Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Bruno_Ferreira

[Resolvido] Conexão com banco de dados sql Server 2000

Recommended Posts

Boa Tarde galera!!!

Estou precisando fazer uma conexão com banco de dados SQL Server 2000 utilizando C#, acontece que eu acho uma cambada de tutorial ensinando a conectar a um banco Access e nada de SQL Server 2000.

Tentei inclusive adicionar indo em Data >> Add New Data Source >> Data Base >> New Connection >> Change... mas as únicas opções que eu encontro lá são Microsoft Access dataBase file e Microsoft SQL Server DataBase File, conectando diretamente ao arquivo de dados, mas não tenho como simplesmente adicionar o banco de dados.

Como faço isso?

valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde galera!!!

Estou precisando fazer uma conexão com banco de dados SQL Server 2000 utilizando C#, acontece que eu acho uma cambada de tutorial ensinando a conectar a um banco Access e nada de SQL Server 2000.

Tentei inclusive adicionar indo em Data >> Add New Data Source >> Data Base >> New Connection >> Change... mas as únicas opções que eu encontro lá são Microsoft Access dataBase file e Microsoft SQL Server DataBase File, conectando diretamente ao arquivo de dados, mas não tenho como simplesmente adicionar o banco de dados.

Como faço isso?

valeu!!!

Vamos lá.. primeiramente existem 2 métodos de conex"ao com o SQL Server.

1 - Integrated Security - Autenticação pelo Windows

2 - SQL Server authentication - Usando Login e senha definido no SQL Server.

Neste site você encontra a ConnectionString para ambos:

http://www.connectionstrings.com/sql-server

Standard Security

Data Source=myServerAddress;Initial Catalog=myDataBase;User Id=myUsername;Password=myPassword;

Integrated Security

Data Source=myServerAddress;Initial Catalog=myDataBase;Integrated Security=True;

Vamos ao código

SQLConnection sqlconn = new SQLConnection("SUA CONNECTIONSTRING AQUI");
SQLCommand sqlCmd = new SqlCommand();
sqlCmd.Connection = sqlconn;
sqlCmd.CommandType = CommandType.Text;
sqlCmd.Text = "SELECT * FROM Table 1";
sqlConn.Open();
GridView1.DataSource = sqlCmd.ExecuteReader(CommandBehavior.CloseConnection);
GridView1.DataBind();
sqlConn=null;
sqlCmd=null;

Se n me falha a memória é assim..

Isso p você preencher uma GridView.. é o básicão.

Eu publiquei um artigo no meu site falando sobre MySQL e VS

http://www.insidedotnet.com.br/ViewArticle.aspx?aid=21

No final do artigo mostra uma conexão com o MySQL, que é a mesma coisa para SQLServer, só que ao invés de ser MySqlConnectio, MySqlCommand, será SqlConnection, SqlCommand.

Espero ter ajudado.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

valeu andré, via string no próprio código é até melhor, ainda mais pra dar manutenção depois.

Só uma dúvida: no caso, o endereço do servidor em Data Source seria como exatamente? o endereço ip do servidor, do arquivo de dados principal do banco (.mdf) ou o que? poderia colocar um exemplo de código preenchido aí? valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Para acessar o SQLServer Express da minha maquina eu uso essa string:

Data Source=NOTE-OENNING\SQLEXPRESS;Initial Catalog=meu_site_db;User Id=oenning;Password=senha_secreta;

Compartilhar este post

Link para o post

Data Source=NOTE-OENNING\SQLEXPRESS;Initial Catalog=meu_site_db;User Id=oenning;Password=senha_secreta;

Valeu Oenning mas acontece que o banco fica em outra máquina, um servidor mesmo, então não sei exatamente como eu aponto pra ele, ainda mais que o banco de dados em questão é SQL Server 2000.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Oenning mas acontece que o banco fica em outra máquina, um servidor mesmo, então não sei exatamente como eu aponto pra ele, ainda mais que o banco de dados em questão é SQL Server 2000.

Data Source=IPDAMAQUINA\SQLEXPRESS;Initial Catalog=meu_site_db;User Id=oenning;Password=senha_secreta;

Notq eu no SQL Server você tem q estar com a opção de permitir conexões remotas habilitada.

Abra o Surface do SQL Server Express e vá na opções. Lá tem conections. habilite TCP/IP

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Data Source=IPDAMAQUINA\SQLEXPRESS;Initial Catalog=meu_site_db;User Id=oenning;Password=senha_secreta;

Notq eu no SQL Server você tem q estar com a opção de permitir conexões remotas habilitada.

Abra o Surface do SQL Server Express e vá na opções. Lá tem conections. habilite TCP/IP

Abraços

valeu André o caso é que o SQL é o 2000, então em Data Source o que eu usaria? IPDAMAQUINA\SQL2000?

Compartilhar este post

Link para o post

Abraços

valeu André o caso é que o SQL é o 2000, então em Data Source o que eu usaria? IPDAMAQUINA\SQL2000?

Data Source=IPDAMAQUINA\INSTÂNCIA DO SQL SERVER;

No caso, se a instância for padrão, coloque somente o IP.

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu André!!!

como tava difícil pegar o IP ou o HostName da máquina coloquei apenas o nome da instancia e funcionou, aparentemente a instancia é padrão do servidor.

Valeu!!!

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu André!!!

como tava difícil pegar o IP ou o HostName da máquina coloquei apenas o nome da instancia e funcionou, aparentemente a instancia é padrão do servidor.

Valeu!!!

Sim Bruno, quando você instala o SQL Server 2005 Express, automaticamente ele cria uma instância com o nome SQLEXPRESS

Abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.