Ir para conteúdo

POWERED BY:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

thiago_php

Pegar o primeiro registro de uma consulta

Recommended Posts

Pode ser com o LIMIT do SELECT

SELECT * FROM table1 ORDER BY id ASC LIMIT 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom...talvez tenha mas...ainda não achei....porém para pegar o primeiro registro de uma tabela...

Bom...já que você citou os meses ali acima né..então vamos supor que...tenhamos uma tabela com os meses gravados...sendo assim...você poderá fazer o seguinte.

//Vamos supor que....você já tenha o arquivo / classe de conexão já pronta...
$conectar = Conexao();
$conectar->abrir();

$sql = "SELECT mes_descricao FROM meses "; //Montando a SQL, não é necessario colocar o ASC pq já é padrão, mas caso desejasse pegar o ultimo elemento...deveria acrescentar o DESC, assim irá lista do ultimo para o primeiro.
$enviar = $conectar->consultar($sql); // Enviando a SQL para ser consultada
$resultado = mysql_fetch_assoc($enviar); // Montando uma matriz associativa
echo $mes = $resultado["mes_descricao"]; // Resgatando os valores (Obs. caso você colocar o mysql_fetch_assoc($enviar) dentro de um loop com o while por exemplo...irá listar todos os meses, mas...como não colocamos...então irá pegar apenas o primeiro da lista.)
Bom...dessa forma aí..irá pegar o primeiro valor da lista...seja ela em ordem crescente (ASC) ou descrescente (DESC), não sei se isso resolve mas...talvez lhe sirva em algo...ok...

Ahh sim...lembrando que...a dica do lucasmartins.com.br, tambem é valida...basta apenas trocas a SQL

Qualquer coisa...vai postando aí beleza.

Boa sorte!!! http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo!

Caso não saiba fazer uma conexão segue o código:

config.php

<?php
$host = 'localhost'; // servidor
$user = 'root';  // usuario do db
$senha = 'senha'; // senha do db
$db = 'database'; // database que no caso o php vai pegar o mês da db

$conexao = mysql_connect($host, $user, $senha) or die (mysql_error());
			mysql_select_db($db) or die (mysql_error());

?>

e um jeito que eu particulamente acho mais fácil de se fazer a consulta:

<?php
      include "config.php"; // incluindo o arquivo que contem as configs

$sql = ('SELECT * FROM meses_tabela'); // traduzindo é SELECIONE tudo(*) DA meses_tabela (a tabela em questão
  $executar = mysql_query($sql); // executa o comando sql (organização)
  $exibir = mysql_fetch_array($executar); //executa o a variavel $executar (organização)

echo $exibir['mes']; //mostra qual campo vai exibir (por isso que eu coloquei para selecionar tudo da tabela para depois ter possibilidade e exibir algo a mais
 echo "<br/>";
 echo $exibir['dia']; // por exemplo o campo dia
?>

não confunda database(banco de dados) com tabela.

mas o código do nosso amigo Roberto_S_Luz tbm é valido.

Abraços.

Compartilhar este post

Link para o post

(por isso que eu coloquei para selecionar tudo da tabela para depois ter possibilidade e exibir algo a mais

Bem lembrado Alan Alisson, realmente colocando o asterisco (*) antes de FROM irá buscar tudo...e é bom para o caso do cara quiser pegar algo a mais futuramente...só não fiz dessa forma...e colocando o nome do campo especifico para a busca (que no caso foi mes_descricao ) para facilitar o entendimento...o seu é bom que...economiza alguns linhas de codigo...rsss mas...é bom que...agora ele tem dois exemplos para que ele possa adaptar ao codigo dele...quanto mais melhor né... mas acho que...ambas são validas. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/joia.gif

Abraço à você...e ao nosso amigo com o verdadeiro problema thiago_php. http://forum.imasters.com.br/public/style_emoticons/default/thumbsup.gif

Compartilhar este post

Link para o post

Informação importante

Ao usar o fórum, você concorda com nossos Termos e condições.