Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

hargon

Reclamações na internet dão força ao 'bloco do mimimi'

Recommended Posts

O fato de a internet permitir que qualquer pessoa expresse suas opiniões criou no ambiente virtual diversos espaços destinados exclusivamente às reclamações – daquelas com tom de desabafo, que não necessariamente visam uma solução para o problema. Tem os sites FMyLife, Vida de m*****, com slogan “suas desgraças de cada dia”, blogs, as diversas comunidades do Orkut da categoria “odeio” (“gente atrás de mim no PC”, “lavar louça” e “acordar cedo no frio”, entre muitas outras) e também o Twitter, que ganhou inclusive um tipo de tag (classificação) específico para essas queixas: o #mimimi.

 

ma busca por esse termo no microblog traz reclamações dos mais diversos tipos. Na manhã desta quinta-feira (13), por exemplo, os twitts assumidos como reclamões (aqueles com a tag #mimimi) diziam: “meu pai tá fazendo aniversário hoje. Tinha que ser tão perto do dia dos pais?”, “a mulher do pano sujo acaba de limpar as mesas com água sanitária. Dia inteiro passando mal”, “meu MSN caiu e não quer mais voltar”, “acordei mimimi” e “ele não me chama mais pra nada. Sei lá q deu nele, deve ter enjoado da minha companhia”.

 

Apesar dessas manifestações em diversos meios virtuais, o psicólogo Erick Itakura não acredita que as pessoas reclamam mais on-line do que no off-line. “Na internet o relato fica registrado e pode ser acessado muitas vezes, por qualquer pessoa”, explicou ao G1 o pesquisador do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da Pontifícia Universidade Católica (PUC). Daí a impressão de que esses relatos estão sempre presentes no universo virtual.

 

“Na sociedade sempre existiram essas válvulas de escape para as pessoas. São as rodas de amigos, conversas de boteco e de salão de beleza. A diferença é que nesses lugares as informações ficam perdidas no tempo e no espaço, pois não podem mais ser acessadas. Ficam junto ao copo vazio, à revista fechada”, compara o especialista.

 

 

Mimimi Roll

 

O constante “mimimi” da internet levou o coordenador de edição de vídeos on-line Fernando Cury, de 30 anos, a criar o “Mimimi roll”. Para isso, ele legendou um vídeo dos “Muppets” em que o personagem canta uma música inteira usando uma única sílaba: o “mi”.

 

“Eu tenho um blog / muito legal / o conteúdo / é genial. / Mesmo assim / não sei por que / eu não consigo / aparecer. / Muito blog / é popular / não dizem nada / melhor que o meu. / É aí / que eu não entendo / ninguém me add / ou liga pra mim. Sou reclamão / também chorão / twitto mesmo / tô nem aí. / Crio caso / mas mesmo assim / ninguém parece / gostar de mim”, diz o começo da letra do “Mimimi roll”.

 

Cury, que também tem um blog, afirma que o “mimimi” incomoda pelo fato de alguns usuários de redes sociais se dedicarem única e exclusivamente a essa prática. “Isso é bem chato e creio que elas não vão conseguir atingir seus objetivos dessa forma. Sem falar que, além de reclamarem, passam o dia criticando o trabalho alheio, sem conseguir fazer algo melhor.”

 

Por outro lado, quando a reclamação é somente um desabafo, Cury não vê problemas. “No fundo, todo mundo faz um #mimimi de vez em quando. É irresistível desabafar”, continua o autor do “Mimimi roll”.

 

Ele acredita que o termo popularizado com o Twitter também funciona como uma forma bem humorada de alertar um internauta: “hei, você está reclamando demais”. “Essa frase acompanhada de um link para o vídeo [do “Mimimi roll”] faz uma ofensa se tornar pelo menos um pequeno sorriso. Na internet, o bom humor é algo bem difundido entre os grupos”, conclui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem muita reclamação mesmo e pouca coisa se faz para mudar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto mais reclamam,mais parece que eleas não mudam nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é verdade mas um dia isso muda

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espero que mude pra melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

×

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.