Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

dargon

Processador e Memória Ram

Recommended Posts

Bem pessoal estou com a seguinte dúvida:

Está correto dizer que o processador acessa a memória ram e chegando lá ele traduz ou interpreta as infomações contidas em código binário e as emiti para o monitor?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

é o seguinte:

O controlador de memória (“Northbridge”) – É responsável pela comunicação entre Cpu e memória RAM.

Quando o processador precisa de uma informação ele envia um pedido ao controlador de memória que por sua vez faz a leitura das informações armazenadas nos bancos de memória e entrega a informação para o processador. Este ciclo completo: CPU/Chipset/RAM/Chipset/CPU é necessário para obtermos as informações da memória. Quanto mais rápido ele acontecer, mais rápido a CPU vai poder processar a informação, melhorando seu desempenho.

A velocidade da memória é indicada pelo tempo que um módulo de memória demora em fornecer uma informação a partir do momento que esta é solicitada pelo controlador de memória, chamado tempo de acesso. O tempo de acesso é normalmente expresso em ns (nanosegundos), pois as memórias RAM são extremamente rápidas. Como hoje as memórias usam uma tecnologia sincronizada a um sinal de clock, também se usa o clock para definir a velocidade da memória RAM. Assim, um módulo de memória síncrona com tempo de acesso de 10 ns opera com um clock de 100 MHz (1/10ns, pois clock=1/tempo de acesso). É importante lembrar que este clock é específico para o acesso à memória RAM. O processador costuma trabalhar com outro clock, chamado de clock da CPU..

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, até aqui eu entende e agradeço, porém se a informação de certa forma volta para o processador, qual caminho ela percorre até chegar no vídeo, ou seja, o monitor ? E quanto a acesso tempo de acesso em MHz, como eu vou fazer para saber quanto tempo minha memória tem ?

Compartilhar este post

Link para o post

BOm, depende da faixa de atualização do monitor (exemplo 60 Mhz) e também da potencia da placa de video.

Dai vai o caulculo do Armando Leitão mais os outros calculos.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.