Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

tulioc

Imagens Vetoriais X Imagens Bitmap

Recommended Posts

:blink: Olá pessoal, sou novato nessa área.... estou trabalhando com o CorelDRAW e com o photoshop ultimamente... Gostaria de saber, qual a diferença ente Imagens Vetoriais (como as que o Corel cria) e as mapeadas a bit (como o paint, e o photoshop)... quem poder me ajudar será muito bem vindo... ObrigadoTúlio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, bitmap (ou seja map de bits) são vários pontos de cores diferentes preenchendo a imagem, já a imagem vetorial é baseado em linha que se fecham formando formas, e tendo algum preenchimento. Basicamente é isso[]s

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, bitmap (ou seja map de bits) são vários pontos de cores diferentes preenchendo a imagem, já a imagem vetorial é baseado em linha que se fecham formando formas, e tendo algum preenchimento. Basicamente é isso[]s

NÉ, basicamente é isso, mas a idéia é um pouco mais profunda! eheheeBom, na verdade o vetor são apenas cálculos matemáticos e por isso mesmo que você não perde qualidade quando redimensiona uma imagem vetorial. O mesmo não acontece com bitmaps, pois os pixels estouram.Imagine a imagem em bitmap como uma imagem pintada pontinho por pontinho até se fazer toda a imagem. Por isso dos arquivos finais em bitmap serem mais pesados. Agora o fato do bitmap ser mais pesado tem um outro agravante, o branco tb é contado como pixel e se você desenha um ponto preto e depois um ponto azul em cima do ponto preto ele conta o peso dos dois pontos, mesmo apenas um estando aparecendo.E a idéia do vetorial é justamente essa, imagens geradas por calculos de computador. Imagina assim, você faz uma reta e ele calcula ela a partir de dois pontos (PixelA e pixelB) e daí liga os dois pontos. O circulo 2Pi.R e por aí vai. Aí como é tudo matemático, basta multiplicar todos por um mesmo fator de ampliação que tudo se mantem do mesmo jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Ave Maria, por isso é tão chato estudar vetores na faculdade...tem que ficar fazendo umas contas estranhas na matéria de geometria analítica.. e tudo isso pra ter como resultado a computação gráfica... aff Jesus... imagens vetorias são boas mas são complicadas.....

Compartilhar este post

Link para o post

Cara... aqui na verdade nada é chato porque é o computador que faz... você num tem que sair pintando pixel por pixel nem calculando vetor...[]s

Compartilhar este post

Link para o post

e aí galera!!! nâo sabia que a discussão seria tão boa!!! deu p/ entender numa boa a diferença entre elas.. valeu´s moçada!!!!mas afinal o photoshop trabalha com imagens vetoriais?? ou bitmaps!??afinal eu posso redimensionar meus objetos sem perder qualidade, mas depois que eu uso a opção "merge..." aí o bicho pega!! heheparece que vira tudo formados por pixels!!! é isso mesmo!!um abraço galera!!!fui...

Compartilhar este post

Link para o post

e aí galera!!! nâo sabia que a discussão seria tão boa!!! deu p/ entender numa boa a diferença entre elas.. valeu´s moçada!!!!mas afinal o photoshop trabalha com imagens vetoriais?? ou bitmaps!??afinal eu posso redimensionar meus objetos sem perder qualidade, mas depois que eu uso a opção "merge..." aí o bicho pega!! heheparece que vira tudo formados por pixels!!! é isso mesmo!!um abraço galera!!!fui...

O photoshop trabalha principalmente com bitmap, mas algumas ferramentas podem ser usadas em vetor como a linha, algumas formas pre definidas ( photoshop 7) , cuvas de bézier etc.

Compartilhar este post

Link para o post

Pela minha ignorante sabedoria, as imagens em vetorial, são baseadas em calculos.Exemplo: se você tem um quadrado exato em vetorial os valores seriam X = Y, e se você tem esse mesmo quadrado em bits o tamanho da imagem seria baseado na resolução como os dpis...Por esse fato é muito mais complicado trabalhar com imagens realistas com sombras e luminosidade em trabalhos vetoriais . . (Por favor me corrijam se eu falei muita porcaria . . .)

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.