Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Junior Galvão

convencer meu chefe!

Recommended Posts

Bem pessoal, eu sou programador PHP , e Java ( java marromenos =D)...

E agora, a empresa que eu trabalho vai começar a entrar em projetos realmente grandes, e com equipe distribuída (designer em outro local físico)....

Daí faz 1 tempo que eu to kerendo convencer meu chefe pra gente começar a fazer as implementações em Java (Por favor, quando eu digo Java é Jsp , servlets etc...), só q o cidadão é meio cabeça dura...

Daí eu to pensando em bolar um documento com as vantagens de se trabalhar com Java ao invés de PHP nessa situação.. Eu sei q cada linguagem tem suas peculiaridades , vantagens e desvantagens, só que eu queria a opinião de quem entende mais que eu, entendo que a curva de aprendizado do Java é mais alta que a do PHP, mais creio que pode ser um investimento a longo prazo..

Alguém pode me mostrar vantagens do Java encima do PHP? E virse-versa?

PS: Tempo não vai ser problema agora de início, pois são projetos da própria empresa e vou ter tempo pra ir melhorando no Java...

Agradeço qualquer ajuda!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Junior, segue minha opinião em relação Java vs PHP

 

- Java contém um ambiente mais "organizado" para o desenvolvimento e manutenção, como podemos notar a utilização de pacotes de trabalho.

- Linguagem compilada, ao invés de interpretada.

- Ao trabalhar com sistemas corporativos temos o J2EE que agregra infinidades de melhorias para o negócio, sendo essas melhorias no tempo de acesso ao banco de dados, até a integração com outros sistemas legados, sistema de mensagem, pool de recursos, segurança integrada ao application server, dependendo do application server ja vem com opção de clusterização, workflow e outras infinidades que podem ser observadas estudando o J2EE.

 

Mas como tudo nessa vida não são flores, posso lhe afirmar que dependendo da complexidade de suas telas você irá ter muito trabalho com o JSP.

 

No seu caso recomendo utilizar J2EE, por se tratar de um sistema que irá ser de grande porte, com alguma tecnologia RIA, como o adobe flex.

 

Um grande abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Junior, segue minha opinião em relação Java vs PHP

 

- Java contém um ambiente mais "organizado" para o desenvolvimento e manutenção, como podemos notar a utilização de pacotes de trabalho.

- Linguagem compilada, ao invés de interpretada.

- Ao trabalhar com sistemas corporativos temos o J2EE que agregra infinidades de melhorias para o negócio, sendo essas melhorias no tempo de acesso ao banco de dados, até a integração com outros sistemas legados, sistema de mensagem, pool de recursos, segurança integrada ao application server, dependendo do application server ja vem com opção de clusterização, workflow e outras infinidades que podem ser observadas estudando o J2EE.

 

Mas como tudo nessa vida não são flores, posso lhe afirmar que dependendo da complexidade de suas telas você irá ter muito trabalho com o JSP.

 

No seu caso recomendo utilizar J2EE, por se tratar de um sistema que irá ser de grande porte, com alguma tecnologia RIA, como o adobe flex.

 

Um grande abraço.

 

Muito obrigado pela sua resposta Sublyer...

Alguns termos citados por você eu ainda não conheço, vou estudá-los melhor e anexar ao meu documento...

Grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

jogando peso na outra bandeja da balança:

 

 

[emotive summary]

As argumentações dependerão do tipo de projeto.

 

Se for desenvolver games para celulares, robôs, forno-mcroondas, carros, aviões, relógio de pulso, chipsets.. JAVA com certeza..

 

Se for aplicativo simples como cadastro de clientes, controle serviços, contabilidade, recursos humanos, produtos, etc.. PHP tem maior vantagem

 

Quando se fala em "projeto grande", logo pensam:

 

projeto grande

- banco oracle (ultima versão, mesmo que não vá utilizar nem 20% dos recursos.)

- JAVA (dos mais pesado e cheio de recursos)

- servers (o mais caro que tiver, não importa nem se for da microsoft)

- profissionais qualificados para desenvolvimento e manutenção (com curso superior de qualquer coisa..)

- documentação de 5 mil páginas (quanto mais complicado melhor.. se for em hebraico então!!)

- custo total do projeto (contando os atrasos ??)

- prazo (sem contar os atrasos previstos e imprevistos, 18 meses no mínimo só pra parecer que é algo grande e complicado)

 

brincadeiras à parte, é assim que eu responderia se você me apresentasse uma proposta dessas.

 

Tenho um pouco de conhecimento técnico mas atualmente sou empresário, portanto, me preocupo com o lado financeiro.

Como seu chefe, eu questionaria os temas da proposta e faria uma consulta a outros profissionais para fazer uma comparação.

Para uma empresa, o custo e prazo são importantes tanto quanto a funcionalidade e qualidade.

O prazo é fundamental. Um simples atraso de 1 mês acarreta em perda de credibilidade e competividade no mercado. Isso acontece praticamente em todas as companhias de IT que iniciam "esses projetos grandes".

 

Outras ferramentas como o PHP, MySQL podem fazer o mesmo "projeto grande" sem gerar custos excessivos. Mas não quer dizer necessariamente o utilziando PHP terá menos custos. Tudo dependerá da capacidade profissional dos envolvidos. Você pode montar uma equipe para desenvolver tudo usando mysql, php, linux, etc.. e ter problemas com prazos e compromissos. Isso lhe trará prejuízos irreparáveis.

O mesmo pode acontecer se escolher JAVA. Se não possuir uma equipe profissional terá os custos dos prejuizos contabilizados com os gastos essenciais.

 

Durante o desenvolvimento (irrelevando quais ferramentas está usando), se acontecer algum problema, o gerente do projeto terá que justificar falhas segundo argumentações explicadas nas propostas e documentações.

Num exemplo prático, vamos supor que o projeto seja usado JAVA.

No decorrer do percurso, por alguma eventualidade um programador sai do projeto. Como vai repor ? O projeto não pode parar, o prazo está estourando e ainda precisa treinar um substituto. O novo programador não possui muita experiência, o projeto já está numa fase complicada de desenvolvimento, o prazo estourando, e pra não complicar começar a fazer gambiarras pra todo lado.. enfim... uma cena típica em qualquer empresa IT.

 

Isso aí não é nem a ponta do iceberg.

 

 

 

[rational summary]

 

Resumindo, não importa a ferramenta. Se possuir uma equipe responsável será bem sucedido.

O material será voltado para uma pessoa que não entende nada sobre assuntos técnicos, portanto, na sua proposta, não foque-se somente em aspectos técnicos. Trabalhe no marketing do produto que você tem a oferecer ao seu chefe, exortando os prós e contras de modo objetivo e simples. O importante é transmitir confiança para que ele tenha segurança no investimento.

 

pergunta ao autor do topico:

se você fosse o chefe, qual dos resumos (summary) leria por completo ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto mais do ambiente Java. Vejo vantagens no uso de bons frameworks, elegância na utilização de Padrões de projeto, portabilidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

jogando peso na outra bandeja da balança:

 

 

[emotive summary]

As argumentações dependerão do tipo de projeto.

 

Se for desenvolver games para celulares, robôs, forno-mcroondas, carros, aviões, relógio de pulso, chipsets.. JAVA com certeza..

 

Se for aplicativo simples como cadastro de clientes, controle serviços, contabilidade, recursos humanos, produtos, etc.. PHP tem maior vantagem

 

Quando se fala em "projeto grande", logo pensam:

 

projeto grande

- banco oracle (ultima versão, mesmo que não vá utilizar nem 20% dos recursos.)

- JAVA (dos mais pesado e cheio de recursos)

- servers (o mais caro que tiver, não importa nem se for da microsoft)

- profissionais qualificados para desenvolvimento e manutenção (com curso superior de qualquer coisa..)

- documentação de 5 mil páginas (quanto mais complicado melhor.. se for em hebraico então!!)

- custo total do projeto (contando os atrasos ??)

- prazo (sem contar os atrasos previstos e imprevistos, 18 meses no mínimo só pra parecer que é algo grande e complicado)

 

brincadeiras à parte, é assim que eu responderia se você me apresentasse uma proposta dessas.

