minha produtividade.

E o melhor, isso numa linguagem em português-brasil o que facilitaria o debug, pela fácil leitura e entendimento.

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que estou entendendo, os motivos são:

- dificuldade somente para quem não entende inglês (ok compreendo)

- valorização da cultura (nao vejo motivo)

A documentação do PHP, por exemplo, possui versões em diversos idiomas.

Existem muitas linguagens, que complicam, ao invés de simplificar. Quanto mais complicado, mais recursos se tem. Mas para uma programação WEB, nem sempre precisa-se de milhares de linhas para fazer uma coisa.

exatamente, porém, a sua proposta entra em desencontro com o conceito.

Para traduzir nomes de funções e métodos é preciso de um compilador terceiro (third-party).

Um compilador em cima de outro compilador apenas para traduzir a nomenclatura nativa aumentaria a quantidade de processos desnecessários.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, essa coisa de ser em portugues nao sei nao, mas esse negócio de juntar tudo num só framework, poder manipular diferentes tecnologias de maneira, simples, facil e limpa é uma boa idéia! O que voces acham?

Compartilhar este post

Link para o post

Sou novo nessa árae mas acredito que a ideia é boa pois tendo conciencia do nivel de estudo da maioria dos brasileiros, muitos encontram dificuldade para aprender a programar...

Um conselho se pretende mesmo tocar a frente esse seu projeto reuna pessoas que compartilhem das mesmas ideias...

A dois pontos a serem pensados no meu ponto de vista

O primeiro desenvolver uma linguagem web para atrair novos programadores fazendo a tao inclusão digital?

Ou criar uma linguagem poderosa reunindo os conceitos citados por você Rodrigo.

Ambas exigirão muito trabalho e uma equipe dedica pode levar anos ate sair uma beta hehehe.

Primeiro elabore seu projeto depois o apresente a sua "equipe" para debatelo. A mais importante de tudo convença algum professor universitario a pelo menos supervisionar o projeto pois fica mais facil obter patrocinios. Existe até um fundo federal que anda distribuindo dinheiro a fim de construir tecnologias uteis e que tenhão um impacto na nossa sociedade acho que é o FINEP.

Por enquanto ainda é uma Utopia essa sua ideia ;) Mas não desista já vi em muitas revistas empresas grandes patrocinarem projetos e é possivel ate descolar uma verba federal para esse fim, tudo vai da viabilidade do projeto.

Compartilhar este post

Link para o post

man... tem uma desas ja ^^ ... nome eh logic basic ... tenho um amigo q ja deu uma estudada nela ... mas sei la ... se quise pergunta alguma coisa pra ele sobre como eh e tal ... ele tah aqui no forum.... procura por sipmann ... ele deve tah la pelo forum de ASP e C++ ...

O Logic Basic é uma linguagem de programação em português para facilitar o desenvolvimento de programas no ambiente Windows, e por isso é uma ferramenta ideal para desenvolver a lógica de programação em crianças, jovens e adultos iniciantes em computação, e para programadores profissionais que desejam desenvolver programas com maior rapidez e facilidade, sendo uma linguagem ideal para escolas, universidades, cursos de informática e também para empresas que necessitem de uma linguagem de alta produtividade. Com o Logic Basic você poderá desenvolver qualquer tipo de programa, desde programas comerciais até jogos. Possui um utilitário para executar programas compilados (que não podem ser lidos por editores de texto), permitindo que o programador instale os programas em outros computadores sem a necessidade de instalação do Logic Basic.

O Logic Basic é totalmente em português, possuindo comandos bastante simples, mas que executam poderosas rotinas que seriam complexas de se desenvolver em outras linguagens.

O Logic Basic possui duas versões distintas: Free e Profissional, sendo que a primeira é totalmente gratuíta, mas apresenta uma pequena caixa de publicidade na parte superior da janela de código; e a segunda é uma versão mais direcionada para programação profissional, possuindo mais recursos que a versão free.

Compartilhar este post

Link para o post

pelo que estou entendendo, os motivos são:

- dificuldade somente para quem não entende inglês (ok compreendo)

- valorização da cultura (nao vejo motivo)

A documentação do PHP, por exemplo, possui versões em diversos idiomas.

exatamente, porém, a sua proposta entra em desencontro com o conceito.

Para traduzir nomes de funções e métodos é preciso de um compilador terceiro (third-party).

Um compilador em cima de outro compilador apenas para traduzir a nomenclatura nativa aumentaria a quantidade de processos desnecessários.

Concordo com o amigo.

Outra coisa, a framework ou linguagem ficaria amarrada somente aos que falam o idioma português, quando sabemos que a língua oficial da programação é o inglês. Isso resultaria em uma não aceitação da linguagem, tanto por brasileiros como por estrangeiros.

Hoje em dia, muitos criam suas próprias classes e métodos em português. Mas isso só ajuda o próprio programador que conhece o seu trabalho.

Se hoje eu tivesse tempo para desenvolver um framework, eu escreveria todos os métodos, classes, variáveis etc... em inglês. Isso facilita a interação com a comunidade mundial.

Eu também amo o Brasil e a nossa língua, mas creio que deveriamos nos focar em aprender mesmo o inglês e estarmos capacitados cada vez mais.

Continuo nomeando minhas variáveis, métodos e classes em português mesmo, isso facilita a minha leitura e a dos outros da equipe de trabalho.

