asd1500 0 Denunciar post Postado Novembro 3, 2009 olá Estou com um problema no código. Vou postar aqui pra vcs entenderem. import java.sql.*; public class Conexao { public static void main(String[] args) { try { Class.forName("com.mysql.jdbc.Driver"); String url = "jdbc:mysql://localhost:3306/sociesc"; String usuario = "ecp"; String senha = "123"; Connection con = DriverManager.getConnection(url,usuario,senha); System.out.println("con:"+con); } catch (ClassNotFoundException e) { e.printStackTrace(); } catch (SQLException e) { e.printStackTrace(); } Statement statement = con.createStatement(); ResultSet rs = statement.executeQuery("Select * from clientes"); if (rs.first()) { do { System.out.println("Nome:" + rs.getString("nome")); } while (rs.next()); } statement.executeUpdate("Insert into clientes (rg,nome) values (6,'lixo')"); } } Statement statement = con.createStatement(); estou usando eclipse ele sempre sublinha esse 'con' mas não sei pq desse erro? alguém sabe pq isto acontece e como resolver?? dúvida bem de iniciante eu suponho... mas enfim.. vlw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Kandrade 7 Denunciar post Postado Novembro 3, 2009 Crie con fora do try. Connection con = null; e dentro do try faça essa alteração con = DriverManager.getConnection(url,usuario,senha); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
asd1500 0 Denunciar post Postado Novembro 3, 2009 acabei de fazer... realmente aquele erro sumiu, mas agora surgiu outros em : Statement statement = con.createStatement(); ResultSet rs = statement.executeQuery("Select * from clientes"); [...] statement.executeUpdate("Insert into clientes (rg,nome) values (6,'lixo')"); Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Giovanni Ritchie 0 Denunciar post Postado Novembro 25, 2009 acabei de fazer... realmente aquele erro sumiu, mas agora surgiu outros em : Statement statement = con.createStatement(); ResultSet rs = statement.executeQuery("Select * from clientes"); [...] statement.executeUpdate("Insert into clientes (rg,nome) values (6,'lixo')"); Sim, porque não há garantias de que con deixará de ser null... Você podia em vez de criar con fora do try, colocar a consulta dentro do try, ou seja, só se efetuará a consulta se a conexão for estabelicida com sucesso! Ou então crie uma factory de conexão e leia sobre DAO, daí você vai melhorar o relacionamento e lógica das suas classes evitando muitos problemas futuros.. Mais uma dica, quando o eclipse sublinhar seu codigo por causa de um erro, enconste o cursor no icone de erro que ele cria ao lado da line number, que se não me engano é uma lampada com um x vermelho. AO fazer isso ele te dará uma msg que vai te situar do que se está passando. É uma boa forma de depurar seu codigo.. Abraço, espero ter ajudado! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites