Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

hinom

Pequenas empresas apostam no mercado de software

Recommended Posts

Pequenas empresas apostam no mercado de software

 

Esta empresária descobriu um segmento promissor: Vivian Bella é formada em engenharia de software. No ano passado, ela criou um sistema de aulas à distância.

 

Desde 2007, o ministério da educação liberou as instituições para que 20% da grade curricular fossem oferecidas pelo sistema de ensino à distância. “Isso abre muito mercado para vários setores que estão envolvidos.

 

Então primeiro é para a área de ti a partir do momento que a gente começa a instalar sistemas de ensino à distância”, diz a empresária. A empresária já tinha uma empresa de desenvolvimento de softwares, e usou a estrutura disponível. Ela começou a oferecer o sistema de aulas para instituições de ensino. Em nove meses, conquistou oito clientes. Tem dado certo, nós temos tido uma procura muito grande por instituições de ensino superior, ensino médio, técnico e até cursos livres.

 

Um bom potencial, com certeza! A empresa cria ou adapta os conteúdos das disciplinas para o ensino à distância por computador. As aulas são curtas, com diagramação simples e compreensão fácil. Todas as aulas têm questionários e plantão de dúvidas on line.

 

“A gente tem a preocupação de reduzir o tempo pra que a aula não seja muito extensa e não torne cansativa para o aluno, que tenha uma qualidade boa para que o aluno também fique motivado, e sempre o maior dinamismo possível, o trabalho com vídeos, com sons, com arquivos dinâmicos auxiliam muito”, diz Vivian.

 

A empresária cobra a partir de 3.900 reais para implantação do programa. Esta faculdade adotou o sistema no ano passado.

 

Hoje mais de 300 alunos aprendem à distância. “O perfil é do nosso aluno é o aluno trabalhador, a maioria estuda a noite. nosso objetivo é inserir todos esses alunos neste contexto da tecnologia,para que ele possa ter uma ferramenta a mais”, diz Aparecida Salvador, coordenadora do curso de pedagogia.

 

“Eu pude cumprir todo o programa em casa, tive mais tempo pra estudar, pude conciliar as outras áreas da minha vida por meio deste programa da educação á distancia”, diz a estudante de pedagogia Priscila de Oliveira. E este software de gestão demorou um ano para ser desenvolvido.

 

Ele possui quatro módulos: cadastro de clientes e fornecedores, serviços financeiros, gestão jurídica e agenda. Eles facilitam a administração do negócio, controlam processos, custos, gastos, e registram lucros. A facilidade de operação é um atrativo.

 

“Quando um usuário entra num cadastro de clientes, cadastro de fornecedor, ele encontra basicamente a mesma tela. Então ele sabe sempre como interagir no sistema.

 

Ele não se perde”, diz o empresário Ricardo Orsi. Para estes empresários, o software de gestão empresarial é uma nova proposta no mercado.

 

A grande jogada é que, ao invés de vender, eles alugam o sistema. Assim eliminam o investimento inicial do cliente, que paga a partir de 70 reais por mês pelo serviço.

 

“Ele está contratando um serviço. Então ele está contratando um direito de usar mensalmente o nosso produto, o nosso software. Aí ele pode usar quando ele quiser, o quanto ele quiser e pagar por quanto usou”, diz o empresário Marcos Dalbon. Os empresários investiram R$ 30 mil para aluguel de espaço, compra de computadores e capital de giro.

 

“O foco nosso é pequenos e o médio empresário. Fizemos um levantamento que apontou que 30 % só do segmento ele faz gestão através de softwares, então tem uma gama enorme aí para a gente explorar. Nós criamos uma solução de qualidade bem profissional acessível a qualquer empresa”, diz o empresário João Rokana. Este sistema é acessado pela internet, por meio de senha.

 

Todos os dados ficam dentro uma empresa contratada. Para os empresários, significa segurança. Ele é muito mais seguro porque roda num ambiente extremamente restrito. Enquanto o software no escritório do cliente ou na empresa, ele está aberto a falhas, a roubos, a todo tipo de insegurança. A empresa começou a oferecer o serviço há um mês. Já tem seis clientes. A meta é ter mil ainda este ano.

 

A tecnologia reduz custos e amplia mercado. Nós disponibilizamos os nossos recursos, os nossos serviços e atendemos, damos suporte, sem que necessariamente nós tenhamos que estar presentes a cada cliente. Uma vantagem do sistema é a mobilidade, essencial no corre-corre dos negócios.

 

Como o programa funciona pela internet, ele pode ser acessado de qualquer lugar, até pelo celular. É o que está fazendo agora o gerente de marketing, marcos cordeiro. - você usa muito fora do escritório? “É uma ferramenta fundamental para o meu dia a dia. com ela eu controlo posição de vendas em tempo real e o trabalho dos vendedores. é o meu escritório no bolso, qualquer lugar onde eu esteja”, diz o cliente Marcos Cordeiro.

 

Este escritório de advocacia é outro cliente. Aqui, esta foi uma cena comum durante muitos anos: quando alguém precisava ver um processo, ia até os arquivos, procurava papéis e papéis até encontrar. “Procurar nas pastas é complicado.

 

Porque você às vezes acha o cliente e não acha o processo do cliente. E também podia perder as pastas e ter um problema maior dentro do nosso escritório”, diz o cliente Felipe Guimarães. Hoje, com o sistema de gestão, a situação é outra. Cada consulta que demorava vários minutos, hoje leva dez segundos. E sem limite para armazenar dados.

 

“Além do andamento de todos os processos, você controla todo o financeiro, do cliente, da empresa, as custas, as diligências, todo o financeiro daquele processo você controla através desse programa e onde quer que você esteja”, diz a cliente Marinei Fernandes.

 

O escritório paga 270 reais por mês para uso dos quatro módulos do sistema. Com eles, os empresários controlam receitas, despesas e prazos.

 

A empresa economizou e ganhou eficiência. Esse valor que você investiria num software você pode investir no capital de giro da empresa, você pode investir num funcionário, você pode investir numa melhor adaptação da empresa, ao invés de investir num software que a locação sai bem mais em conta, você dilui através dos anos esse valor de locação.

 

fonte: http://pegntv.globo.com/Pegn/0,6993,LIR334466-5027,00.html

video: http://video.globo.com/Videos/Player/Notic...OFTWARE,00.html

 

copyright: Copyright 2009 - Globo Comunicação e Participações S.A.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é uma otimo mercado que se bem explorado pode dar otimos resultados

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.