Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

educadorgustavo

Direitos autorais de compra?

Recommended Posts

Pessoal, se eu solicitar os serviços de um programador em php, ajax, etc. para ele desenvolver um projeto específico para mim, ele poderá vender o projeto - um pouco modificado - para outras pessoas?

Pois vamos supor que o projeto web seja muito interessante, em seu sentido de potencial financeiro, e o profissional (ou a equipe) que o desenvolveu levou meses para deixá-lo do jeito que o cliente solicitou. Então, meses depois, o sistema que eles fizeram vira um "sucesso" no website/portal do cliente que pagou pelo projeto.

Daí, em seu portfólio, naturalmente esta equipe de desenvolvedores dirá que foram "eles" que desenvolveram o sistema X do website/portal Y.

E se alguém quiser comprar este sistema? Como vai ficar a pessoa que solicitou/comprou o sistema, que até então era "inédito"?

Será que é possível patentear um sistema feito por terceiros?

Imaginem que o sistema solicitado/comprado deu origem ao Orkut ou Facebook.

E aí?

Pois se por um lado o comprador do sistema fica soltando fogos por causa do faturamento que o sistema lhe forneceu, por outro, como fica a "cabeça" dos programadores que construíram o programa? Será que daria para eles "viverem" pensando que poderiam estar "milionários", mas que em troca receberam R$ 1.000,00?

Claro que provavelmente o "dono" do sistema contrataria o profissional/equipe para trabalhar "com ele", mas o sentimento dos profissionais certamente não seria "bom".

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se ele patentear o sistema pode sim vender para outras pessoas, tem um tópico que fala sobre isso, numa situação que o programador 'aluga' o sistema.

No caso de Orkut e Facebook, a pessoa que pediu pra desenvolver, pra ficar com lucro líquido ele pode comprar o direito do programador (se tiver).

Se falei besteira, relevem.

Compartilhar este post

Link para o post

é questão de saber negociar e ter confiança com quem se trabalha

desenvolver um sistema inovador não significa ter sucesso.

o sucesso surgirá por meio de negociações (business)

mesmo que um desenvolvedor seja detentor de uma patente X que tenha grande potencial de sucesso ($$), dificilmente conseguirá êxito, pois para entrar no mercado de forma efetiva precisa da questão política/administrativa.

são realmente raros os desenvolvedores que tem esse tipo de visão.

business

Compartilhar este post

Link para o post

Lucas, "alugar" um sistema é uma ação normal dos programadores. Existem vários sistemas de e-commerce, de aluguel de imóveis, de carros, etc. para vender em regime de licença de uso. Como este fórum IP Board, por exemplo.

Enquanto comprador/encomendador da aplicação web, penso que se vou PAGAR para uma pessoa FAZER algo para mim, EU deveria ter o DIREITO de comercialização do produto. Afinal, se o produto for bom, sucesso, se não, fracasso - para mim.

Enquanto fabricante/programador, pensaria que, se foi EU quem construiu, eu deveria possuir os direitos de comercialização.

Porém, convenhamos, como diz Hinom, a questão é saber negociar.

Pensando judicialmente, se o programador me diz: "Olha, os produtos que fabrico são licenciados para serem usados por terceiros. Não vendo programas." Aí sim, beleza, o programador já está dizendo que o produto é seu. (com assinaturas contratuais, claro!)

No entanto, se o programador não fizer isso, penso que o comprador deterá os direitos da obra.

Outro exemplo: Quem recebeu o processo e teve que arcar com as multas e etc. do The Pirate Bay não foram seus programadores, mas sim os idealizadores do projeto - quem fez o programa funcionar de verdade.

Bem, diferentemente de ontem, hoje acredito que o comprador do programa deve assinar um contrato que lhe forneça os direitos sobre o programa encomendado. Pois caso o programador queira vender para outra pessoa, o comprador poderá processá-lo (a questão é como descobrir). Afinal, ele PAGOU para ter exclusividade.

O que acham?

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia do contrato acredito ser a melhor solução. Mas para assinar um contrato, o preço seria elevado as alturas, pelo menos só assim daria essa exclusividade.

Se você precisar acusar alguém de plágio, você terá que provar que o código é igual ao seu e que foi o programador que vendeu (já que existe a possibilidade de alguém ter feito a cópia diretamente no servidor ou computador pessoal).

Outro detalhe, um programador não precisa ter o código idêntico para "plagiar" o site. O principal é o conhecimento que ele adquiriu ao criar o sistema, e isso você não vai conseguir tirar dele, exceto se no contrato também informar que ele não poderá criar nenhum sistema com a mesma idéia, por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

bom complemento do gustavo.

enfim, isso tudo é questão jurídica.

defina os parâmetros em contratos antes de iniciar qualquer negócio, mesmo que seja uma simples parceria, faça um contrato.

Compartilhar este post

Link para o post

Se você precisar acusar alguém de plágio, você terá que provar que o código é igual ao seu e que foi o programador que vendeu (já que existe a possibilidade de alguém ter feito a cópia diretamente no servidor ou computador pessoal).

Nunca havia me atentado para isso, hargon. :huh:

Então quer dizer que se alguém com experiência quiser, pode copiar um sistema tipo Myspace, Facebook, Catho, diretamente do server?

Essa questão de Direitos Autorais de Software é meio complicada mesmo, pois, em teoria, se eu editar um... phpbb3 e melhorá-lo, poderia "fechá-lo" e vender como se fosse EU o desenvolvedor do projeto. Mesmo que alguém quisesse me processar, como a Justiça analisaria? Pois não se reinventa os códigos a cada novo programa, logo, os códigos podem conter comandos parecidos e até sequenciamentos idênticos, pois os fins do programa podem justificar sua indexação.

Brothers... taí mais um assunto complicado!

Quem tiver experiência em registro e contrato de softwares, favor opinar.

Valeu! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Então quer dizer que se alguém com experiência quiser, pode copiar um sistema tipo Myspace, Facebook, Catho, diretamente do server?

Não alguém com experiência, mas dependendo do servidor que você hospeda, várias pessoas de dentro dele tem acesso ao seus arquivos.

Teve uma época que hospedei um site de eventos em um provedor da minha região. Inexplicavelmente aparecia aqueles arquivos que o windows cria "thumbs.db" dentro das pastas das fotos. Me atentei a isso porque eu sempre tomava o cuidado de excluí-lo do servidor após o envio das fotos. Então como ele aparecia lá? O pessoal do servidor ficava exibindo as miniaturas das fotos. Se eles tinham acesso as fotos, não teriam ao resto do site?

O ideal quando se lança um projeto grande, é ter um servidor próprio, assim o risco de cópia é menor. Os sites citados por você tem servidor próprio, não é qualquer um que coloca "os olhos" nos códigos.

Essa questão de Direitos Autorais de Software é meio complicada mesmo, pois, em teoria, se eu editar um... phpbb3 e melhorá-lo, poderia "fechá-lo"

Um sistema igual ao do phpbb3, por exemplo, é muito complexo. Dificilmente duas equipes chegariam a um código parecido.

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.