Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dorgi

Campo Ajustavel ao texto!

Recommended Posts

olá a todos

 

gostaria de uma ajudinha de voces, como poderia fazer um campo de texto ir aumentando a medida que for digitando, bem como incluindo linhas? ja tentei com um Tmemo mais o texto vai sumindo a medida que as linhas vao sendo inseridas

 

desde já agradeço a todos

 

 

dorgival

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como assim aumentar o campo?

 

Você quer por exemplo um Edit1 com "width" = 10 e a partir do momento em que a pessoa for digitando você vai aumentando o "width" deste Edit1.

 

É isto que você quer?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como assim aumentar o campo?

 

Você quer por exemplo um Edit1 com "width" = 10 e a partir do momento em que a pessoa for digitando você vai aumentando o "width" deste Edit1.

 

É isto que você quer?

 

isso mesmo, bem como com relaçao as linha, no caso do edit so tem uma linha né, tem algum componente que faça isso?

usei o tmemo mais o texto fica sumindo, ha medida que vai aumentado as linhas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que eu conheça é só o TMemo que faça isso... nele tem uma propriedade que se chama ScrollBar, você pode colocar uma barra de rolagem e ai fica fácil de vizualizar...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

que eu conheça é só o TMemo que faça isso... nele tem uma propriedade que se chama ScrollBar, você pode colocar uma barra de rolagem e ai fica fácil de vizualizar...

é já tinha dado uma olhada nesta propriedade, mais sera que nao tem outra ou componente que faça, é uma coisa até simples eu acho, não é possivel que um programa como o delphi nao possua esta função!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, você tbm pode tentar fazer um esquema no evento OnChange do componente Edit... este evento faz com q sofra alteração a cada mudança que você fizer dentro do componente, como digitar um texto dentro do edit... tipo, você pode falar se as teclas pressionadas for 1..0 ou a..z ele acrecenta + 1 na propriedade width...... se for backupspace ou delete - 1 na propriedade width... é uma idéia né...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há uma questão que você deve considerar também... a parte estética do seu form.

 

Suponhamos que você use um edit e faça ele aumentar o tamanho sozinho... vai chegar num momento que ele pode apresentar um tamanho maior que sua tela, o que zuaria seu programa... no caso, acho que o uso do Memo ou do Richedit seriam melhores esteticamente falando, visto que os dois são componentes criados para editar múltiplas linhas de informações. Agora, exatamente o que você precisa fazer no seu programa para precisar desta funcionalidade?

 

[]'s

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Há uma questão que você deve considerar também... a parte estética do seu form.

 

Suponhamos que você use um edit e faça ele aumentar o tamanho sozinho... vai chegar num momento que ele pode apresentar um tamanho maior que sua tela, o que zuaria seu programa... no caso, acho que o uso do Memo ou do Richedit seriam melhores esteticamente falando, visto que os dois são componentes criados para editar múltiplas linhas de informações. Agora, exatamente o que você precisa fazer no seu programa para precisar desta funcionalidade?

 

[]'s

seria para peencher nota fiscal, no campo do formulario da nota existe um espaço pequeno para descriçao do produto, necessitando usar as linhas de baixo quando a descrição é muito grande, bom ate ai tudo bem mais o problema é que a descriçao do produto vem de uma tabela, quando se coloca o codigo do produto! deu pra enteder +- como é?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então...

tipo assim, você por certo deve ter no cadastro de produtos a descrição do produto e, quando manda chamar essa descrição vindo da inserção do código do produto, você queria que o edit se encaixasse no tamanho do texto da descrição, nao é isso??? então, como já disse e nosso amigo Chrnos disse também, seria legal você usar o Memo o RichText, pois já tem esses recursos que você busca...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

então...

tipo assim, você por certo deve ter no cadastro de produtos a descrição do produto e, quando manda chamar essa descrição vindo da inserção do código do produto, você queria que o edit se encaixasse no tamanho do texto da descrição, nao é isso??? então, como já disse e nosso amigo Chrnos disse também, seria legal você usar o Memo o RichText, pois já tem esses recursos que você busca...

Certo! até ai beleza, o porem a nota você´s ja devem ter visto tem varios campos para varios produtos, quando a descrição fica muito extensa se passa para a linha de baixo, bom logo nao poderá mais usar essa linha para outro produto, usando assim o usuario quando tiver digitando no programa vai sentar o 'dedo', ai na hora da impressao já viu vai ficar tudo embaralhado, por isso que estava tendo uma soluçao assim, se no programa a descrição usa-se o espaço das duas linhas, no proximo produto teria que usar a terceira linha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi... bom, pelo que faço em meu sistema e já vi em outros, você tem, por exemplo o produto com o código ABC123, a descrição dele, se for grande, deve ser abreviada, tipo, Código ABC123, Descrição Massaneta Porta Tras. p/ FIAT Palio Econ. ou Uno M. Econ. ou seja, essa descrição do produto seria como se fosse o Nome do produto, então, esse nome deve ser meio que abreviado né ou bem sintetisado, mas isso fica a critério de cada um. mas, de um print na sua tela que você está precisando, as vezes agente olhando ela, podemos dar uma idéia melhor a você...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi... bom, pelo que faço em meu sistema e já vi em outros, você tem, por exemplo o produto com o código ABC123, a descrição dele, se for grande, deve ser abreviada, tipo, Código ABC123, Descrição Massaneta Porta Tras. p/ FIAT Palio Econ. ou Uno M. Econ. ou seja, essa descrição do produto seria como se fosse o Nome do produto, então, esse nome deve ser meio que abreviado né ou bem sintetisado, mas isso fica a critério de cada um. mas, de um print na sua tela que você está precisando, as vezes agente olhando ela, podemos dar uma idéia melhor a você...

opa!

