Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Anderson Nunes

Desenvolvimeto de Componentes

Recommended Posts

Boa Galera, estou começando no desenvolvimento de componentes e tenho duas duvidas.

Estou desenvolvendo um componente e gostaria de saber como faria para colocar um icone personalizado em meu componente, ou seja, na palheta do delphi depois de ele estar instalado, gostaria que aparecesse uma iamgem que eu fiz e não o icone do componente que lhe deu origem. Outra coisa, como faria para proteger o codigo fonte de meu componente, uma vez que ele sera vendido? Abços..ahh trabalho com Delphi7.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Galera, estou começando no desenvolvimento de componentes e tenho duas duvidas.

Estou desenvolvendo um componente e gostaria de saber como faria para colocar um icone personalizado em meu componente, ou seja, na palheta do delphi depois de ele estar instalado, gostaria que aparecesse uma iamgem que eu fiz e não o icone do componente que lhe deu origem. Outra coisa, como faria para proteger o codigo fonte de meu componente, uma vez que ele sera vendido? Abços..ahh trabalho com Delphi7.

Bom Anderson, vamos por partes...

Para colocar o ícone no componente você precisa criar um .res com o nome do pacote, e o ícone dentro com o mesmo nome da classe do componente.

Agora, para proteger teu código apenas entregue para o cliente os .dcu, .bpl e que eu me lembre as .bpl.

Qualquer dúvida, só perguntar aí ;D

Atenciosamente,

Mello.

Compartilhar este post

Link para o post

Para criar o Icone.

1) Você precisa criar um ".DCR". Va, no Delphi, em "Tools>Image Editor".

2) No editor de imagens, clique em "File>New>Component Resource File (.dcr)"

3) Agora, na janelinha branca que surgir, clique com o botão direito e va em "New>Bitmap" e em width e height coloque o valor "24", E selecione o modo de cores que deseja utilizar

4) Ao clicar em OK, ele vai criar um BitMap, va ate ele na janelinha branca de antes (na "arvore" é "Contents>Bitmap>Bitmap1) Clique com o botão direito e marque "Rename" e dê a ele o mesmo nome da classe que você criou.

5) Dê dois cliques nesse item que você renomeou e edite ele. Após clique em "File>Save as" e salve o arquivo com o mesmo nome do seu ".pas" (sem a extensão claro, que agora deve ser .drc) e coloque na mesma pasta do seu ".pas".

Ufa.... são bastantes passos, mas é bem simples.. hehe..

quando á proteger o código fonte, é so não enviar os ".pas" e sim os ".dcu" (Os DCU são os seus PAS, mas só que num formato que só o Delphi entende pré compilados).

Espero que ajude cara.. flws

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.