Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

andrea cerqueira

galeria, subgaleria e subgaleria da subgaleria :)

Recommended Posts

vou precisar fazer um sisteminha de galeria, mas vou precisar de um relacionamento maior do que criar simples galerias que possam ter subgalerias.

na verdade preciso fazer um sistema onde eu possa criar uma galeria, criar uma sub dessa galeria e criar uma sub dessa sub, e por aí vai.

mas não tenho ideia de como fazer esse relacionamento.

alguém pode me dar uma luz de como fazer isso?

http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Creio que apenas uma tabela pra armazenar imagens resolva seu problema.

Imagine um destes sites de festas. Você teria uma tabela com no mínimo campos date e image (blob). Para criar uma galeria de fotos de uma determinada festa que aconteceu no sábado passado, você teria apenas que criar uma consulta que recuperasse todas as fotos cuja data fosse do último sábado.

Claro que é só uma idéia preliminar. Você poderia adicionar mais campos distinguir festas que acontecessem no mesmo dia. Um campo assunto ou nome do evento por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Se você puder me explicar com mais precisão o que você quer desenvolver, talvez eu possa ajudá-la. Também não entendi direito o que você quer fazer. :)

Compartilhar este post

Link para o post

assim, eu quero fazer uma galeria, essa galeria vai ter uma subgaleria até aí beleza.

só que eu quero poder fazer uma ou mais subgalerias de outra galeria entendeu?

tab galeria

id

nome

tab subgaleria

id

id_galeria

nome

tab imagem

id

id_galeria

id_subgaleria

mas isso só se aplica a galerias com subgalerias, não se aplica a uma galeria que tem uma subgaleria e que tenha outra subgaleria dentro dessa subgaleria. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/grin.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Eu utilizaria apenas duas tabelas para fazer isso. Sendo uma tabela para armazenar galerias e outra para armazenar as imagens.

tabela galeria

id (char)

nome (varchar)

tabela imagem

id (int) // auto-incremento

galeria (char)

imagem (blob ou varchar(URL da imagem))

Agora imagine a inserção de uma galeria. Os valores a serem inseridos seriam ('1', 'galeria_1'). Agora o usuário quer criar uma nova galeria dentro da galeria_1, cujo id é 1. Os valores a serem inseridos seriam ('1.1', 'subgaleria_1'). O usuário quer criar outra subgaleria: ('1.2', 'subgaleria_2'). Mas agora o usuário quer criar uma subgaleria dentro da última subgaleria que ele criou. Os valores a serem inseridos seriam ('1.2.1', 'sub da sub... perdi a conta').

Pra vincular uma imagem à última subgaleria criada, os valores seriam. ('1.2.1', imagem)

Compartilhar este post

Link para o post

Se for utilizar a solução que te passei, uma dica é utilizar a função substring() do MySQL. Dependendo da linguagem, você faz isso facilmente. O java por exemplo tem uma função da classe String que auxiliaria bastante neste caso. Imagine uma String contendo o valor "1.2.1". Agora observe o código Java abaixo:

String id = "1.2.1";
String[] galerias = id.split(".");

O vetor galerias terá cada valor numa posição do vetor. Ex.: galerias[0] terá valor igual "1", galerias[1] terá valor igual "2", galerias[2] terá valor igual "1". Isso facilita muito no trabalho. Creio que o PHP tenha uma função semelhante. Acho que é explode().

Compartilhar este post

Link para o post

Sinto cheiro de bacalhau no forno pelas conversas acima....

modele bem o seu sistema pra depois nao ter q fazer consulta gambiarra bacalhoesca

Compartilhar este post

Link para o post

Se você puder descrever melhor o seu projeto podemos te ajudar melhor, pois eu nao sei o q passa na sua cabeça

Compartilhar este post

Link para o post

vou tentar falar rápido que as vezes ajuda :)

eu quero fazer um sisteminha de galeria onde possa ser criado uma galeria, uma subgaleria dessa galeria e se for o caso mais uma sub da sub.

assim:

Galeria 1
    Subgaleria 1.1
    Subgaleria 1.2
         Subsubgaleria 1.2.1
    Subgaleria 1.3
    Subgaleria 1.4
         Subsubgaleria 1.4.1
         Subsubgaleria 1.4.2

não sei se com a grafico ficou mais fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.