Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Monan Bertoluci

Reconhecimento Optico de Caracteres em PHP

Recommended Posts

Olá senhores,

Estou no terminando meu curso de Bacharel em Sistemas de Informação e devido a isso houve a necessidade de escolher um tema para meu TCC. Em conversa com alguns professores acabei decidindo propor o desenvolvimento de um software capaz de ler uma imagem e transforma-la em texto. Porém, atualmente trabalho como programador Junior em uma empresa de telecomunicações, e utilizo a linguagem PHP para realizar minha função. Como tenho uma facilidade exclusiva com a linguagem, decidi desenvolver um website capaz de realizar esta tarefa de reconhecimento optico de caracteres.

Sei que a linguagem php é uma linguagem muito limitada em calculos avançados, porém, com base em algumas pesquisas, descobri o MATLAB, capaz de realizar calculos avançados com REDES NEURAIS e processamento de imagem. Então pensei em unir o util ao agradavel, desenvolvendo as funções de processamento de imagem + redes neurais no MATLAB, gerando assim uma DLL e instanciando a mesma no PHP, passando apenas os parametros necessarios para as funções e obtendo os caracteres reconhecidos.

Bom, ainda estou estudando esta possibilidade e levantando requisitos para realizar tal tarefa, no entanto gostaria de saber a opnião de vocês a respeito...

por favor, me ajudem..

postem suas ideias...

Desde ja agradeço. Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, já existe uma classe que faz isto.

http://www.phpclasses.org/browse/package/2874.html.

Nunca usei, não sei se funciona, mas vale a pena testar.

Carlos Eduardo

Compartilhar este post

Link para o post

Então Carlos, ja baixei esta classe, utilizei a mesma, mas me parece que ela é um pouco limitda, não realiza o reconhecimento com qualidade,

até agora consegui levantar o seguinte:

Para realizar o reconhecimento com qualidade é necessario realizar o processamento da imagem, quebrando a mesma em matrizez, transformando seus valores em binarios e jogando o resultado em uma rede de Kohonen para reduzir ruidos, depois deve utilizar uma rede de Backpropagation para ajudar identificar o caracteres... após uma serie de processos a imagem é reconhecida... e para que isto funcione é necessario treinar a rede neural...

dai eu analisei o código da classe http://www.phpclasse...ckage/2874.html. e percebi que a mesma não realiza todas essas etapas... o que ela aparentemente faz é gerar uma imagem pedida, e comparar as imagens para identificar seu modelo... coisa simples...

precisa de algo mais avançado.. entendi? algo mais poderoso... encontrei umas classes de matlab que realizava esta tarefa, porem.. ainda não consegui executalas... (perplexo... http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/pinch.gif )....

msmo assim obrigado...

alguem tem mais ideias ai?

vlw...

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.