Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

fws

Pequeno problema ;x

Recommended Posts

olá galera, estou no terceiro periodo do curso de Sistemas de Informação.

meu professor de linguagem pediu para implementar uma aplicação com o tema a seguir.

gostaria de pedir uma mão amiga aqui. desde ja, agradeço.

Considere o cenário abaixo descrito:

“Um banco deseja manter informatizado suas dependências. Assim resolve desenvolver um sistema

para manter os dados sobre clientes e suas contas. Assim para os clientes é necessário que sejam

mantidas as informações pessoais como: nome, endereço, telefone. Cada conta criada no banco

deve possuir ao menos um cliente, logo, deve ser desenvolvido um sistema que permita que uma

conta tenha mais de um proprietário. Além disso, a conta corrente deve possuir um número

identificador, seu saldo além das funcionalidades para manuseio deste: depositar, sacar e transferir

dinheiro entre contas.”

Assim, crie as classes em Java para representar os tipos abstratos identificados no cenário acima,

sendo que todas as classes devem possuir mais de uma maneira de inicializar suas instâncias

(Construtores). Além disso, devem ser implementados métodos para acesso a todos os atributos de

uma classe (Encapsulamento), visto que os atributos devem ser privados dentro das classes. Deve

ser utilizado um vetor para o armazenamento das várias contas correntes criadas. Crie um menu

principal no qual deve ser fornecidas as opções:

1 – Cadastrar Conta: “Criar instância da classe conta, preenchendo os valores e

armazenando no vetor”

2 – Imprimir dados de uma conta: “Solicitar o número da conta, acessar o vetor por esse

número e imprimir o nome do proprietário e seu saldo.”

3 – Sacar: “Solicita o número da conta e realiza o saque por meio do método da conta”.

4 – Depositar: “Solicita o número da conta e realiza o depósito do valor a ser acrescido na

conta”.

5 – Transferir: “Solicita o número das contas e realiza o saque em uma conta e o deposito

do valor a ser acrescido na outra conta”.

6 – Sair: “Utilize o o metodo ‘System.exit(0)’ para finalizar o programa”.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você terá pelo menos 3 classes na sua aplicação. Sendo que uma delas será a interface com o usuário (classe com o método main), classe Cliente e classe Conta. Os objetos Cliente e Conta terão relacionamento n-n (muitos para muitos). Ou seja, um cliente poderá ter uma ou mais contas e uma conta terá um ou mais clientes.

Nesse caso, seria uma boa utilizar o padrão facade para implementar as ações do sistema (cadastrar, sacar, etc.). Mas como você ainda está no terceiro período é provável que ainda não esteja familiarizado com isso. Já é uma dica pra poder estudar mais tarde.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, minha unica preocupação é em fazer a primeira classe, que é de cadastro do cliente.

armazenando no vetor”

os valores seriam: nome, numero da conta e saldo.

faltei a aula de vetor e tal :(

como posso meio que, criar um vetor pra armazenar 10 clientes com os valores passados acima ?

desde ja agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, minha unica preocupação é em fazer a primeira classe, que é de cadastro do cliente.

armazenando no vetor”

os valores seriam: nome, numero da conta e saldo.

faltei a aula de vetor e tal :(

como posso meio que, criar um vetor pra armazenar 10 clientes com os valores passados acima ?

desde ja agradeço.

Supondo que a classe Clientes já existe:

Clientes[] clientes = new Clientes[10]

Pra acessar cada posição do vetor utilize índices.

// Acessar primeira posição do vetor
clientes[0];
// Acessar última posição do vetor
clientes[9];

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.