Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiago_php

converter mes

Recommended Posts

Função especifica não existe, mas você pode criar um array com os meses e depois usar a função date() retornando o número do mês para puxar a chave do array, é bem simples :

$meses = array('Janeiro', 'Fevereiro', 'Março', 'Abril', 'Maio', 'Junho', 'Julho', 'Agosto', 'Setembro', 'Outubro', 'Novembro', 'Dezembro');

echo 'Estamos no mês de ' . $meses[(int)(date('m') - 1)];

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Função especifica não existe,

Opz, existe sim:

echo strftime( "%B" , mktime() ); //August

Como não estamos nos EUA, definimos as regras de localização para pt_BR e o timezone para America/Sao_Paulo:

setlocale( LC_ALL , 'pt_BR' ); //
date_default_timezone_set( "America/Sao_Paulo" );

echo strftime( "%B" , mktime() ); //agosto

E podemos pegar o dia da semana também:

echo strftime( "%A" , mktime() ); //terça

Agora, se você não quiser que o nome do mês apareça em letras minúsculas (isso depende do compilação do seu PHP) você pode usar ucfirst():

echo ucfirst( strftime( "%B" , mktime() ) ); //Agosto

Compartilhar este post

Link para o post

Função especifica não existe,

Opz, existe sim:

Como não estamos nos EUA, definimos as regras de localização para pt_BR e o timezone para America/Sao_Paulo:

setlocale( LC_ALL , 'pt_BR' ); //
date_default_timezone_set( "America/Sao_Paulo" );

echo strftime( "%B" , mktime() ); //agosto

E podemos pegar o dia da semana também:

echo strftime( "%A" , mktime() ); //terça

Agora, se você não quiser que o nome do mês apareça em letras minúsculas (isso depende do compilação do seu PHP) você pode usar ucfirst():

echo ucfirst( strftime( "%B" , mktime() ) ); //Agosto

lol Desconhecia desta capacidade do php.. ^_^ , uma pequena correção segundo : http://msdn.microsoft.com/en-us/library/39cwe7zf(VS.71).aspx

setlocale( LC_ALL , 'ptb' );

Mas tem um porém, nem todos servidores tem este mesmo resultado, mantendo-o em inglês.

Opz, existe sim:

Eu me referenciei a à Linguagem em PT-BR, em inglês eu já tinha conhecimento, mas não que o setlocale() fosse efetivo a tal ponto.

Interessante http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/coolio.gif

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

lol Desconhecia desta capacidade do php.. ^_^ , uma pequena correção segundo : http://msdn.microsof...7zf(VS.71).aspx

setlocale( LC_ALL , 'ptb' );

Bom, eu não entrei no link que você passou, mas como é uma página da M$DN e é em ASP eu acredito que isso refere-se apenas aos servidores em ambiente Ruindows, nos ambientes ...nix é pt_BR mesmo.

An invalid category name also causes a warning message. Category/locale names can be found in » RFC 1766 and » ISO 639. Different systems have different naming schemes for locales.

RFC 1766

The language tag is composed of 1 or more parts: A primary language

tag and a (possibly empty) series of subtags.

The syntax of this tag in RFC-822 EBNF is:

Language-Tag = Primary-tag *( "-" Subtag )

Primary-tag = 1*8ALPHA

Subtag = 1*8ALPHA

Mas tem um porém, nem todos servidores tem este mesmo resultado, mantendo-o em inglês.

De fato, nem todos os servidores têm esse mesmo resultado:

The return value of setlocale() depends on the system that PHP is running. It returns exactly what the system setlocale function returns

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, eu não entrei no link que você passou, mas como é uma página da M$DN e é em ASP eu acredito que isso refere-se apenas aos servidores em ambiente Ruindows, nos ambientes ...nix é pt_BR mesmo.

Correto! Dei uma folheada no manual do php e pude ver, que a info está em excessões para windows.

Usuários do windows encontraram informações úteis sobre as strings de locale no site MSDN da Microsoft. Strings das línguas suportadas podem ser encontradas » aqui as strings de pais/região suportados » aqui. Sistemas windows suportam códigos de três letras para pais/região especificados por ISO 3166-Alpha-3, que pode ser encontrada em » Unicode website .

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.