Hoje eu utilizo alguns componentes escritos por brasileiros cujos comandos estão em inglês (inclusive os comentários e documentação), este é um padrão internacionalmente aceito, não é uma questão de cultura e sim de praticidade e companheirismo. Se fizermos uma linguagem em português estaremos privando o resto do mundo de a utilizá-la.

Em questão de cultura, nós temos o Visualg (portugol) que auxilia os estudantes no apredizado de algoritmos.

Agora a idéia de fazer um Framework com diversas tecnologias unidas me parece interessante! Mas seria melhor fazer em inglês mesmo, não por cultura mas por praticidade.

Escrever em inglês e disponibilizar o código para toda a comunidade mundial, fará com que tecnologia fique mais poderosa (Não estou dizendo que não somos capazes, estou dizendo que quanto mais cabeças pensando: melhor).

Moramos todos no mesmo planeta e a maioria(para não dizer todos) dos programadores ao redor do mundo optaram pelo idioma inglês. Somos patriotas quando utilizamos uma linguagem de programação em inglês, pois mostra que mesmo distante falamos um mesmo idioma, o idioma adotado pela comunidade de programadores, independente se os países que falam esta lingua são ricos, pobres, ladrões ou assassinos.

Pensem nas tecnologias que emergiram graças à este conceito: Linux, PHP, OpenOffice, etc...

Mas de qualquer forma, gostei da iniciativa.

Compartilhar este post

Link para o post

Vienna

Na realidade, eu comecei o projeto Vienna antes mesmo de ter a ideia de fazer uma linguagem brasileira.

Por isso que ele recebeu este nome! E estou afim de trocar de nome sim.

Acharia legal a gente dar um nome de alguma cidade aqui do Brasil.

"Vitória" kkk do Espirito santo..

Gostei da argumentação! Realmente, pelo seu ponto de vista, a história deveria parar por aqui.

Mas faz sentido sim cara, pelo lado cultural e social! ;)

A utilidade seria simplificar a programação.

Simplificar com português? Não! Com uma estrutura legal.

;)

Legal iniciarmos uma discussão.

Mas realmente, você tem uma argumentação realista.

Eu, uma idealista. hahahaha

Observação: Meus argumentos acima fugiram do Foco central ( Linguagem em Português ), mas são realistas.

Vou exemplificar o que eu quis dizer:

Exemplo

<?

if($a == 1){

echo "<script> alert('Você vai ser redirecionado pro Google '); window.location = ('http://www.google.com.br');</script>";
}

?>

se tornar

<?

se($a == 1){

}

?>

Eu entendo, que esse segundo método reduziria minhas horas de programação! Economizando meus esforços, e aumentando minha produtividade.

E o melhor, isso numa linguagem em português-brasil o que facilitaria o debug, pela fácil leitura e entendimento.

Bom não entendo muito de programação, então vou colocar uma dúvida.

Se irá mexer no código fonte, ex:

<?

se($a == 1){

}

?>

iria interferir na leitura dos navegadores? ou não há necessidade deles reconhecerem esta leitura? e será interpretada por como?

é vcs teriam uma tremenda dor de kbç se fossem tentar criar uma nova "linguagem"

más se você estiver disposto a se aprofundar nessa ideia, eu sugiro a criação de um programa "Code" onde só irá programar com ele e que seja direcionado ao público Brasileiro, onde você desenvolve o programa com as funcionalidade de interpretar algumas palavras chaves descritas em português pelo desenvolvedor, e ter uma opção para "Transformar em php" que irá fazer com que todo código escrito corretamente, compreendido através de um bancodedados no programa seja escrita da maneira correta a linguagem PHP ou qualquer outra definida.

Mesmo asssim.. seria práticamente "monstruoso" para desenvolver esse programa.. imagine a linguagem em br! vixi.. pois com a linguagem você irá deixar de desfrutar de muitos recursos que utilizam e interpretam as linguagens padrões reconhecidas.

------------------------------------------------------------------------------------------------

Bom galera, eu não entendo bulufas de programação, espero não ter expressado "besteiras" .. más é isso ai visto na lógica.

Grande abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Amigo.. de que vale criar uma linguagem de programação só por que alguns brasileiros tem dificuldade de aprender inglês?

Uma linguagem, pra crescer, precisa de colaboradores, no mundo todo. Agora me diz.. você acha mais fácil o resto do mundo aprender português pra usar a SUA linguagem de programação ou você acha mais eficiente você aprender a lingua que o resto do mundo fala para poder trabalhar com uma ferramenta realmente eficiente e estruturada?

Se você quer valorizar a cultura brasileira existem centenas de outros caminhos pra fazer isso... Mas te garanto que você não vai chamar a atenção de ninguém, seja do governo ou da "elite", criando uma linguagem de programação em português.

Você quer fazer uma coisa fácil de usar, mas que não vai vingar por ser usada por poucos... Compara quantos programadores existem no brasil em relação a quantos programadores falam inglês?

Entenda o que eu estou querendo dizer: o insano da sua idéia não é fazer uma linguagem de programação, é achar que ela vai dar certo e vai ser considerada uma "valorização de cultura" tão grande assim. ;)

Acredite... Aprenda inglês.. é mais barato, fácil, rápido e ainda vai te ajudar a poder espalhar pelo mundo a sua tão valorizada cultura.

Mas, o tempo é seu...

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Uma linguagem, pra crescer, precisa de colaboradores, no mundo todo.

Esse é o ponto que destrói o projeto ;).

O fato de ser em português, alemão, inglês.. é o de menos.

Além disso, teria que ser algo bem inovador, e aqui no Brasil o espirito empreendedor não é muito visivel.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.