kadu_17 3 Denunciar post Postado Junho 23, 2009 então pessoal sou novo no forum mais to precizanu de umas duas pequenas ajudinhas... 1º eu fiz um pequeno - e por sinal bem inutil - jogo da velha . só que agora estou afim de melhora-lo.minha ideia é a seguinte fazer um jogo via internet ou intranet tipo um form em um pc que interaja com o outro que estaria no outro pc....só q no caso eu nem sei oq usar e como usar.... 2º eu tenho que desenvolver agora outro jogo, ñ preciza ser nada muito elaborado , só tendo uma aparencia legal e funfanu tah bom ja... este jogo seria o de damas. meu objetivo é fazer um = ao do jogos do ruindows... e queria saber se alguem poderia me ajudar com isto ...tipo qualquer ajuda seria otima podendo ser tipo uma logika que seja de facil entendimento ou msm um fonte do proprio jogo..... espero q minha chegada ao forum seja bom a todos..XD se puderem me ajudar e/ou me dar as boas vindas seria otimo...http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif flwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww té mais Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Avatar 0 Denunciar post Postado Junho 24, 2009 Caramba, gráficos legais? Tu pode usar um DelphiX. Só que antes de tu começar a desenvolver o jogo, propriamente, terá que desenvolver várias rotinas para desenhar objetos ou carregar sprites. A vantagem do DelphiX é que ele tem um componente de renderização que não dá aquele aspecto de "reload". Ele só atualiza os pixels que se moverem de verdade. O que vai ser extremamente complicado de tu fazer na mão. Se tu não usar Delphi X, tu pode tentar improvisar com TImages e TImageList. Mas note que o teu problema não é carregar a imagem (mesmo que tu já tenha carregado do arquivo de imagem, isto é, um bmp/jpg/png) e sim renderizá-la. Digamos que tu tenha um fundo (o tabuleiro) e uma peça (um sprite de uma peça de xadrez, digamos o cavalo). Quando tu movimentar a peça, tu vai ter que garantir que o local onde o cavalo estava seja substituído pelo fundo e o sprite seja desenhado sobre a nova posição dele. Outra coisa que tu poderia fazer, já que é um jogo de tabuleiro, é criar uma matriz 64x64. Quando tu mover a peça, tu redesenha apenas a posição antiga com o fundo dela e na nova posição tu redesenha a peça. Se é que você me entende? Isto não vai ficar 100% - mas pelo menos vai diminuir o impacto da velocidade do refresh. Depois tu tem a questão de animação... o DelphiX permite que um sprite tenha uma sequência de imagens. Dae tu pode fazer o teu bonequinho se mexer e ter uma animação. Se não achar o DelphiX, eu disponibilizarei ele no meu site. Forte abraço, Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kadu_17 3 Denunciar post Postado Junho 25, 2009 cara tipo minha ideia era basicamente = a esta faze um tabuleiro tipo matriz e imagens como peça... mais sei q isso vai demora...rsrs mais passa o link ai ... e vlwww qualquer duvida eu posto aqui beleza flwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/clap.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Avatar 0 Denunciar post Postado Junho 26, 2009 Fala kadu! Seguinte - http://www.thenoob.com.br/delphix.zip Pode fazer o download. Anexei junto um tutorial que eu achei na internet. É meramente simbólico perto da amplitude do que tu pode fazer com DelphiX, mas já quebra um galhão. E um exemplo baixado da net que usa conceitos de sprites, controles e som. Tem mais material na internet. Se tu achar complicado demais mecher (na época que eu comecei a estudar isto, eu desisti mais por falta de tempo do que pela complexidade), dá pra fazer o que tu mesmo sugeriu, na mão. Cria a tal matriz de 64x64 para o tabuleiro e conforme as peças se moverem, tu só renderiza a posição antida da matriz e desenha a peça sobre a outra posição. Antes de te meter num jogo com muitas peças, como o xadrez, poderia tentar fazer um damas (que já usa alguns conceitos interessantes de movimentação). Agora eu tava viajando, mas dava pra fazer isto usando OO. Cria o tabuleiro, item peça, cada peça tem atributos como "em jogo", "posicaoX" e "posicaoY". Dae tu faz isto herdar para peão, cavalo, dama, bispo... Esses, além dos atributos anteriores, possuiriam métodos para avaliar a movimentação... São só brainstorms, tem que amadurecer a idéia. Mas acho que tu já vai ter bastante "diversão" com o delphiX... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
kadu_17 3 Denunciar post Postado Junho 26, 2009 então avatar VLW muito msm pelo help.... mais pra se sincero nunca mexi com o delphix e vo te que começa a aprende mexe neli agora.....rsrs e to passanu pelo msm problema tipo semestre ta acabando e tem que entrega o projeto do curso(que por um acaso é de desenvolvimento de web).. mais vi esse jogo de xadrez nesse site aqui -http://www.dicasbcb.com/Forum/viewtopic.php?f=10&t=3621&hilit=xadrez-(ñ sei se posso posta intão se fiz bestera sorry) mais é inteirinho em C++. ñ sei se você curti mais eu babei...rs......isso pq ñ ta terminado ainda...rs e agora to tentanu faze o meu proprio ...só q pra ñ fala q ta ou pode fica pior q o deles vo faze de damas...rs mais realmente essas dikas vão me ser uteis intão vlw ...e hajime bora pros estudos...XD flwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwwww e até quando eu posta meu jogo aqui(pena q ñ tenho previsão pra isso) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites