Ir para conteúdo

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

TNT

Joomla!

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Trabalho com php a algum tempo e agora surgiu a necessidade de saber um pouco mais sobre o joomla. Pesquisei na internet mas não encontrei o que gostaria, que é a opinião de quem conhece/já utilizou o sistema.

 

Alguém, por favor, poderia me dizer as vantagens e desvantagens de usar esse gerenciador de conteúdo? Especialmente em relação a segurança, difere em alguma coisa dos sistemas normais?

 

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá TNT, trabalho atualmente em uma empresa federal a qual fui encarregado em prospectar informações sobre este CMS atualmente varias paginas das regionais em cada estado estão sendo migradas para o joomla, estou prospectando varias funcionalidades, varios pacotes, plugins, soluções que levariam meses para serem implementadas em situações normais de desenvolvimento via estudo de caso, mas que o joomla oferece as ferramentas prontas desenvolvidas pela comunidade.

 

Quanto a segurança, existem varias correções que são disponibilizadas pela equipe de desenvolvimento do Joomla! e varias outras dicas existentes, veja que o joomla evoluiu muito depois da divisão da equipe do Mambo onde parte da equipe focou-se no atual Joomla, as versões do Joomla são disponibilizadas com correções em suas versões estaveis, em cada versão são corrigidos os bugs encontrados e varios podem ser reportados para o site da comunidade na area de desenvolvimento, a versão atual estavel com varias correções é a 1.5.10 e pode ser baixada no site dos desenvolvedores:

http://joomlacode.org/gf/download/frsrelea...ull_Package.zip

 

Dentre os beneficios do Joomla posso destacar:

 

É livre e customizavel.

Possui modelos prontos.

Repleto de recursos.

Fácil inserção e controle de conteúdo.

Podem-se agregar funcionalidades.

Escrito em PHP e Mysql de uso livre.

 

A diferença ainda principal e que segundo os desenvolvedores será adicionada na próxima versão a esperada 1.6 é o cadastro de grupos de usuários extras conforme a necessidade de usuário, e nestes novos grupos poderão ser cadastrados os tipos de nivel de acesso do grupo, ferramenta a qual é encontrada até o momento em hacks opcionais pagos, no joomla atual nativamente existem grupos de usuarios especificos do joomla com os seus devidos niveis de acessos pré-determinados pelo Joomla!, mas nada que não possa ser bem definido entre os usuarios que usarão o site.

 

Nos tempos de hoje onde as empresas esperam varias soluções rapidas dos desenvolvedores em pequenas e médias páginas pode ser utilizado o Joomla! trazendo aos desenvolvedores maior agilidade na criação e em soluções para paginas web e intranet.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É como o Edultra disse, so gostaria de acrescentar que o Joomla! é altamente flexível em relação ao tipo de sistema desejado, você encontrará plugins pra quase tudo que precisar.... desde SEO até e-comerce.

 

Acho que a única desvantagem (de todo CMS) é a falta de flexibilidade na disposição dos elementos visuais, pois você ficará preso na estrutura apresentada pelo template escolhido pelo mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que a única desvantagem (de todo CMS) é a falta de flexibilidade na disposição dos elementos visuais, pois você ficará preso na estrutura apresentada pelo template escolhido pelo mesmo.

Engana-se neste ponto metalheart, se você quiser você pode criar o seu próprio layout e depois chamar onde deseja criando uma nova posição no arquivo templateDetails.xml por exemplo lá no layout tem um menu inferior novo que desejo inserir, crio uma div e o css para a mesma, no xml incluo a posição:

 

<positions>
		<position>breadcrumb</position>
		<position>left</position>
		<position>right</position>
		<position>top</position>
		<position>user1</position>
		<position>user2</position>
		<position>user3</position>
		<position>user4</position>
				[b]<position>meunovomenu</position>[/b]
		<position>footer</position>
		<position>debug</position>
		<position>syndicate</position>
	</positions>

depois insiro o posicionamento e definições da nova div que irá acomodar este menu, o mesmo serve para todo o resto... seja menu, ultimos artigos (noticias), etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.