odnav 0 Denunciar post Postado Maio 6, 2009 E aê galera, estou tentando desenvolver um programa em Delphi 7 com BD Firebird 2.0. É um programa simples de cadastro de clientes, produto uma parte reservada para venda. Porém estou com problema nesta venda. É o seguinte: - Eu consigo realizar a venda tranquilamente e colocá-la no meu banco (também consigo vizuali-la), até aqui tudo bem. Porém, se durante este processo da venda o meu cliente por algum motivo desistir desta, eu perco este código da venda que é gerado no ato de abertura da minha tela, pois os meus produtos da venda estão ligados ao código da venda e não dá pra inserir um produto no banco sem um código gerado. Se alguem puder me ajudar, fico muito agradecido. Lembrando qe eu sou iniciante na matéria, rsrsrs. Só lembrando que esta não seria uma compra finalizada ainda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Maio 6, 2009 Pergunta: porque quer gravar os dados da venda se a venda não foi realizada porque o cliente desistiu dela? Segundo... não é muito legal gerar um código de venda na abertura da tela, eu particularmente só geraria o código da venda depois da confirmação da venda na tela... ai gravaria os dados da venda normal, capturaria o código da venda para ai gravar os produtos vendidos e ligar tudo (provavelmente dentro de uma Stored Procedure). Dê mais detalhes e se possível poste os códigos que está usando. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
odnav 0 Denunciar post Postado Maio 7, 2009 Oh amigo, obrigado pela atenção. Eu entendi o que você esta tentando me dizer, só não sei como fazer isto. Considerando a forma como estou implementando até agora a compra eu fico impossibilitado de lançar os produtos sem gerar o código e é até complicado eu te enviar o fonte pois ele ficou um pouco confuso. O programa que eu estou tentando implementar e simples e pra teste. Você poderia me enviar um endereço de email ou msn para eu te mandar o projeto ai você analisa e pode me ajudar com maior certeza, sem contudo você ter que fazer nada pra mim e nem a gente ficar alongando este assunto que, creio eu, para o colega deve ser fichinha. Aguardo resposta. Vlw. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Chrnos 30 Denunciar post Postado Maio 7, 2009 Desculpe, não costumo informar e-mail ou msn pessoal para este tipo de coisa. Agora, voltando ao seu problema... há várias formas de recuperar o código da venda, dependendo do seu nível de conhecimento, do BD que usa, etc... uma forma simples seria você usar o código da venda como chave da tabela e definir ele como um autoincremento... assim, logo após gravar, você poderia dar um select e pegar por exemplo o max do campo, o que lhe retornaria o código da venda (considerando uma aplicação que rode apenas em uma máquina)... se fosse uma aplicação que roda numa rede, você poderia usar o max e filtrar pelos dados que usou para gravar a venda, que tb lhe retornaria o código da venda. Após recuperar o código, ai o processo é simples: basta usar ele e gravar os produtos vendidos. []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
odnav 0 Denunciar post Postado Maio 7, 2009 Oh, Chrnos, me desculpe, é lógico que você não compartilharia isto (afinal, são dados pessoais, desculpa mesmo). Porém não tem nem como eu te explicar o problema sem você dar uma olhada nele, então eu fiz um upload do programa no easy share. O endereço é esse: http://www.easy-share.com/1905082238/teste%20(delphi).rar. Caso o amigo tenha a possiblidade de dar uma olhada, ele esta postado lá. Pelas sua explicações dá pra se ter uma boa ideia só que com o firebird o código não é transacionavel e eu tb não tenho ideia de como faze-lo. Foi como eu disse no inicio da postagem, ele esta funcionando só que eu não consigo lançar produtos em uma suposta venda sem o codigo da já citada venda. Desculpe a amolação e obrigado pela atenção. Aguardo contato. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites