Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

samirbh

[Resolvido] iniciar em VB.NET

Recommended Posts

Boa tarde pessoal,

Estou vindo do PHP e estou muito confuso em usar o VB.NET.

A questão é a documentação do VB.NET que até o momento não me atende, uma vez que quero usar a linguagem para aplicações web, e as apostilas e exemplos são em quase nanimidade para aplicativos windows (desktop).

Gostaria que alguem me indicasse um material no qual desse o passo a passo de por exemplo um formulario que cadastra algo no banco coisa bem silples mesmo.

Espero que vocês me entendão, pois o PHP não tem nada a ver com VB.NET.

Gostaria de exemplos desse nivel ja sitado ou material especifico da parte de web do VB.NET

Uso uma estrutura que a meu arquivo .aspx usa outro arquivo .vb.

Obrigado pela atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Programar web com .net é bem diferente do tradicional PHP, a Microsoft criou um mecanismo que tenta simular na web um aplicativo desktop, arrasta aqui e solta ali e já está tudo pronto. É normal você sentir bastante dificuldade no começo.

O site do macoratti tem diversos tutoriais, veja:http://www.macoratti.net

Aqui tem um exemplo de aplicação completa que ele fez: http://www.macoratti.net/08/09/asp_imb1.htm

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu pela resposta pessoal,

vi alguns exemplos na internet e me parece que ha uma pagina aspx e outra vb e ai a minha aspx usa as classes e metodos da minha vb (ou seja minha programação estruturada fica na aspx).

agora fazendo uma comparação com o php

no vb.net como eu faço referencia a um arquivo

code PHP:

include "pagina.php";

ai as variaveis e saidas da pagina.php vem para a pagina que dou o include

gostaria de saber como que funciona no vb.net uma vez que nos exemplos não vi uma pagina fazer referencia a outra.

o que pude concluir até agora é que minha aplicação web é tratada como uma aplicação desktop como se fosse um só arquivo.

obrigado pela atenção pessoal.

Compartilhar este post

Link para o post

Samir,

Em linguagens como PHP e ASP 3, não há separação do código da interface e da lógica, isso permite recursos como este tipo de include e também uma certa desorganização se não tomarmos cuidados.

Em ASP.Net quando queremos criar um padrão visual, temos um recurso apropriado para isto, chamado Master Page, que nada mais é que um template para páginas que são definidas como "utilizadoras" desta Master Page.

Quanto à recursos de código, como tempo separação entre interface e lógica, utilizamos classes separadas e assim, se há alguma propriedade ou método a ser utilizado em mais de um local, apenas instanciamos uma destas classes e utilizamos este método/propriedade.

Compartilhar este post

Link para o post

Sei que pode ser duvida de quem nunca programou mas to tendo dificuldade em achar um lugar para instanciar onde eu instancio e como porque tentei:

no arquivo aspx

<script language=vb>
dim instancia as new teste
<asp:Label runat="server" Text="Label"></asp:Label>
</script>
e tambem

no propio arquivo vb

dim instancia as new teste
teste.escreve("samir")

arquivo vb

Partial Class _Default
	Inherits System.Web.UI.Page
End Class
Public Class teste
	Public Function escreve(ByVal par1 As String)
		par1 = "meu nome é: " & par1
		Return par1
	End Function
End Class

onde que eu instancio a classe para usar os metodos funções etc...

obrigado...

Compartilhar este post

Link para o post

Suponho que você está utilizando o Visual Studio como ambiente de desenvolvimento, portanto é o seguinte:

Quando você cria um novo projeto com Code-behind/Code-separation, o Visual Studio quebra os arquivos de uma página da seguinte forma:

arquivo.aspx - Arquivo que contém a interface

arquivo.aspx.vb - Arquivo que contém a lógica por trás da interface

Quando você for criar métodos/funções, variáveis e instanciar classes, você deve utilizar o arquivo .ASPX.VB. E quando for criar o layout da página, deve utilizar o arquivo .ASPX.

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito juliano,

entendi e implementei

ja consegui fazer alguma coisa, .NET é outro conceito de programação, pesa muito, mas ja estou começando a me adaptar.

vlw...

Compartilhar este post

Link para o post

fantastico o link

dica do ano

valeu...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.