Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

EvaldoBahr

[Resolvido] Menu com Scroll

Recommended Posts

Bom dia galera.

Já faz um tempo que não posto na área de Flash.

Minha dúvida é a seguinte.

Preciso fazer um modelo do sistema de gerenciamento que a empresa onde trabalho vende.

Este modelo vai ficar no site, para que os interessados no sistema possam ter um exemplo de como ele funciona.

Imaginem um WindowsForm.

Decidi fazer em flash por ficar mais parecido com o real.

O sistema possui alguns menus, no principal tenho os botões de cada módulo, ex. Cadastro, Fluxo de Caixa, Estoque, etc.

Cada botão chama um segundo menu, Manutenção e Consulta.

Este submenu chama um segundo submenu, ficando mais ou menos assim: Cadastro / Manutenção / Cadastro de Clientes.

Ao clicar em Cadastro de Clientes, eu chamo um SWF externo que demonstra a tela de cadastro de clientes. Fácil.

Porém não estou sabendo como fazer os menus e submenus.

O problema é que alguns menus são extensos,e no sistema original tenho um scroll vertical, mas não estou conseguindo fazer o mesmo no flash.

O problema seria como fazer um menu, com botões, mas com scroll?

Se quiserem ver uma tela do sistema para terem uma idéia basta entrar no site da empresa www.ispac.com.br

Aceito sugestões, pois já não sei mais pra onde correr http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/assobiando.gif

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

EvaldoBahr, o que você quer parece ser simples de ser feito, mas você precisa ser mais direto na sua pergunta para que eu possa te ajudar, você já tem alguma coisa pronta?!

Compartilhar este post

Link para o post

É aí que está o problema....

O que eu preciso é desse menu com scroll vertical.

Lembrando que o menu tem uma lista de módulos, cada ítem um link para o próximo menu ou para o swf externo.

Um exemplo que eu fiz e não deu muito certo é este aqui

Modelo

Note que ao clicar no primeiro ítem ele abre um swf externo, mas na verdade, ele precisa abrir um submenu tipo popup. Fiz desta forma apenas para teste mesmo.

Abaixo de FATURAMENTO terá mais ítens, é aí que entraria o scroll que não estou sabendo fazer.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver se entendi, você tem aquele box... dentro do box existe uma lista de items (links), ao clicar em qualquer um dos items, deve-se abrir um submenu tipo popup. Onde ficará esse tal submenu tipo pop-up?

Compartilhar este post

Link para o post

Deixa eu ver se entendi, você tem aquele box... dentro do box existe uma lista de items (links), ao clicar em qualquer um dos items, deve-se abrir um submenu tipo popup. Onde ficará esse tal submenu tipo pop-up?

Ele sobrepõe aquele box, num estilo cascata. No máximo terei 3 box, no terceiro é que chamo a tela do módulo.

Mas o problema é justamente esta lista.. nã consegui fazer nada com xml devido o link, e não consegui fazer nada tipo scroll que realmente funcionasse.

Veja essa print do programa pra você ter uma idéia do que preciso fazer...

Screen do Programa

Compartilhar este post

Link para o post

acho que entendi... para cada item no primeiro menu, surgirá um outro box com uma outra lista... e assim sucessivamente até o 3 box. Sinceramente acho que dessa forma fica mais complicado, trabalhoso e também não creio que seja a melhor forma de se fazer... penso que seria melhor você utilizar um box só... e dentro desse box você alternar entre as listas de items (links) deixando sempre o último link para voltar a lista anterior. O que você acha?

Compartilhar este post

Link para o post

Seria a forma mais simples, mas o CHEFE :P quer que o exemplo no site fique o mais parecido possível com o real.

Fiz um modelo, que acabei excluindo, pela timeline mesmo, consegui fazer os 3 boxes, mas não consigo fazer a lista com scroll.

Fica trabalhoso, fica uma timeline extensa, mas fica real.

Mas a bendita lista com scroll não sai http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/sick.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Então vai ser algo somente para representar um software certo? podemos fazer de forma que não seja dinâmica, na timeline mesmo... veja se o que tem abaixo representa o que você precisa.

Box1 = lista 1

Box2 = lista 2

Box3 = lista 3

a partir da lista3, os links são direcionados ao produto final.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente isso.

O produto final de cada box3 será um SWF externo, a intenção é não pesar tanto.

Mesmo que não seja dinâmico, que tenha q fazer na timeline mesmo, só preciso de algo que faça o scroll, pois o box1 e o 3 são extensos.

Compartilhar este post

Link para o post

Exatamente isso.

O produto final de cada box3 será um SWF externo, a intenção é não pesar tanto.

Mesmo que não seja dinâmico, que tenha q fazer na timeline mesmo, só preciso de algo que faça o scroll, pois o box1 e o 3 são extensos.

Beleza, para fazer um scroll você precisa criar um movieClip e dentro dele colocar um outro movieClip como uma mascara

e uma lista de items como um MovieClip também, ficaria assim:

Items (MovieClip)

Mascara (MovieClip)

Lista (MovieClip)

Depois de ter feito isso, crie dois botôes fora, no stage com a função de subir e descer a Lista:

(items.lista._y -= 10;) Sobe a lista;

(items.lista._y += 10;) Desce a lista;

Compartilhar este post

Link para o post

Já havia visto algo assim, e até mais elaborado, com a barra DRAG, mas da mesma forma, não funcionou.

Devo estar cometendo algum erro, mas não consigo achar.

você poderia dar uma olhada no FLA pra ver se acha onde estou errando?

FLA

Compartilhar este post

Link para o post

Já havia visto algo assim, e até mais elaborado, com a barra DRAG, mas da mesma forma, não funcionou.

Devo estar cometendo algum erro, mas não consigo achar.

você poderia dar uma olhada no FLA pra ver se acha onde estou errando?

FLA

Cara tentei rodar em casa, mas eu só tenho o Flash MX 2004, você poderia salvar numa versão anterior para eu dar uma olhada... ae eu consigo te ajudar, com o código é mais fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não sei se é isso que você precisa.

O meu é CS3, e só tem a opção pra salvar como Flash 8....

FLASH 8

Dei uma olhada aqui, e o que está faltando é nomear os movieClips Items e Lista para funcionar... para fazer isso é só entrar no movieClip, clicar no movieClip que esta dentro dele e nomear como Lista depois você sai e nomeia o de fora como items, ou vice e versa... assim as ações dos botões funcionarão.

nomear = atribuir um nome a instância do objeto.

Qualquer dúvida posta ae!

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, não sei se é isso que você precisa.

O meu é CS3, e só tem a opção pra salvar como Flash 8....

FLASH 8

Dei uma olhada aqui, e o que está faltando é nomear os movieClips Items e Lista para funcionar... para fazer isso é só entrar no movieClip, clicar no movieClip que esta dentro dele e nomear como Lista depois você sai e nomeia o de fora como items, ou vice e versa... assim as ações dos botões funcionarão.

nomear = atribuir um nome a instância do objeto.

Qualquer dúvida posta ae!

Compartilhar este post

Link para o post

Perfeito.... sabia que estava fazendo um erro estúpido, só não estava achando :P

Agora é correr atrás de aperfeiçoar, por exemplo, não subir ou descer os ítens ao final da lista, e a barra Drag.

Mas valeu pela ajuda, muito obrigado mesmo http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Que bom que deu certo, demorou mais deu certo... rs Se tiver alguma outra dúvida, pode postar ae beleza?!

Compartilhar este post

Link para o post

Quero fazer só uma atualização no problema, talvez ajude outras pessoas.

Como eu não preciso personalizar o scroll, achei um jeito bem mais fácil e simples de resolver o problema.

Montei a lista com os botões e pressionei F8 pra gerar um MC, antes de clicar OK abri as opções avançadas (Advance). Aparece algumas opções.

Marquei as opções de Linkage (Export for ActionScript) e dei um nome em Identifier.

Voltei para o palco e arrastei um ScrollPanel, deixando-o do tamanho que desejo.

Nos parâmetros do scrollpanel, na primeira linha, coloquei o nome que dei para o MC em Identifier e coloquei hScrollPolicy como OFF.

CTRL+ENTER para testar e pronto. Funcionou perfeitamente.

Este exemplo pode ser utilizado com botões, imagens, textos, etc... tudo o que você quiser, basta lembrar de criar um MC com os ítens, nomear o Identifier e marcar o Linkage.

Foi o que disse no primeiro tópico, a gente fica tão alucinado procurando uma solução que não vê que o problema é mais fácil do que parece.

Abraços galera, e obrigado pela ajuda http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.