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marvi

Fiz um contrato por valor/hora

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Olá pessoal,

 

Fiz um contrato de manutenção / atualização de um site de 10 horas por mês. Se caso ultrapasse essas 10 horas, o cliente paga o adicional de cada hora necessária.

 

Eu queria saber dos profissionais que trabalham por hora, como eles apresentam, de forma transparente, as horas de suporte oferecida que já foram usadas para o cliente, para que o cliente fique informado de quantas horas de prestação de serviço ele ainda tem, seu crédito, e assim pague o adicional, se preciso?

 

Vocês usam algum tipo de formalidade, de apresentação?

 

Obrigado

 

Marcelo

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esse tipo de cláusula é um pouco problemática conforme você mesmo citou.

 

para maior transparência, é o cliente que deve ter controle sobre auditoria.

 

o prestador de serviços ainda sim corre risco de ser lesado, pois uma vez estando sob domínio "total" do cliente, poderá entrar em "sinuca de bico" em diversas situações, principalmente se o cliente for "espertinho" e quiser se aproveitar da situação.

 

por exemplo, eu como cliente pediria para ter controle de auditoria sobre os horários.

como?

 

uma condição de que o prestador de serviõs deve bater ponto na empresa.

 

você se tornaria, nesse caso, praticamente funcionário da empresa.

 

elabore um contrato sem esse tipo de vínculo, especificando uma faixa de horários, por exemplo, horário comercial:

 

segunda-sexta das 10:00 às 18:00

folga aos sábados, domingos e feriados nacionais (aqui precisa de um calendário do ano inteiro contendo as datas que não atenderia)

 

 

especifique também até onde vai o suporte.

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Mas aí é que está. Trabalho fixo e se ele me passa um serviço pesado? Que requer tempo? Vou perder outros clientes e tempo? Tem demanda que é besta e outras puxadas... é relativo aí e se fosse por hora, seria proporcional ao trabalho que o serviço dar.

 

Nessa caso cobraria um salário minimo? O problema é se ele pedir uma demanda grande e eu ficar preso a ele e perder outros clientes

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Precisa definir o que é suporte, desenvolvimento, manutenção e implementações, pois, são serviços distintos.

 

Defina de forma clara esses 4 serviços e não terá problemas se for bem gerenciado.

 

Os valores variam muito de acordo com o projeto, nivel de compromisso e responsabilidades.

 

 

Exemplo:

 

Sistema ecommerce.

Clientes ativos: 40 mil

Média pedidos / dia: 200

Média de valor total / pedido: 140 dólares (movimentação de 28 mil dólares / dia)

 

 

Desenvolvimento

e-commerce: 200 mil dólares

 

Manutenção

plano starter -> Atendimento e suporte de seg----, 10 ~ 18, exceto feriados e fins de semana. Atendimento de emergência fora do horário de atendimento é cobrado como hora-extra. Valor hora-extra: 70 dólares/ hora.

Pedidos de manutenção, desenvolvimento ou imlpementações, são cobrados como nova ordem de serviço.

valor mensal: 1800 dólares / mês

 

plano semi-pro -> Atendimento e suporte de seg----, 10 ~ 18, exceto feriados e fins de semana. Atendimento de emergência fora do horário de atendimento é cobrado como hora-extra. Valor hora-extra: 50 dólares/ hora.

Incluso manutenção.

Pedidos de desenvolvimento ou implementações, são cobrados como nova ordem de serviço.

Valor mensal: 3500 dólares / mês

 

 

plano master -> Atendimento e suporte de seg----, 10 ~ 18, exceto feriados e fins de semana. Atendimento de emergência fora do horário de atendimento é cobrado como hora-extra. Valor hora-extra: 40 dólares/ hora.

Incluso manutenção e implementações.

Pedidos de desenvolvimento são cobrados como nova ordem de serviço.

Valor mensal: 7200 dólares / mês

 

plano gold -> Atendimento e suporte 24hrs, incluindo feriados e fins de semana.

Incluso manutenção e implementações e desenvolvimento.

Valor mensal: 12000 dólares / mês

 

 

 

Defina um limite para o volume de serviços e responsabilidades.

Os negócios, quando bem direcionados, crescem e, consequentemente, as responsabilidades também aumentarão. Por isso, defina desde o inicio, que se houver um aumento X no volume de serviço e responsabilidade, haverá um aumento X também nas taxas dos serviços.

 

Vamos supor que dentro de 2 anos, o ecommerce acima, aumente a demanda:

 

Clientes ativos: 100 mil

Média pedidos / dia: 1000

Média de valor total / pedido: 150 dólares (movimentação de 150 mil dólares / dia)

 

A responsabilidade agora é cuidar de 150 mil dólares / dia

Portanto, aumentam os custos e as responsabilidades e. O cliente deve estar ciente disso desde o princípio para não haver desentendimentos.

 

Tenha em mente sempre a palavra "Business". Essa palavra não significa "dinheiro", o significado vem da sua origem na antiga Grécia.

 

Business significa relacionamentos de negócios.

Ética e respeito são fundamentais.

Não pense somente em seus interesses, enxergue tudo de forma global.

Não pense em ganhar dinheiro, mas sim, em construir alicerces sólidos pois são os alicerces que o sustentarão. O dinheiro.. virá conforme aquilo que se constrói.

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