 

Tenho um pouco de conhecimento técnico mas atualmente sou empresário, portanto, me preocupo com o lado financeiro.

Como seu chefe, eu questionaria os temas da proposta e faria uma consulta a outros profissionais para fazer uma comparação.

Para uma empresa, o custo e prazo são importantes tanto quanto a funcionalidade e qualidade.

O prazo é fundamental. Um simples atraso de 1 mês acarreta em perda de credibilidade e competividade no mercado. Isso acontece praticamente em todas as companhias de IT que iniciam "esses projetos grandes".

 

Outras ferramentas como o PHP, MySQL podem fazer o mesmo "projeto grande" sem gerar custos excessivos. Mas não quer dizer necessariamente o utilziando PHP terá menos custos. Tudo dependerá da capacidade profissional dos envolvidos. Você pode montar uma equipe para desenvolver tudo usando mysql, php, linux, etc.. e ter problemas com prazos e compromissos. Isso lhe trará prejuízos irreparáveis.

O mesmo pode acontecer se escolher JAVA. Se não possuir uma equipe profissional terá os custos dos prejuizos contabilizados com os gastos essenciais.

 

Durante o desenvolvimento (irrelevando quais ferramentas está usando), se acontecer algum problema, o gerente do projeto terá que justificar falhas segundo argumentações explicadas nas propostas e documentações.

Num exemplo prático, vamos supor que o projeto seja usado JAVA.

No decorrer do percurso, por alguma eventualidade um programador sai do projeto. Como vai repor ? O projeto não pode parar, o prazo está estourando e ainda precisa treinar um substituto. O novo programador não possui muita experiência, o projeto já está numa fase complicada de desenvolvimento, o prazo estourando, e pra não complicar começar a fazer gambiarras pra todo lado.. enfim... uma cena típica em qualquer empresa IT.

 

Isso aí não é nem a ponta do iceberg.

 

 

 

[rational summary]

 

Resumindo, não importa a ferramenta. Se possuir uma equipe responsável será bem sucedido.

O material será voltado para uma pessoa que não entende nada sobre assuntos técnicos, portanto, na sua proposta, não foque-se somente em aspectos técnicos. Trabalhe no marketing do produto que você tem a oferecer ao seu chefe, exortando os prós e contras de modo objetivo e simples. O importante é transmitir confiança para que ele tenha segurança no investimento.

 

pergunta ao autor do topico:

se você fosse o chefe, qual dos resumos (summary) leria por completo ?

 

 

A mais pura verdade.Sem contar que projetos assim sempre ultrapassam as metricas.Depende da sua equipe de desenvolvimento.

Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

jogando peso na outra bandeja da balança:

 

 

[emotive summary]

As argumentações dependerão do tipo de projeto.

 

Se for desenvolver games para celulares, robôs, forno-mcroondas, carros, aviões, relógio de pulso, chipsets.. JAVA com certeza..

 

Se for aplicativo simples como cadastro de clientes, controle serviços, contabilidade, recursos humanos, produtos, etc.. PHP tem maior vantagem

 

Quando se fala em "projeto grande", logo pensam:

 

projeto grande

- banco oracle (ultima versão, mesmo que não vá utilizar nem 20% dos recursos.)

- JAVA (dos mais pesado e cheio de recursos)

- servers (o mais caro que tiver, não importa nem se for da microsoft)

- profissionais qualificados para desenvolvimento e manutenção (com curso superior de qualquer coisa..)

- documentação de 5 mil páginas (quanto mais complicado melhor.. se for em hebraico então!!)

- custo total do projeto (contando os atrasos ??)

- prazo (sem contar os atrasos previstos e imprevistos, 18 meses no mínimo só pra parecer que é algo grande e complicado)

 

brincadeiras à parte, é assim que eu responderia se você me apresentasse uma proposta dessas.

 

Tenho um pouco de conhecimento técnico mas atualmente sou empresário, portanto, me preocupo com o lado financeiro.

Como seu chefe, eu questionaria os temas da proposta e faria uma consulta a outros profissionais para fazer uma comparação.

Para uma empresa, o custo e prazo são importantes tanto quanto a funcionalidade e qualidade.