 

Imagem Postada

 

 

agora estive pensando!, teria como eu dividir o texto na tabela para utilizar 02 ou 03 edits? a depender da descrição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entendi... bom, pelo que faço em meu sistema e já vi em outros, você tem, por exemplo o produto com o código ABC123, a descrição dele, se for grande, deve ser abreviada, tipo, Código ABC123, Descrição Massaneta Porta Tras. p/ FIAT Palio Econ. ou Uno M. Econ. ou seja, essa descrição do produto seria como se fosse o Nome do produto, então, esse nome deve ser meio que abreviado né ou bem sintetisado, mas isso fica a critério de cada um. mas, de um print na sua tela que você está precisando, as vezes agente olhando ela, podemos dar uma idéia melhor a você...

 

Imagem Postada

 

 

acho que essa da pra ver melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, veja o problema que você terá se implementar uma mudança dinâmica do tamanho do edit nesta sua tela... com certeza, cedo ou tarde o edit da descrição irá acabar sendo aumentado para cima dos outros campos da sua tela e, com certeza, o cliente não ficará nada feliz com isso... o melhor, na minha opinião, é não redimensionar os campos automaticamente em telas comerciais como esta que você fez... você pode usar um hint que seria o próprio valor do campo text nos edits ao meu ver para o cliente "ver" o que está no edit caso ele não consiga visualizar a descrição totalmente. Acho que seria mais simples de implementar.

 

Essa é a minha opinião.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, uma dica:

por exemplo, você tem: CÓDIGO - ABC123 -> DESCRIÇÃO - Conjunto Retificador p/ carros de até 4 portas movido a gasolina.

você pode fazer como eu faço, tipo assim: CÓDIGO - ABC123 - > NOME - Conjunto Retificador -> DESCRIÇÃO - P/ carros de até 4 portas movido a gasolina bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla etc etc etc....... ou seja, na hora de chamar nessa janela sua, você chama o CÓDIGO e o NOME.... a DESCRIÇÃO você guarda ela em outro lugar pra fazer outras coisas.... bom, essa é uma idéia né, e eu faço isso em meu sistema.... espero ter ajudado....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, veja o problema que você terá se implementar uma mudança dinâmica do tamanho do edit nesta sua tela... com certeza, cedo ou tarde o edit da descrição irá acabar sendo aumentado para cima dos outros campos da sua tela e, com certeza, o cliente não ficará nada feliz com isso... o melhor, na minha opinião, é não redimensionar os campos automaticamente em telas comerciais como esta que você fez... você pode usar um hint que seria o próprio valor do campo text nos edits ao meu ver para o cliente "ver" o que está no edit caso ele não consiga visualizar a descrição totalmente. Acho que seria mais simples de implementar.

 

Essa é a minha opinião.

 

Eu entendi, mais como eu estava pensado se houve alguma forma era assim, que nem na loja de informatica que eu tenho so é um produto codigo xxxx, tipo assim ao chegar no fim das descriçoes ai nao teria jeito pararia por ai. como falei antes teria com eu dividir texto da tabela para dividir nos edits?

 

Imagem Postada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom, uma dica:

por exemplo, você tem: CÓDIGO - ABC123 -> DESCRIÇÃO - Conjunto Retificador p/ carros de até 4 portas movido a gasolina.

você pode fazer como eu faço, tipo assim: CÓDIGO - ABC123 - > NOME - Conjunto Retificador -> DESCRIÇÃO - P/ carros de até 4 portas movido a gasolina bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla etc etc etc....... ou seja, na hora de chamar nessa janela sua, você chama o CÓDIGO e o NOME.... a DESCRIÇÃO você guarda ela em outro lugar pra fazer outras coisas.... bom, essa é uma idéia né, e eu faço isso em meu sistema.... espero ter ajudado....

justamente flavio, foi desse modo que desenvolvi, pra outros clientes, mais esse apareceu com essa ideia de querer que saia tudinho impresso tipo o exemplo que mandei pro chrnos acima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é rsrsrs, ai fica difícil rsrs...

a solução então é colocar um Memo com o Heigth do mesmo tamanho dos Edits e colocar um ScrollBar do tipo ssHorizontal para o cliente ir clicando pra frente caso necessario... se colocar o edit do tamanho que o kra quer, ou você fica bem limitado né ou então vai chegar o ponto do edit ficar da largura do formulário, ai fica pior ainda rsrs...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

olá a todos

 

gostaria de uma ajudinha de voces, como poderia fazer um campo de texto ir aumentando a medida que for digitando, bem como incluindo linhas? ja tentei com um Tmemo mais o texto vai sumindo a medida que as linhas vao sendo inseridas

 

desde já agradeço a todos

 

 

dorgival

agradeço a todos vcs que se enteressaram pelo meu problema, em especial o flavio e o chrnos, que por sinal já me deu grandes conselhos!

bom e fica ai a questao! um componente que se auto ajuste ao texto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.