Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

webmind

[Resolvido] Criptografia

Recommended Posts

Em que casos se usa criptografia? funcoes como o md5()?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em que casos eu não sei dizer muito bem, mas acredito que em sistemas de login seja indispensavel.

Se eu não estiver errado (se eu estiver alguem me corrige por favor), a função md5() não é propria pra criptografia, o certo seria usar crypt().

crypt()

md5()

Compartilhar este post

Link para o post

O md5 como nao tem como desencriptar so pode ser usando para casos em que você nao precisara futuramente do que foi encriptando futuramente. E tambem é util para guardar dados importantes para fazer verificacoes. Exemplo: você tem um banco de dados que possui login e senha, para por uma seguranca você salva as senhas em md5. Entao você pega a senha informada pelo usuario pasa para md5 e confere se bate na do banco... Este eh so um caso que ela é util.

Compartilhar este post

Link para o post

Comece sabendo distinguir hash de criptografia...

Hash

Criptografia

---

Chulamente dizendo:

Criptografia você usa quando você quer transmitir uma informação de forma que mesmo que várias pessoas a recebam somente as que conheçam sua chave criptografia consigam a decodificar.

Hash você usa quando você não se importa com o valor inicial,quer apenas comparar se um valor dado é esse.

Compartilhar este post

Link para o post

O uso mais básico de criptografia é na hora de salvar a senha dos usuários no seu banco de dados, assim caso alguém consiga entrar no seu banco vai ver apenas as senhas encriptadas. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Em que casos se usa criptografia? funcoes como o md5()?

Amigo, você está fazendo confusão ai...

Hash: É um algorítimo matemático que não tem como objetivo voltar (descriptografar). Normalmente hash e utilizado para verificar integridade de informações ou quando o valor original é tão confidencial que não se pode ser armazenado fisicamente.

Dois exemplos de uso hash:

1. Você tem um arquivo chamado dados.dta e você vai enviar esse arquivo digitalmente para um destino qualquer. Para garantir que o arquivo chegou integro ao destino você extrai o hash dele na origem e quando chegar ao destino você extrai o hash novamente, compara os hashs e se forem iguais então o arquivo está ok.

2. Você tem uma base de dados de usuários de uma aplicação, nessa base de dados você tem vários níveis de usuários e cada usuário tem sua própria senha. Para garantir a segurança da sua aplicação você não grava nenhuma senha no banco de dados, em vez disso você grava o hash da senha do usuário. Assim, mesmo que alguém tenha acesso a lista de usuários ele dificilmente conseguirá acesso ao seu sistema pois dificilmente se volta um hash.

Entre os hashs mais usados estão o MD5 e o Sha1

Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita"): É um algorítimo matemático que tem como objetivo tornar uma informação ilegível para quem não possui a chave, permitindo apenas quem criptografou ou conhece a chave ler a informação. Você usa criptografia para armazenar dados confidenciais como senhas, números de cartões de crédito, transações bancárias e quaisquer outras informações que devem ser tratadas com segurança.

Existem muuuitos algorítimos de criptografia atualmente, um muito comumente utilizado é p PGP onde existem duas chaves:

1 Privada. É a chave pessoal da pessoa que está criptografando.

2 Pública. É uma chave "pública" que é utilizado para "criptografar para".

Funciona assim: Eu tenho minha chave pessoal (chave privada) e quero enviar para você uma informação, eu pego sua chave pública e utilizo ela em conjunto com minha chave privada para lhe enviar a informação. Quando você recebe a informação você usa sua chave pessoal (chave privada) para descriptografar. Esse é um dos métodos mais utilizados devido a segurança pois a criptografia é feita para um destino específico.

PS: Embora a segurança proporcionada pelos Hash e pela criptografia sejam teoricamente grandes, lembre-se que tanto o hash quanto a criptografia podem ser desfeitos. Apesar de o hash não ter o objetivo de voltar, ele não passa de um algorítimo matemático e existem casos em que um hash md5 pode ser "voltado".

Compartilhar este post

Link para o post

vlw pelos comentarios

Compartilhar este post

Link para o post

Não vamos iniciar uma discussão em um tópico já resolvido, mas atente-se a frase abaixo:

MD5Decrypter.com allows you to input an MD5 hash and search for its decrypted state in our database.

Ele descriptografa somente o que está armazenado na base de dados deles. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.