Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

AdilsonFreire

Delphi Multiplataforma

Recommended Posts

Amigos, desenvolvi um soft no delphi 7 no winXP, e preciso instalar o programa no Ubuntu, como fazer isso?

Tambem tenho outro soft desenvolvido no rad studdio 2007 e tb preciso rodar no Ubuntu.

Achei que o D2007 era multi-plataforma, e que bastava instalar o programa no linux e ele rodaria sem problemas, mas não aconteceu!

Será que preciso desenvolver no proprio Linux para que o programa rode? Qual versão instalar no linux? o Kylix que ta morto e enterrado ou o lento e inacabado Lazarus? Será que vou ter que ir para o Java?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei, o Delphi é um software integrado ao ambiente Windows, visto que ele usa recursos oferecidos por este sistema operacional, de modo que não é possível usar um aplicativo feito em Delphi no Unix, Linux, Mac... não sei dizer se os emuladores de ambientes Windows usados no Linux conseguiriam rodar um aplicativo feito no Delphi, visto que nunca fiz este teste.

Mas, pelo que sei, você terá que usar outra linguagem de programação para desenvolver um software que rode em diferentes S.O.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Simples colega so seguir os seguintes passos:

1º Instala o Wine;

2º Instala o Servidor Firebird, MySQL ou o que você tiver ultilizando na versão linux;

3º Coloque as dll de conexão na mesma pasta do aplicativo(midas.dll, libmysql50dll, etc);

Apos isso ele deve funcionar normalmente.

PS: É bom criar um ini com a configuração de banco de dados do software para facilitar a migração.

Compartilhar este post

Link para o post

Simples colega so seguir os seguintes passos:

1º Instala o Wine;

2º Instala o Servidor Firebird, MySQL ou o que você tiver ultilizando na versão linux;

3º Coloque as dll de conexão na mesma pasta do aplicativo(midas.dll, libmysql50dll, etc);

Apos isso ele deve funcionar normalmente.

PS: É bom criar um ini com a configuração de banco de dados do software para facilitar a migração.

Agradeço a resposta, mas como é que se faz isso?

Como sempre programei para win32 nunca realizei estes procedimentos. Uso o Interbase 6.5 que vem no Delphi 7, será que tem jeito? O que é um arquivo ini?

Compartilhar este post

Link para o post

Para instalar o wine vai no code como root e da:

apt-get update
apt-get install wine

ou como usuario normal

sudo apt-get install wine

o caso do interbase 6 você vai t q instala o firebird

Usa esse comando pra busca os pacotes diponiveis

$ apt-get cache search firebird

Ai ultiliza esse pra instala

sudo apt-get install <pacote firebird>

Os demais so pega as dll do Windows e taca na mesma pasta

A arquivo ini são arquivos de configuração que você pode ultiliza em seu sistema para definir o caminho de uma base de dados pelo bloco de notas.

PS: Não esquece de configurar o Wine, é bem simples se você pesquisa na net vai acha um monte de coisas a respeito.

T+++++++

Compartilhar este post

Link para o post

Isso mesmo que o pessoal falo, instala o Wine... eu mesmo utilizo diversos programas que fiz em delphi no Ubuntu

Compartilhar este post

Link para o post

Agradeço as respostas, mas o pessoal da Cod Gear dizem que o Delphi é Multiplataforma, então não seria necessario instalar o wine, e sim algum tipo de maquina virtual ou framework, como é feito no java.Alguem pode me dizer em que o Delphi é multiplataforma?

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, não sei se eu estou falando bobagem, mas é o seguinte, as vezes o cara vê na documentação do Delphi falando sobre funções na versão OCX e na versão VCL. Ao que eu sei, uma permite a migração do sistema para Linux, enquanto a outra é um padrão microsoft, utilizado pelo VB e outros.

Partindo disto, deve ser possível migrar mesmo.

Eu acho que a versão do Delphi 2007 (RAD STUDIO) deve permitir algum suporte. Não tenho ele instalado aqui em casa, amanha no serviço me comprometo a dar uma olhada nisto.

(aqui fala um pouco sobre VCL e OCX http://blog.scriptseguro.com.br/o-que-e-delphi/)

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, não sei se eu estou falando bobagem, mas é o seguinte, as vezes o cara vê na documentação do Delphi falando sobre funções na versão OCX e na versão VCL. Ao que eu sei, uma permite a migração do sistema para Linux, enquanto a outra é um padrão microsoft, utilizado pelo VB e outros.

Partindo disto, deve ser possível migrar mesmo.

Eu acho que a versão do Delphi 2007 (RAD STUDIO) deve permitir algum suporte. Não tenho ele instalado aqui em casa, amanha no serviço me comprometo a dar uma olhada nisto.

(aqui fala um pouco sobre VCL e OCX http://blog.scriptseguro.com.br/o-que-e-delphi/)

Ok, amigo agradeço pela ajuda. Gosto muito do Delphi, na verdade tenho me dedicado a esta ferramenta a alguns anos e não quero ter que abandona-la, apesar de estar sentindo que chegou a hora, pois se para conectar uma aplicação delphi no linux eu tenho que fazer um show pirotecnico, então é melhor procurar uma ferramenta que seja realmente multiplataforma, pois o linux hoje ja é uma realidade e tem ganhado uma boa faita do mercado.

Compartilhar este post

Link para o post

Para usar um projeto Delphi no Linux, tem de escolher na criação do programa CLX ao invés de VCL, é a informação que tenho, mas não testei ainda.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.