Geelherme 1 Denunciar post Postado Agosto 19, 2009 Olá.. eu estou estudando delphi recentemente e gostaria de fazer um programa que insere os dados num banco de dados mysql. Eu queria fazer online, mas não consegui, resolvi fazer local mesmo e já estou inserindo tudo nos campos certos. No meu programa, eu queria exibir uma mensagem somente caso o meu INSERT fosse realizado com sucesso. Se ele retornar um erro, eu quero que mensagem.Caption := "Erro"; mensagem.Visible := True; Se fosse em PHP eu faria: $variavel = mysql_query("QUERY"); if ($variavel){ .. } No caso eu queria algo semelhante a: variavel := SQLQuery1.SQL.Add('INSERT INTO testedelphi (nome, email) VALUES ("' + nome.Text+ '", "' + email.Text + '")'); if variavel then ... end embora eu saiba uqe isso não é possível.. alguém sabe como me ajudar? abaixo o meu código fonte: SQLQuery1.Active := False; SQLQuery1.SQL.Clear; SQLQuery1.SQL.Add('INSERT INTO testedelphi (nome, email) VALUES ("' + nome.Text+ '", "' + email.Text + '")'); SQLQuery1.ExecSQL; mensagem.Visible := True; Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
bdexterholland 0 Denunciar post Postado Agosto 19, 2009 try SQLQuery1.Active := False; SQLQuery1.SQL.Clear; SQLQuery1.SQL.Add('INSERT INTO testedelphi (nome, email) VALUES ("' + nome.Text+ '", "' + email.Text + '")'); SQLQuery1.ExecSQL; mensagem.Visible := True; except MessageDLG('Falha ao executar a query', mterror, [mbok],0); Existe formas mais eficientes, usando outros recursos 'internos' do try..except mas eu não domino todo o try except, derrepente algum outro user completa este bloco... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Geelherme 1 Denunciar post Postado Agosto 20, 2009 você já me deu uma idéia de por onde começar... eu só vou mudar, em vez de MessageDLG vou colocar mensagem.Caption igual a minha string de erro, e ativar o visible também... vou tentar usando o try except, deopis posto como ficou o código... se alguém mais souber, complementa aí... valeuuu Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites