Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

rdorea1988

[Resolvido] Modos RGB e CMky e LAB (aplicação)

Recommended Posts

Bom dia gente, estou lendo uma apostila e ela me explico sobre os modos de cores....

Minha dúvida e arrespeito da aplicablidade dos modos. O Modo RGB é e deve ser aplicado em resoluções baixas, para monitores(ecrã)...

e O modo CMKY para edição de fotos ou qualquer outra coisa que for impressa....

Estou correto?

E o modo LAB? qual é a função dele?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por Marcelo Culen Jugdar

No Photoshop, o modo de Cores Lab apresenta um componente luminosidade (L) que pode variar de 0 a 100. No Seletor de Cores da Adobe, o componente “A” (eixo verde-vermelho) e o componente “B” (eixo azul-amarelo) podem variar de +127 a -128. Na paleta Cor, o componente a e o componente b podem variar de +120 a -120.

É possível utilizar o modo Lab para trabalhar com imagens Photo CD, editar a luminescência e os valores de cor em uma imagem de forma independente, mover imagens entre sistemas e imprimir em impressoras PostScript Level 2 e Level 3. Cores Lab correspondem ao modelo de cores intermediário que o Photoshop utiliza ao converter de um modo de cores para outro.

Fonte: http://www.mxstudio.com.br

Mais informações sobre modos de cor no mxstudio: http://www.mxstudio.com.br/photoshop/como_funcionam_os_diferentes_modos_de_cores_do_photoshop__/

Por Ivan de almeida

Para alguns tratamentos, o Modo Lab oferece recursos que os demais não dão conta. Basicamente esses recursos derivam dele lidar separadamente com as cores e a luminosidade, assim permitindo interferir em um sem afetar as outras e vice-versa.

Como principal ponto negativo de usá-lo temos o fato de haver no processo de tratamento três mudanças de modo com os conseqüentes remapeamentos das cores ao invés de um de um processo mais conservador em RGB e dois de um processo em Adobe RGB ou em ProPhoto RGB.

Em RGB depois de convertido o RAW e posterior tratamento somos obrigados a passar a imagem para 8bits para dar saída em minilab.

Em Adobe RGB e ProPhoto RGB ganhamos latitude (mais no ProPhoto) e riqueza cromática, mas temos depois de converter: 1) para sRGB e 2) para 8bits (nesta ordem).

Mas usando Lab mode temos de primeiro converter o arquivo que foi convertido para Lab Mode e depois do tratamento converter novamente para sRGB e para 8 bits. Três passos, então. É muito difícil perceber alguma mudança ou degradação na imagem, mas evidentemente não é inócuo.

Os ganhos do modo, contudo, são extremamente expressivos nos tratamentos cromáticos. Ao contrário do que ocorre em RGB, em LAB Mode tem-se verdadeiro controle sobre as tonalidades separadamente, nas altas, médias e baixas luzes, sendo esse controle funcional tanto em Curves quanto em Color Balance. Usando as curvas cromáticas dos canais a ou b, consegue-se mudar as cores de uma forma muito precisa e delicada, em um refinamento impensável com RGB. Já em Color balance consegue-se muito facilmente interferir apenas em uma faixa de luminosidade. Em contraste, em RGB quando mexemos nisso toda a foto se coloriza, mesmo quando mesemos apenas em High Lights.

No caso das altas luzes isso é bastante importante diante do problema que são as altas luzes digitais. Mexendo nisso conseguimos mudar essas altas luzes dando visualmente uma impressão mais densa.

Além disso, selecionando-se o canal Lightness podemos tratar contraste e brilho (em Curves, por exemplo) sem afetar as cores e podemos tratar o sharp só nesse canal sem gerar ou amplificar nenhum ruído cromático.

Recentemente postei fotos de flores, e o assunto flores é daqueles onde a manipulação das cores é fundamental, e por isso elas foram tratadas em Lab Mode. Não são todos os assuntos que se beneficiam dele, mas em alguns é essencial.

Evidentemente uma ferramenta sofisticada só serve para quem sabe o que quer obter das cores. Não é ferramenta para usar sem ter um critério, sem ter um plano cromático na cabeça, mesmo que não totalmente explicitado. Quando o uso geralmente penso assim "gostaria que as altas luzes ficassem um tiquinho mais amarelas..." ou "gostaria de algum azul nessas sombras", ou "gostaria de esquentar as luzes médias" Isso é a bússola que nos permite usá-lo.

Fonte: http://forum.brfoto.com.br

Mais informações sobre modos de cor no brfoto: http://forum.brfoto.com.br/index.php?showtopic=31481

Compartilhar este post

Link para o post

POxa, estou um pouco atarefado para lê ... mas hoje de noite vou está diusponível..... Obrigado de qualquer modo...

Edit:

Bom tive um dia corrido ontém e não pude lê tudo, pelo que eu vir, não respondeu minhas perguntas(não a que tinha em mente.)...

a pergunta é:

ONDE devo usar o MODO RGB (IMpressão? ou para se visto em Ecrä?)

ONde devo usar o modo CMYK (IMpressão?).......

Edit2:

JohwMatos acabei de lê... e fiquei com algumas dúvidas...

1° Plano cromatico... Enquanto estava lendo, notei muitas vez o uso dessa palavra, e não sei o que sejá.

2° No decorrer percebi o uso de 8 bits, 16 bits... Queria uma explicação...

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

JohwMatos acabei de lê... e fiquei com algumas dúvidas...

1° Plano cromatico... Enquanto estava lendo, notei muitas vez o uso dessa palavra, e não sei o que sejá.

2° No decorrer percebi o uso de 8 bits, 16 bits... Queria uma explicação...

obrigado!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi amigo ! Tudo bom?

Bom... vou tentar ajudar também. É o seguinte, partindo do princípio que você já deve conhecer:

RGB e CMYK são dois modos de cores.

RGB: ele é formado por 3 cores, Red, Green e Blue. Elas se misturam, e criam assim milhoes de outras cores. Esse modo é muito usado para web design (layouts e afins), impressão caseira (documentos pessoais, textos, fichas, etc) e em outros equipamentos. Me parece que Televisão e outros equipamentos lêem as cores em RGB, também.

CMYK: é outro modo de cor, agora formado por 4 cores, Cyan, Magenta, Yellow e BlacK. Esse formato não é muito usado ainda em impressoras caseiras, mas o foco dele é o uso em documentos que irão para gráficas (impressão rapida, fotolito, e praticamente toda impressão profissional). Quando você fizer um arquivo que será impresso em revista, jornal, um banner, cartaz e qualquer coisa do tipo, que deverá ir para uma gráfica, deverá ser feito no modo CMYK. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Obs: existe também o modo LAB, que não é muito falado, mas mesmo assim não deixa de ser importante. Segue um link da adobe para você entender melhor (eu particularmente não sei explicar direitinho, mas até onde sei ele é um modo que os equipamentos, como nosso monitor, lê as cores de acordo com o que nossos olhos enxergam; possui um certo grau de luminosidade ou algo do tipo, dê uma olhada no link).

http://help.adobe.com/pt_BR/Photoshop/10.0/help.html?content=WSfd1234e1c4b69f30ea53e41001031ab64-73ea.html

Para os bits, é a profundidade das cores. 16 bits voce tem maior quantidade de tons, 8 voce tem menor quantidade.

Qualquer coisa pode pedir! É só gritar ^_^

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.