Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

felipeaj

Chamadas assíncronas

Recommended Posts

Fala pessoal!

Estou programando em ASP.Net já fazem uns 18 meses, e já comecei durante a migração do VS 2005 para o 2008, e sempre usei Ajax para trabalhar.

Agora estou montando um sisteminha de chat, porque imagino que seja a melhor forma de aprender um pouco mais sobre as chamadas assíncronas.

Eu construí ele da forma que aprendi .Net, com postback.

Tem um timer na página, que de 5 em 5 segundos busca as mensagens novas, e incrementa elas em um Literal:

litChat.Text += Mensagem.Buscar(CodigoAtual);
updChat.Update();

Esse código busca as mensagens postadas desde o ultimo "tick" do timer. Tudo funcionando beleza!

Até onde eu entendi, toda a vez que o timer dispara, na verdade, no lado cliente ele está executando um postback, e isso faz com que todo o conteúdo do literal seja enviado para o servidor, processado lá e retornado.

A quantidade de informações a serem transportadas para o servidor e de volta para o cliente a cada postback iria crescer a medida que o dialogo fosse ocorrendo...

Como eu faria para construir uma função Javascript que chamasse aquela minha função C# (que poderia retornar um XML por exemplo), e o javascript iria incrementar na DIV as frases novas, sem precisar enviar o conteúdo do literal para o servidor toda vez?

PS: não me refiro a como faria pra buscar na tabela, nem como o sistema saberia quais são as mensagens!! gostaria apenas de saber como posso chamar a função C#, e como faria para receber o XML da volta!

Espero não ter dito nenhuma bobagem! Se não fui claro eu explico mais :P

Valeu desde já!!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para fazer a comunicação entre o lado cliente com JavaScript, na verdade terá que usar Jquery com o C#.

Muito interessante, e muito mais rapido que o Ajax com certeza, mas terá que ter um bom dominio sobre Jquery.

Como esta estudando, pesquisa no google sobre: asp.net pagemethods json.

Abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

Ahh, imaginei que seria por aí!

Beleza, procurei por o que tu me indicou, já achei muitos posts bem explicativos em alguns blogs.

Apenas uma pergunta... isso não teria nada a ver com "XmlHttpRequest" ?

Eu tenho como usar XmlHttpRequest com ASP.Net ?

Valeu!!

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.