Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

ederaguiar

Digitar texto dentro de um form ou importá-lo do Word

Recommended Posts

Acredito que essa minha dúvida não seja muito complexa, mas sou um novato em programação... Já procurei na internet e não encontrei solução para o problema. Como faço para digitar um texto grande dentro de um form no Delphi 2007? Pois o componente TLabel não serve para digitar textos muito grande. Estou construindo um projeto e nele quero incluir um form estático contendo um texto que servirá como manual de utilização do programa. Se não for possível digitar um texto grande no form, gostaria de saber como faço para "colar" no form um texto já editado no word?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você pode usar o componente Memo (aba Standard) ou o RichEdit (aba Win32) para isto.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Chrnos,

ederaguiar lhe enviou este e-mail através do http://forum.imasters.com.br/index.php.

Boa Noite,

Meu amigo, obrigado pela dica ... mas eu gostaria de criar um form com um texto que explica como funciona o meu programa , ou seja, um simples form com um texto para ser lido pelo usuário. Os componentes Memo e RichEdit servem como caixa de texto para o usuário escrever ... Será que existe alguma propriedade neles que eu possa alterar para que o texto fique estático (disponível só para leitura, sem permitir que o usuário digite na caixa de texto) ?Preciso de um componente que deixe digitar direto no form, sem ter que digitar na caixinha da propriedade Caption ... Pois preciso digitar um texto enorme e o TLabel não deixa fazer parágrafos e nele temos que digitar na caixinha da propriedade Caption. Existe algum maneira de importar um texto já formatado no word e colar no Delphi? Meu amigo, ficarei muito grato por sua ajuda, pois meu mestrado em Física depende da conclusão desse sofware ... Abraço

Eder, estou postando uma das possíveis soluções do seu problema aqui, mas já aproveito para deixar avisado aqui que não possuo o hábito de prestar ajuda por e-mail ou msn. Logo, agradeço se na próxima vez postar sua dúvida diretamente no tópico. Bom, sem mais delongas, vamos ao que interessa...

Os dois componentes que sugeri anteriormente podem ser configurados para terem valores já preenchidos através da propriedade Lines, onde você pode por o texto que quiser exibir para o seu usuário. Na propriedade ScrollBars, você pode definir as barras de rolagem que o componente irá mostrar para o usuário, de modo que ele possa ler todo o seu conteúdo. Para evitar que o mesmo altere os dados que estão ali informados, você pode simplesmente copiar o código abaixo no evento onKeypress dos dois componentes:

procedure TForm1.Memo1KeyPress(Sender: TObject; var Key: Char);
begin
   Key := #0;
end;

O código acima vai transformar qualquer letra/número/caracter digitado num valor nulo, impedindo que o conteúdo do componente associado a esta rotina seja alterado pelo usuário via digitação de teclado.

[]'s

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, para deixar o TMemo e o TRichEdit como somente leitura, eles tem uma propriedade chamada "ReadOnly" (que em portguês fica "SomenteLeitura"). Coloque esta propriedade como true.

:D

Espero que ajude

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.