lkey 0 Denunciar post Postado Junho 2, 2009 Boa tarde Senhores! hehe Minha duvida é a seguinte: Tenho uma tabela onde tenho 2 tipo de campos que precisam ser validados. Um campo é numerico o outro é date, gravado com data e hora. Nao posso criar uma unique no campo pq a bendita hora vai deixar gravar duplicados no mesmo dia. Queria criar uma trigger onde fosse validade o campo numerico em questao e somente a data do campo date que tenho, vcs acham possivel? Preciso que a trigger valide o insert que foi feito e caso seja verdadeiro, desfaça o mesmo, poderia usar um select count(1) pra verificar a existencia do registro antes, mais quero evitar selects nessa tabelas, pois os volumes desses insert sao altissimos. Agradeço a ajuda desde já abs Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Motta 645 Denunciar post Postado Junho 3, 2009 Uma trigger de validação para a processamento por meio de raise_apllication_error. A aplicação que chamou o insert ou update (escrita em java,plsql,delphi,zorg etc) e que deve fazer o tratamento da exceção. O tratamento de uma transaction (se for o caso) também fica a cargo da aplicação. É mei difícil dizer qual a melhor forma disto ser feito pois depende de linguagem,ambiente,quantidade de dados,necessidade real de uma transaction etc. Mas grosso modo basta sua trigger fazer algo assim : if <condição erro> then raise_apllication_error(-20001,''aqui deu zebra); end if; Veja o manual para mais detalhes. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites