Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Detonador PHP

Como lidar com o cliente

Recommended Posts

Olá. Eu sei que provavelmente esta não é a área para este post. Então fiquem a vontade em move-lo para sua respectiva área.

O que tenho a perguntar são dúvidas frequentes sobre problemas com o cliente.

Dúvidas do tipo:

o cliente quer levar o sistema de administração com ele mas isso não tinha sido acordado. O que faço agora?

o cliente acha que a agência é a lanhouse particular dele. Como falar delicada isso?

o cliente acha que não é preciso assinar o contrato. Como fazer ele entender que é preciso?

o cliente não pagou o último mês. Quando cortar o serviço?

Esses tipos de perguntas. Então estou criando este tópico para discutirmos e acharmos opiniões e sugestões para nossos problemas!

Abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Detonador,

vou te responder na forma que eu iria agir diante de cada uma das situações:

- O cliente quer levar o sistema de administração com ele mas isso não tinha sido acordado. O que faço agora?

Simplesmente cobre o valor adicional para que ele leve o código-fonte. Se você tiver com contrato assinado informando que ele não iria poder levar o código-fonte com ele, terá que ser respeitado, ou então, será assinado um novo contrato informando a "compra" do código-fonte.

O cliente acha que a agência é a lanhouse particular dele. Como falar delicada isso?

Informe ou "invente" que a internet da empresa é para utilização de trabalho de vocês e que é norma da empresa o acesso restrito para diversão ou coisas pessoais. E pra concluir, diz que está deixando a conexão da empresa um pouco lenta devido ao uso inútil da mesma. (essa é uma resposta um pouco grosseira, mas só use se ele for com você)

O cliente acha que não é preciso assinar o contrato. Como fazer ele entender que é preciso?

Se ele não quer assinar contrato, tente convecê-lo de que isso será útil para ele e para você, onde vocês estarão firmando a negociação. Caso ele ainda insista em não querer assinar o contrato, você faz a especificação do sistema completa, imprima 2 cópias e peça pra ele assinar as 2. Depois disso, peça pagamento completo (100%) para começar a trabalhar, ou então bote em uma hospedagem que ele não tenha acesso aos códigos, só tenha acesso a parte visual do sistema.

O cliente não pagou o último mês. Quando cortar o serviço?

Se você tiver com contrato assinado, você deve ter uma cláusula onde especifica exatamente isso, que caso ele não pague o serviço será cortado após X dias. Envie notificações antes do prazo, no prazo e após o prazo, inclusive quando passar de prazo de X dias. Passando desses X dias, você pode pegar seus e-mail e imprimí-los como prova de que você tentou contato com ele (melhor ainda se ele responder, pois é garantia de que ele abriu o e-mail) e você pode ir no juizado de pequenas causas e entrar com uma ação contra ele, mas você precisará do nome completo, rg, cpf, endereço e telefone dele. Você nem precisa de advogado pra isso! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Acho que deu pra entender a importância de um contrato pra qualquer prestação de serviço que seja, né?

Abraços e boa sorte com seus clientes! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Outra dúvida.

Sei que o briefing do cliente é muito importante. Mas quanto tempo devo gastar desenvolvendo o mesmo?

Muitas vezes vejo que as empresas não gastam mais que horas no briefing, e no fim sempre acabam tendo retrabalho. Será que devo aumentar o tempo do briefing? Tem alguma metodologia boa para este desenvolvimento?

Compartilhar este post

Link para o post

referente ao briefing, conforme você mesmo mencionou, muitas empresas aplicam briefings rapidos e, por fim, os problemas, com prazos principalmente, ainda persistem.

a ideia do briefing significa a propria palavra "breve", "simples", "rapido".

o maior erro na perda de compromisso com os prazos eh justamente a falta de acompanhamento do servico.

depende dos dois lados, cliente e prestador de servicos

um contrato bem elaborado e consistente eh essencial nos momentos de argumentacoes

exemplo

supondo-se que você tenha que realizar um servico relativamente simples.

um servico que você consegue terminar em 2 dias, qual prazo você daria ao cliente?

5 dias?

2 semanas ?

2 meses ?

muitas vezes ocorrem imprevistos, sejam tecnicos, sejam pessoais.

por isso, para cada etapa de um determinado servico, aplique um prazo seguro, independentemente do cliente pedir para entregar "ontem".

jamais aceite o prazo do cliente, pois quem oferece o servico eh quem deve determinar o prazo.

obviamente que, ao conversar com o cliente, esse assunto deve ser tratado com polidez e discricao, para evitar desentendimentos ou repudio.

obs.: isso eh um aspecto generalizado

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.