Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiagopdn

mensagem de erro interbase / delfhi 7

Recommended Posts

Boa tarde pessoal.

Estou criando uma aplicação no delphi 7 com banco de dados INTERBASE, sou iniciante ainda mas estou estudando na raça e sozinho...

estou com uma duvida, gostaria de saber como faço para colocar uma mensagem de erro para o usuario como o exemplo abaixo.:

Ex: O usuario entra no cadatro de clientes e clica em incluir e depois clica em salvar so que ele nao digitou o nome do cliente que e obrigatorio.

a pergunta e, como faço para tirar a mensagem no INTERBASE e colocar uma minha tipo ' Digite o nome do cliente'??

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tipo de mensagem não é tratada pelo banco de dados amigo, se der um insert e o Edit estiver em branco, vai inserir em branco, você deve fazer uma validação via programacao como o companheiro citou acima, vou dar um exemplo:

function TNomeDoForm.ValidaCampoTexto(Conteudo: String; Sender: TObject);
begin
  if(Conteudo='') then
  begin
    (Sender as TEdit).SetFocus;
    ShowMessage('Mensagem de erro!');
    Abort;  
  end;
end;

esta função ja coloca o foco no campo que você quer preenchido caso ele esteja vazio, eu uso ela de uma forma mais complexa, você tem que adaptar a sua aplicação, pode criar seu próprio form que irá apresentar a msg de erro ao invés de usar ShowMessage ou MessageDlg, qualquer dúvida estamos ai. Até

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.