Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Jair Humberto

[Resolvido] problemas ao tentar instalar a PDO

Recommended Posts

Galera alguém tem experiência ao instalar a PDO?

instalei na minha máquina o MySQL, o Apache, e baixei o pacote separado do PHP e configurei manualmente.

versões

apache 2.2

PHP 5.2.9-1-win32

Mysql 5.1.33-community

segundo instruções do site php.net, eu deveria descomentar as seguintes linhas no PHP.ini:

extension=php_pdo.dll

extension=php_pdo_mysql.dll

mais as extensões de bancos que eu necessitasse, no caso só preciso do mysql.

também editei a seguinte linha

display_startup_errors = On

estava Off. Ao reiniciar o servidor Apache, o PHP me traz a seguinte mensagem de erro:

---------------------------

Warning

PHP Startup: Unable to load dynamic library 'C:\php\ext\php_pdo_mysql.dll' - Não foi possível encontrar o módulo especificado.

OK

Porém, a dll está lá.

Antes, o diretório de extensões estava em arquivos de programas. Então estava dando mensagem de erro até ao iniciar a php_pdo.dll

e ao tentar rodar um código com essa classe dava Class 'PDO' Not found. Ao mudar o diretorio das extensões para 'C:\php\ext' a php_pdo

passou a funcionar, porém, a php_pdo_mysql que está no mesmo diretório, não funciona. Já verifiquei todos os caracteres, inclusive copiei

o nome do arquivo e pus no php.ini mas não adianta. Engraçado que ao tentar registrar essa dll também dá um erro parecido

em LoadLibrary, e dá como se não estivesse encontrado o módulo especificado.

Descomentei mais duas linhas:

extension=php_mysql.dll

extension=php_mysqli.dll

e dá o mesmo erro também para essas extensões ao reiniciar o apache. Agora, depois de mudar o diretório das extesões,ao tentar rodar um código que usa a PDO, a mensagem mudou para:

Fatal error: Uncaught exception 'PDOException' with message 'could not find driver' in C:\Projetos\Web\index.php:3 Stack trace: #0 C:\Projetos\Web\index.php(3): PDO->__construct('mysql:host=loca...', 'usuario', 'senha') #1 {main} thrown in C:\Projetos\Web\index.php on line 3

Eu pensei que fosse problema no MYSQL, então parei e exclui o serviço, desinstalei o MYSQL, deletei todas as suas pastas, reiniciei o computador, reinstalei

novamente o MYSQL, mas o erro continua. E o MySQL funciona normalmente.

Alguém já teve esse problema?

Se alguém SOUBER e puder responder eu agradeço imensamente

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, já consegui resolver o problema.

cara tu posta no forun paras pessoas verem e " eu ja consegui resolver o problema" nao resolveu meu problema... desculpe a grosseria.. se alguem poder me dizer como fazer para instalar esse PDO, por favor..

Compartilhar este post

Link para o post

A PDO é nativa do PHP, logo suas DLL's (no caso Windows) já estão dentro da pasta ext.

Se o banco de dados funciona normal no seu servidor através de mysql_query() significa que a configuração de path no PHP.INI está certa, já que essa função função requer uma DLL (php_mysql.dll).

Já a PDO, funciona em duas vias.

Primeiro você deve habilitar a php_pdo.dll que é a PDO em si. E depois habilitar individualmente cada uma das DLL's dos adaptadores que você quer usar. Para o MySQL, por exemplo, a biblioteca é a php_pdo_mysql.dll.

Habilite as duas, reinicie o servidor e utilizar segundo o manual

Compartilhar este post

Link para o post

Eu desinstalei o wamp q tinha aqui e baixei a mais nova q achei na internet com versão do php 5.2.9-2. Elas ja estao discomentadas as duas linhas no php.ini, mas nao resolvi o problema, vou refazer o projeto em outro computador por via das duvidas, e vou rever o problema, assim q eu descobrir mais alguma coisa eu posto aki, vlw abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Ae, consegui, foi erro meu, acabei corrompendo de alguma forma o php.ini, e no desespero acabei desabilitando uma parte do codigo, qnto ao PDO eh como nosso amigo "bart" disse, lembre se de verificar a versão do php etc, revise o codigo. É isso entao, desculpe o encomodo. E obrigado pela colaboração, vlw abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.