O prazo é fundamental. Um simples atraso de 1 mês acarreta em perda de credibilidade e competividade no mercado. Isso acontece praticamente em todas as companhias de IT que iniciam "esses projetos grandes".

 

Outras ferramentas como o PHP, MySQL podem fazer o mesmo "projeto grande" sem gerar custos excessivos. Mas não quer dizer necessariamente o utilziando PHP terá menos custos. Tudo dependerá da capacidade profissional dos envolvidos. Você pode montar uma equipe para desenvolver tudo usando mysql, php, linux, etc.. e ter problemas com prazos e compromissos. Isso lhe trará prejuízos irreparáveis.

O mesmo pode acontecer se escolher JAVA. Se não possuir uma equipe profissional terá os custos dos prejuizos contabilizados com os gastos essenciais.

 

Durante o desenvolvimento (irrelevando quais ferramentas está usando), se acontecer algum problema, o gerente do projeto terá que justificar falhas segundo argumentações explicadas nas propostas e documentações.

Num exemplo prático, vamos supor que o projeto seja usado JAVA.

No decorrer do percurso, por alguma eventualidade um programador sai do projeto. Como vai repor ? O projeto não pode parar, o prazo está estourando e ainda precisa treinar um substituto. O novo programador não possui muita experiência, o projeto já está numa fase complicada de desenvolvimento, o prazo estourando, e pra não complicar começar a fazer gambiarras pra todo lado.. enfim... uma cena típica em qualquer empresa IT.

 

Isso aí não é nem a ponta do iceberg.

 

 

 

[rational summary]

 

Resumindo, não importa a ferramenta. Se possuir uma equipe responsável será bem sucedido.

O material será voltado para uma pessoa que não entende nada sobre assuntos técnicos, portanto, na sua proposta, não foque-se somente em aspectos técnicos. Trabalhe no marketing do produto que você tem a oferecer ao seu chefe, exortando os prós e contras de modo objetivo e simples. O importante é transmitir confiança para que ele tenha segurança no investimento.

 

pergunta ao autor do topico:

se você fosse o chefe, qual dos resumos (summary) leria por completo ?

 

todos?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem... Na verdade eu sou o que podem chamar de "Euquipe" (pelo menos até o presente momento).

A Equipe somos eu e 1 Designer, não sei ainda como será na implementação do novo projeto...

+ pelas opiniões de vcs percebo que realmente é melhor pular pro java quando ja estiver dominando legal...

Por hora vou seguindo com o bom e velho PHP e vou sempre estudando Java...

Quando ja me sentir seguro com java assim como me sinto com PHP eu faço a proposta...

Obrgado pelas opiniões!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu gosto mais do ambiente Java. Vejo vantagens no uso de bons frameworks, elegância na utilização de Padrões de projeto, portabilidade.

Bem quem trabalha com Classes no PHP, tipo EU..., sabe que classes do php5 são elegantes, se você adquirir um bom framework como o Zend tambem terá otimos resultados e ELEGANCIA, otimas dicas no site oficial, e com Zend tambem terá PADRONIZAÇÃO.

 

Sem duvida JAVA é muito bom, mas o PHP esta mudando e para melhor, garanto que se você der uma chance terá otimos resultados.

 

Não estou desmerecendo o JAVA, mas estou mostrando que o PHP não esta tão atraz assim, o PHP e o JAVA ja quase batem de frente, porem PHP é mais barato, então... acho que esse é o motivo do cabeça dura do teu chefe preferir PHP, não???

 

Falow abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, bom em relação ao PHP que é uma ótima linguagem eu acredito que o J2EE tem recursos muito favoraveis ao desenvolvimento, como por exemplo a utilização do EJB 3, que facilita muito o trabalho em ambientes de grande desempenho.

 

Neste caso eu aconselho o J2EE, mas irá depender muito do conhecimento da equipe na Plataforma, o que vai ocasionar em um elevado tempo de aprendizado.

 

Um grande abraço, após concluído o projeto, posta pra gente como foi a experiência, lições aprendidas pra que todos possam compartilhar deste aprendizado.

 

Um grande abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.