thiagopdn 0 Denunciar post Postado Setembro 28, 2009 Boa tarde pessoal. Estou criando uma aplicação no delphi 7 com banco de dados INTERBASE, sou iniciante ainda mas estou estudando na raça e sozinho... estou com uma duvida, gostaria de saber como faço para colocar uma mensagem de erro para o usuario como o exemplo abaixo.: Ex: O usuario entra no cadatro de clientes e clica em incluir e depois clica em salvar so que ele nao digitou o nome do cliente que e obrigatorio. a pergunta e, como faço para tirar a mensagem no INTERBASE e colocar uma minha tipo ' Digite o nome do cliente'?? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
quintelab 91 Denunciar post Postado Setembro 28, 2009 Como assim mensagem do Interbase? Você terá que criar um método que valida os campos obrigatórios do seu formulário ou utitilizar algum componente que faça isso. Abraços... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Thiago Delalibera 1 Denunciar post Postado Setembro 28, 2009 Esse tipo de mensagem não é tratada pelo banco de dados amigo, se der um insert e o Edit estiver em branco, vai inserir em branco, você deve fazer uma validação via programacao como o companheiro citou acima, vou dar um exemplo: function TNomeDoForm.ValidaCampoTexto(Conteudo: String; Sender: TObject); begin if(Conteudo='') then begin (Sender as TEdit).SetFocus; ShowMessage('Mensagem de erro!'); Abort; end; end; esta função ja coloca o foco no campo que você quer preenchido caso ele esteja vazio, eu uso ela de uma forma mais complexa, você tem que adaptar a sua aplicação, pode criar seu próprio form que irá apresentar a msg de erro ao invés de usar ShowMessage ou MessageDlg, qualquer dúvida estamos ai. Até Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites