samirbh 0 Denunciar post Postado Abril 26, 2009 Boa tarde pessoal, Estou vindo do PHP e estou muito confuso em usar o VB.NET. A questão é a documentação do VB.NET que até o momento não me atende, uma vez que quero usar a linguagem para aplicações web, e as apostilas e exemplos são em quase nanimidade para aplicativos windows (desktop). Gostaria que alguem me indicasse um material no qual desse o passo a passo de por exemplo um formulario que cadastra algo no banco coisa bem silples mesmo. Espero que vocês me entendão, pois o PHP não tem nada a ver com VB.NET. Gostaria de exemplos desse nivel ja sitado ou material especifico da parte de web do VB.NET Uso uma estrutura que a meu arquivo .aspx usa outro arquivo .vb. Obrigado pela atenção. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Oenning 0 Denunciar post Postado Abril 26, 2009 Programar web com .net é bem diferente do tradicional PHP, a Microsoft criou um mecanismo que tenta simular na web um aplicativo desktop, arrasta aqui e solta ali e já está tudo pronto. É normal você sentir bastante dificuldade no começo. O site do macoratti tem diversos tutoriais, veja:http://www.macoratti.net Aqui tem um exemplo de aplicação completa que ele fez: http://www.macoratti.net/08/09/asp_imb1.htm Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quintelab 91 Denunciar post Postado Abril 26, 2009 Uma dica é ao invés de fazer buscar por Vb.Net faça por asp.net. Lógico vai encontrar artigos de c#, mas os mais básicos estão em vb.net. Abraços... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
samirbh 0 Denunciar post Postado Abril 28, 2009 Valeu pela resposta pessoal, vi alguns exemplos na internet e me parece que ha uma pagina aspx e outra vb e ai a minha aspx usa as classes e metodos da minha vb (ou seja minha programação estruturada fica na aspx). agora fazendo uma comparação com o php no vb.net como eu faço referencia a um arquivo code PHP: include "pagina.php"; ai as variaveis e saidas da pagina.php vem para a pagina que dou o include gostaria de saber como que funciona no vb.net uma vez que nos exemplos não vi uma pagina fazer referencia a outra. o que pude concluir até agora é que minha aplicação web é tratada como uma aplicação desktop como se fosse um só arquivo. obrigado pela atenção pessoal. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Juliano.net 2 Denunciar post Postado Abril 28, 2009 Samir, Em linguagens como PHP e ASP 3, não há separação do código da interface e da lógica, isso permite recursos como este tipo de include e também uma certa desorganização se não tomarmos cuidados. Em ASP.Net quando queremos criar um padrão visual, temos um recurso apropriado para isto, chamado Master Page, que nada mais é que um template para páginas que são definidas como "utilizadoras" desta Master Page. Quanto à recursos de código, como tempo separação entre interface e lógica, utilizamos classes separadas e assim, se há alguma propriedade ou método a ser utilizado em mais de um local, apenas instanciamos uma destas classes e utilizamos este método/propriedade. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
samirbh 0 Denunciar post Postado Abril 28, 2009 Sei que pode ser duvida de quem nunca programou mas to tendo dificuldade em achar um lugar para instanciar onde eu instancio e como porque tentei: no arquivo aspx <script language=vb> dim instancia as new teste <asp:Label runat="server" Text="Label"></asp:Label> </script> e tambem no propio arquivo vb dim instancia as new teste teste.escreve("samir") arquivo vb Partial Class _Default Inherits System.Web.UI.Page End Class Public Class teste Public Function escreve(ByVal par1 As String) par1 = "meu nome é: " & par1 Return par1 End Function End Class onde que eu instancio a classe para usar os metodos funções etc... obrigado... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Juliano.net 2 Denunciar post Postado Abril 29, 2009 Suponho que você está utilizando o Visual Studio como ambiente de desenvolvimento, portanto é o seguinte: Quando você cria um novo projeto com Code-behind/Code-separation, o Visual Studio quebra os arquivos de uma página da seguinte forma: arquivo.aspx - Arquivo que contém a interface arquivo.aspx.vb - Arquivo que contém a lógica por trás da interface Quando você for criar métodos/funções, variáveis e instanciar classes, você deve utilizar o arquivo .ASPX.VB. E quando for criar o layout da página, deve utilizar o arquivo .ASPX. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
samirbh 0 Denunciar post Postado Abril 30, 2009 Perfeito juliano, entendi e implementei ja consegui fazer alguma coisa, .NET é outro conceito de programação, pesa muito, mas ja estou começando a me adaptar. vlw... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Oenning 0 Denunciar post Postado Abril 30, 2009 Se você veio do PHP e trabalhava com MVC, existe um framework MVC para .Net também. Assim você vai se sentir em casa :) www.asp.net/mvc Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
samirbh 0 Denunciar post Postado Maio 3, 2009 fantastico o link dica do ano valeu... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites