Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Elton Luiz Roberts

[Resolvido] Fluxo de Caixa

Recommended Posts

Olá comunidade do fórum, sou iniciante em php e preciso fazer umas coisinhas.

Estou querendo fazer um lançamento de contas, como se fosse um fluxo de caixa, gostaria de fazer como se fosse um extrato bancário, exibindo cada lançamento feito (através do formulário) e na linha abaixo do lançamento o saldo.

Ex: Preenchimento de formulário possúi o campo Tipo (pode ter o valor "entrada" ou "saída") caso seja entrada gostaria que esse valor fosse atribuído ao saldo (que eu imagino ter que colocar um valor inicial). Se for saída, pegaria o saldo menos o valor digitado no formulário.

Exemplo do que quero:

Saldo Inicial: R$ 100,00

Período: 10/07/2009 à 10/07/2009

entrada R$ 50,00

saldo R$ 150,00

saída R$ 10,00

saldo R$ 140,00

saída R$ 20,00

saldo R$ 120,00

A princípio minha tabela é assim:

Id (Int auto increment chave primária)

Descrição (VarChar)

Tipo (VarChar)

Valor (Decimal 10,2)

Data (Date)

Estive pensando em criar mais um campo chamado Saldo para cada vez que for cadastrado um lançamento for feito uma verificação, mais ou menos assim:

se tipo = entrada

saldo = saldo + valor

senao

saldo = saldo - valor

E depois da verificação feita fazer insert no campo saldo com o resultado da condição acima. Sou iniciante e éssa foi apenas uma forma que pensei, podem ignorar isso se não estou no caminho certo (descomplicado) e fico ansioso aguardando uma resposta. Meu grande problema está justamente em buscar o valor do saldo no banco, e fazer a verificação para gravar o novo valor do saldo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

select

(100 + SUM(if(tipo='entrada',valor,(valor * -1))))

from taba

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Muito obrigado a consulta me salvou horas de busca, isso que procurei bastante e não tava achando a lógica da consulta sql, agora digamos assim eu executo a consulta no phpmyadmin da certo, mas quando coloco meu codigo e rodo a página, não exibe o resultado.

Segue abaixo meu código

<?php
$sqlsaldo = "select sum(if(tipo='entrada',valor,(valor * -1))) from lancamentos";
$querysaldo = mysql_query($sqlsaldo);

while ($exibir = mysql_fetch_array($querysaldo)){;
echo ' Valores: ';
echo $exibir['SUM(valor)']. "<br>";
}
?>

Outra coisa, ao invés de utilizar o valor 100 do saldo inicial, eu gostaria que pegasse o valor que foi gravado no registro anterior no banco "saldo". E a partir disso executasse a consulta.

Vou me expressar melhor:

ID - DESCRICAO - TIPO - VALOR - DATA - SALDO

Para buscar o último registro pensei em algo como pegar o último id que existe e retornar o valor do campo "saldo".

Mas não sei como montar a consulta.

Compartilhar este post

Link para o post

<?php

$sqlsaldo = "select sum(if(tipo='entrada',valor,(valor * -1))) vodka from lancamentos";

echo $exibir['vodka']. "<br>";

}

?>

Compartilhar este post

Link para o post

<?php

$sqlsaldo = "select sum(if(tipo='entrada',valor,(valor * -1))) vodka from lancamentos";

echo $exibir['vodka']. "<br>";

}

?>

Mais uma vez, muito obrigado!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

já me ajudou compreender como elaborar minhas consultas.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.